TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ordem Social

Trabalho Escolar: Ordem Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/11/2014  •  624 Palavras (3 Páginas)  •  151 Visualizações

Página 1 de 3

Inicialmente, para compreendermos o assunto que será abordado, faz se necessário a compreensão do termo movimento social, que se refere a uma ação coletiva de um grupo organizado que busca alcançar mudanças sociais por meio do discussões políticas, conforme seus valores e ideologias dentro de uma determinada sociedade e de um contexto específicos, permeados por tensões sociais.

Segundo Karl Marx, no decorrer da historia da humanidade sempre houve grupos que buscaram a manutenção e o controle o poder, em que a dimensão econômica e política, atualmente, tem sido o principal motivo desses embates em que os interesses diferentes de classes distintas, dentro de uma mesma sociedade é o que provoca a chamada luta de classes manifestada através de movimentos sociais, acentuando o caráter democrático garantido pela forma de governo.

A existência de um movimento social requer uma organização muito bem desenvolvida, o que demanda a mobilização de recursos e pessoas muito engajadas. Os movimentos sociais não se limitam a manifestações públicas esporádicas, mas trata-se de organizações que sistematicamente atuam para alcançar seus objetivos políticos, o que significa haver uma luta constante e em longo prazo dependendo da natureza da causa.

Podemos citar como alguns exemplos de movimentos o da causa operária, o movimento negro (contra racismo e segregação racial), o movimento estudantil, o movimento de trabalhadores do campo, movimento feminista, movimentos ambientalistas, da luta contra a homofobia, separatistas, movimentos marxista, socialista, comunista, Movimento do Trabalhadores Rurais Sem Terra entre outros.

Durante a copa, o governo brasileiro gastou bilhões de reais na construção de estádios, e além disso, com preços bem mais elevados do que o previsto. Dinheiro esse, que poderia estar sendo investido na educação, saúde, que são precárias no Brasil e deveriam ser tratador como prioritários.

Os movimentos sociais no Brasil são representados por greves, manifestações, protestos. Os manifestantes tem o desejo de um país mais justo sem corrupção que venha cumprir todos os seus deveres para com a sociedade em geral.

Foram criadas manifestações durante a copa, devido ao conhecimento da população dos gigantescos gastos para construir estádios, enquanto nosso país precisa de hospitais, melhor educação, entre outros. A população brasileira esta cada dia mais conscientes que precisam participar da sociedade, dos problemas, fazemos parte de uma sociedade democrática, e felizmente as pessoas começaram a ver isso e se manifestar expondo suas opiniões, exigindo seus direitos. Afinal saúde publica, educação e transportes são pontos que afetam todos os menos favorecidos e precisam de políticas públicas que os auxiliem.

Pelo fato de vivermos em um país democrático (onde a sua definição de democracia é: poder do povo), e há muito tempo não vemos exercendo nosso papel de falar, exigir, e dizer o que queremos. Um dos fatores é que passamos tempo "acomodados" com o que as autoridades políticas nos proporcionavam, sem ao menos perceber que tudo o que vivemos, é o que eles querem e não o que nós queremos. Acomodados com a monotonia. Mas desde a Ditadura Militar, existiam pessoas as quais não eram movidas pelo "sistema" e iam em busca de conhecimento. Mas não podiam liberá-los pois o mesmo sistema acabava correndo atrás dele.

Mas após a Ditadura, ainda restaram pensadores assim, e hoje muitos de nós temos a vontade de conhecer mais sobre o que é nosso por direito e estamos querendo mostrar as autoridades que sabemos bem sobre.

O Brasil vai a frente a partir da educação e aprendizagem, pelo conhecimento que mostramos ter e por nossa entrada nessas discussões de forma sábia e plena.

Futebol e questões de ordem sociais pode se dizer que tem um correlacionamento. Importante salientar que as massas populares do mundo todo se envolvem na prática esportiva que hoje domina o mundo. Grandes conflitos foram solucionados através do futebol. A forma mais triste é quando se vendem para acalmar uma nação.

...

Baixar como  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »