TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Obrigação Alimentar

Por:   •  14/4/2016  •  Monografia  •  4.131 Palavras (17 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 17

[pic 1]

IDALINA JOSÉ RIBEIRO

OBRIGAÇÃO ALIMENTAR

Palmas-TO

2014

IDALINA JOSÉ RIBEIRO

OBRIGAÇÃO ALIMENTAR

Projeto de Pesquisa apresentado ao Curso de graduação em Direito da FACULDADE CATÓLICA DO TOCANTINS como requisito para conclusão da disciplina Monografia I.

Orientador: Prof. Airton Aloísio Schutz

Palmas-TO

2014

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO        3

1.1. PROBLEMÁTICA        3

1.2. JUSTIFICATIVA        3

1.3. OBJETIVOS        4

1.3.1. Objetivo Geral        4

1.3.1. Objetivos Específicos        5

2. REFERENCIAL TEÓRICO        5

3. METODOLOGIA        7

4. HISTÓRICO        7

5. CONCEITO, FINALIDADE E NATUREZA DOS ALIMENTOS        8

6. QUEM DEVE PRESTÁ-LOS E QUEM PODE RECLAMÁ-LOS        10

7. O DEVER DE SUSTENTO E A OBRIGAÇÃO ALIMENTAR        12

8. CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO        14

9. CONCLUSÃO        15

REFERÊNCIAS        16


        1. INTRODUÇÃO

         O presente trabalho tem como finalidade analisar a obrigação alimentar, mostrando seu histórico e como foi desenvolvida no decorrer do tempo, o conceito, a finalidade, a natureza jurídica e quais os tipos existentes no ordenamento jurídico, bem como a citação de alguns posicionamentos doutrinários, e ainda, todas as pessoas que podem participar dessa relação, seja elas no pólo ativo ou no pólo passivo.

         Explicitando no decorrer da pesquisa os assuntos mais pertinentes e necessários para o bom desenvolvimento e entendimento do trabalho, considerando que, essa pesquisa não tem como finalidade finalizar o tema abordado, sendo impossível realizar tal pretensão, devido às diversas interpretações doutrinárias, bem como a constante modificação do direito e do fato social.

        

1.1. PROBLEMÁTICA

        A Obrigação Alimentar encontra-se nas relações de parentesco existentes que é imposta por lei para que se cumpra tudo o que é necessário à existência humana, podendo ser levado em consideração a situação e a doutrina. Nessa discussão, surgem as indagações:

- A quem deve ser atribuída a responsabilidade pela obrigação alimentar?

- O que dizem as leis?

- Quando e por quem pode ser executada a obrigação?

- O que deve ser considerado quanto à causa jurídica e à doutrina?

1.2. JUSTIFICATIVA

        A pesquisa justifica-se em razão das várias situações em que são geradas algumas dúvidas sobre quem pode requerer e quem está obrigado a pensionar alimentos, e ainda em qual tempo pode solicitar e quando ocorre a cessão dos direitos, tanto para cônjuges, ascendentes e descendentes.

         Cabe ressaltar que o estudo da obrigação de natureza alimentar é de extrema importância para o ordenamento jurídico por se tratar do Princípio Constitucional, que todos têm direito à vida e esta deve ser de forma digna, devendo levar-se em consideração que sem a vida não é possível que os outros princípios constitucionais necessários sejam respeitados.

         A obrigação alimentar está presente em diversas relações e por essa razão que a variedade de pessoas que podem ser chamadas a executar tal obrigação, assim como, os vários motivos e os meios a qual todos os envolvidos estão submetidos.

             Considerando, no caso de relação conjugal ou união estável, é necessário que se esclareça quem paga e quem deve cumprir a obrigação alimentícia nestas relações, pois deve ser feita de forma justa, em que o menos beneficiado possa ter garantido o seu direito de viver de forma digna.

         Em relação a pensionar alimentação aos filhos, cabe esclarecer neste estudo quando se inicia e quando cessa o direito do alimentado e o dever do alimentante em cumprir a obrigação, consoante com todas as restrições e permissões previstas em lei.

         Buscar qual o rol de pessoas que podem requerer alimentos e a quem requerer, bem como elencar os que podem ser chamados a cumprir a obrigação alimentar

1.3. OBJETIVOS

1.3.1. Objetivo Geral

        Compreender a obrigação alimentar, segundo o ordenamento jurídico.

1.3.2. Objetivos Específicos

        Com a finalidade de atingir o objetivo geral desta pesquisa científica, pretende-se suplantar os seguintes objetivos específicos:

(a) Comparar os tipos de obrigação alimentar;

(b) Constatar a quem é atribuída à responsabilidade da obrigação alimentar;

 (c) Verificar quando e a quem pode ser requerida.

2. REFERENCIAL TEÓRICO

        

        A obrigação alimentar tem por escopo garantir a manutenção ampla à sobrevivência humana, desde a sua concepção até quando o necessitado for capaz de garantir seu sustento, conforme descreve Cahali (2009, p. 36), através do seguinte julgado:

Na sua função ou finalidade, os alimentos visam assegurar ao necessitado aquilo que é preciso para sua manutenção, entendida esta em sentido amplo, propiciando-lhe os meios de subsistência, se o mesmo não tem de onde tirá-los ou se encontra impossibilitado de produzi-los. O art. 396 do CC/1916 – sem dar uma definição ou um conceito de alimentos – limitava-se a declarar que poderiam os parentes exigir uns dos outros os alimentos de que necessitem para subsistir.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.5 Kb)   pdf (243 Kb)   docx (27.7 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com