TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Organizações de desenvolvimento de liderança

Tese: Organizações de desenvolvimento de liderança. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/10/2013  •  Tese  •  3.721 Palavras (15 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 15

1 INTRODUÇÃO

Desde os tempos mais remotos a sociedade buscava melhorias na organização, direção e controle da organização. Hoje diante de um contexto altamente competitivo e com situações cada vez mais complexas não é diferente, pois as organizações buscam cada vez mais a melhor administração para alcançar seus objetivos, e para isso contam com a ajuda de ciências em constantes mudanças que devem ser exercidas de forma eficaz e eficiente possibilitando a realização de seus interesses.

O Contexto empresarial é influenciado por várias forças dentre elas a competição, tendências de consumo e comportamento do consumidor, o que torna o processo de tomada de decisão bastante complexo. Numa organização, a implantação de processos de melhoria sem um entendimento total do impacto que as alterações irão causar, pode ter consequências imprevisíveis. Daí a importância do uso de ferramentas que auxiliam os gestores a compreenderem os seus processos de negócio e como é que as mudanças nesses processos vão refletir em toda a organização. A Administração, Contabilidade e Economia são ferramentas de suma importância para as organizações, pois através delas será possível conhecer a melhor forma de administração e gerenciamento e obter bons resultados no desenvolvimento da empresa.

No texto a seguir veremos um pouco de cada uma destas ferramentas dentro do Contexto Empresarial, qual o papel de cada uma e como poderá beneficiar a organização.

2 A CONTRIBUIÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DAS ORGANIZAÇÕES

.

Na primeira metade do século XX surgiram vários ícones do pensamento administrativo que de várias formas contribuíram para o desenvolvimento da ciência administrativa e consequentemente das organizações, foi também quando a sociedade se consolidou como uma sociedade baseada em organizações, onde as empresas e instituições passaram a desempenhar tarefas sociais necessitando ser administradas para assim realizar seus objetivos, por isso à importância do estudo da Administração.

Dentre este ícones encontravam-se dois engenheiros desenvolveram os primeiros trabalhos pioneiros a respeito da Administração. Um era americano, Frederick Winslow Taylor, e iniciou a chamada Escola da Administração Científica, preocupado em aumentar a eficiência da indústria por meio da racionalização do trabalho do operário. O outro era europeu, Henri Fayol, e desenvolveu a chamada Teoria Clássica, preocupada em aumentar a eficiência da empresa por meio de sua organização e da aplicação de princípios gerais da Administração em bases científicas.

Fayol é um dos principais contribuintes para o desenvolvimento do conhecimento administrativo moderno, no qual dividiu a administração em determinadas funções:

Planejar- Estabelece os objetivos da empresa, especificando a forma como serão alcançado. Parte de uma sondagem do futuro, desenvolvendo um plano de ações para atingir as metas traçadas. É a primeira das funções, já que servirá de base diretora à operacionalização das outras funções.

Organizar- É a forma de coordenar todos os recursos da empresa, sejam humanos, financeiros ou materiais, alocando-os da melhor forma segundo o planejamento estabelecido.

Comandar- Faz com que os subordinados executem o que deve ser feito. Pressupõe que as relações hierárquicas estejam claramente definidas, ou seja, que a forma como administradores e subordinados se influenciam esteja explícita, assim como o grau de participação e colaboração de cada um para a realização dos objetivos definidos.

Coordenar/dirigir- A implantação de qualquer planejamento seria inviável sem a coordenação das atitudes e esforços de toda a empresa, almejando as metas traçadas.

Controlar- É estabelecer padrões e medidas de desempenho que permitam assegurar que as atitudes empregadas são as mais compatíveis com o que a empresa espera. O controle das atividades desenvolvidas permite maximizar a probabilidade de que tudo ocorra conforme as regras estabelecidas e ditadas.

Diferente dessas funções, hoje se usa apenas: Planejar, Organizar, Dirigir ou Executar e Controlar. (no lugar de Comandar e Coordenar) Uniram-se essas duas funções porque o objetivo é o mesmo.

Destas funções as que sofreram transformações na forma de abordar foram "comandar e coordenar" que atualmente chama-se apenas Dirigir (Liderança).

Atualmente, as principais funções administrativas são:

Planejar: "definir o futuro da empresa, principalmente, suas metas, como serão alcançadas e quais são seus propósitos e seus objetivos", ou como "ferramenta que as pessoas e as organizações usam para administrar suas relações com o futuro. É uma aplicação específica do processo decisório."

O planejamento envolve a determinação no presente do que se espera para o futuro da organização, envolvendo quais as decisões deverão ser tomadas, para que as metas e propósitos sejam alcançados.

Organizar: pode-se constatar que [...] se fosse possível sequenciar, diríamos que depois de traçadas as metas organizacionais são necessárias que as atividades sejam adequadas às pessoas e aos recursos da organização, ou seja, chega a hora de definir o que deve ser feito, por quem deve ser feito, como deve ser feito, a quem a pessoa deve reportar-se, o que é preciso para a realização da tarefa.

Logo, “organizar é o processo de dispor qualquer conjunto de recursos em uma estrutura que facilite a realização de objetivos”. O processo organizacional tem como resultado o ordenamento das partes de um todo, ou a divisão de um todo em partes ordenadas.

Liderar: envolve influenciar as pessoas para que trabalhem num objetivo comum. "Meta(s) traçada(s), responsabilidades definidas, será preciso neste momento uma competência essencial, qual seja, a de influenciar pessoas de forma que os objetivos planejados sejam alcançados."

A prática administrativa no mercado é de fundamental importância, visto que ele agrega conhecimentos que garantem a otimização e a sobrevivência das empresas com sucesso no mundo competitivo.

A administração como ciência, torna-se sempre presente num mundo globalizado, onde novos questionamentos são colocados, exigindo uma pronta intervenção, pois não há mais tempo para que sejam pesquisadas outras estratégias mais seguras, fazendo com que as decisões de certa forma sejam arriscadas, porém rápidas, já que o mercado exige cada vez mais eficiência e rapidez

O foco atual do administrador é a inovação,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com