TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Orçamento Empresariais

Ensaios: Orçamento Empresariais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/4/2014  •  6.207 Palavras (25 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 25

Visão geral

Apresentação da disciplina:

Na disciplina Análise das Demonstrações Contábeis, você irá rever alguns índices já vistos na graduação de ciências contábeis, caso seja egresso desse curso. Aqueles que são egressos de outras áreas empresariais terão condições de aprender e enfocar alguns aspectos importantes da análise empresarial.

É importante que você compreenda bem as demonstrações contábeis, para que possa saber como analisá-las, pois a análise nada mais é do que a comparação entre duas grandezas constantes, nas demonstrações, com o objetivo de obter uma informação específica sobre a empresa em questão.

As demonstrações contábeis de uma empresa, cada uma com sua finalidade, demonstram os aspectos patrimoniais, financeiros e econômicos. Estas demonstrações deverão ser interpretadas e analisadas pelos usuários que precisam conhecer a empresa.

O analista, interno ou externo, deve ter definido os objetivos da análise, pois com base nesses objetivos, será definida a técnica de análise a ser utilizada. Um acionista pode se preocupar com a gestão dos recursos, com a liquidez, mas o que mais lhe interessa é a remuneração dos seus recursos, e essa rentabilidade será possível caso a empresa tenha lucratividade. Assim, cada usuário tem enfoques específicos de análise.

O universo da análise, as demonstrações contábeis, devem ser complementadas por alguns detalhes subjetivos da empresa, começando com a reclassificação das contas e com a consideração de informações futuras que sejam relevantes para entendimento das demonstrações de períodos findos.

As demonstrações contábeis devem ser complementadas pelas notas explicativas e relatório da administração, pois dão mais qualidade e detalhamento, sendo possível ver alguns aspectos dos períodos futuros, principalmente no relatório da administração e nas notas sobre as reservas de lucros constituídas.

Para a interpretação correta das demonstrações é necessário aprender as características de cada grupo de contas, tanto as patrimoniais quanto as de resultado e entender as reclassificações a serem feitas.

Após este entendimento, basta ter o enfoque específico ou geral, para calcular os índices e analisar a empresa chegando assim aos objetivos desejados.

Objetivos:

Os objetivos da análise estão diretamente relacionados com os enfoques de interesse de cada usuário na empresa. Assim sendo, os objetivos desta disciplina são:

• aprofundar os estudos da análise das demonstrações contábeis utilizando diversas ferramentas conhecidas; estudar as necessidades de adequação das demonstrações para fins de análise;

• conhecer as formas iniciais de análise: vertical e horizontal; conhecer a análise empresarial através de índices e indicadores combinados;

• conhecer o ebit e ebitda.

Conteúdo Programático:

Web Aula 1 – As demonstrações contábeis e o relatório de auditoria. As adequações para análise. Análise vertical. Análise horizontal. Indicadores setoriais. Estrutura patrimonial.

Web Aula 2 – Índices de liquidez. Lucratividade. Taxas de retorno. Indicadores combinados. EBIT e EBITDA.

Metodologia:

Na unidade utilizaremos todos os recursos necessários e disponíveis para o desenvolvimento da discussão do conteúdo, sendo assim, faremos uso de:

• Textos da própria web-aula e de outros sites que possam contribuir para a discussão;

• Vídeos que podem esclarecer ou aprofundar determinados conteúdos;

• Fóruns para discussão de tópicos onde seja possível a troca de ideias e conteúdos entre os discentes e docente;

• Avaliações virtuais onde será realizada a verificação do aprendizado;

• Entre outros recursos que poderão ser utilizados visando maior entendimento da matéria.

Avaliação Prevista:

Cada web-aula contem uma avaliação virtual composta de 5 questões (sendo assim, temos 2 web-aulas com 5 questões cada).

WEB AULA 1

Unidade 1 – Adequações para Análise, Análise Vertical e Horizontal e Gestão de Recursos

PRESUPOSTO BÁSICO E AJUSTES PARA ANÁLISE

O analista deve partir de um pressuposto básico: as demonstrações são de qualidade, refletem a real situação patrimonial da empresa e foi auditada com parecer sem ressalva dos auditores independentes.

O parecer dos auditores independentes demonstra a opinião sobre as demonstrações da empresa auditada, podendo ser complementado por um relatório mais detalhado, explicitando as informações contidas no parecer.

LINK:

Vamos ver um relatório de auditoria sobre as demonstrações da Fundação Assistencial e Previdenciária da Ematerce – FAPECE disponível em <http://www.fapece.com.br/relatorio-contabil-8.html>.

A partir deste pressuposto o analista deverá estudar a empresa para encontrar detalhes que auxiliarão nos ajustes para análise.

REFLEXÃO

Você deve estar se questionando: se as demonstrações são confiáveis, pois foram elaboradas de acordo com os princípios e normas contábeis e foram auditadas, porque preciso de informações adicionais sobre a empresa e devo ajustar as demonstrações contábeis para fins de obter uma análise confiável?

APROFUNDANDO

Antes que eu comente sobre essa sua possível pergunta, quero que você veja ou reveja os princípios contábeis, para isso acesse a Resolução CFC nº 1.282/2010 em: <http://www.cfc.org.br/sisweb/sre/docs/RES_1282.doc> que atualiza e consolida os princípios contábeis.

Para buscarmos uma resposta à pergunta de reflexão, vamos ver graficamente por meio de o desenho a seguir, quais são os pressupostos básicos para uma análise confiável, onde será possível perceber a necessidade de ajustes e informações complementares.

Bom, agora que você reviu os princípios contábeis, deve ter percebido que as demonstrações contábeis elaboradas com base

...

Baixar como (para membros premium)  txt (43.7 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com