TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Direitos Sociais da Mulher

Por:   •  29/3/2017  •  Monografia  •  334 Palavras (2 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 2

2.2 O DIREITO DE PARTICIPAR DAS DECISÕES SOCIAIS

As mulheres nunca obtiveram tantos direitos como se têm hoje, onde a menos de 100 anos atrás não apresentavam com o direito de votar, hodiernamente se encontram em elevados cargos na política; como exemplo contemos a ex-presidente da república, Dilma Rousseff, que governou durante os anos de 2011 a 2016.

Até o ano de 1932, as mulheres não tinham se quer direito de votar em seus representantes políticos, deixando essa responsabilidade exclusivamente para os homens. Foi através do decreto de 21.076 do Código Eleitoral Provisório, após a intensa campanha nacional que lhe concederam tais direitos.

Chamado popularmente de sufrágio feminino, esse movimento social, político e econômico tinha como interesse dar o direito de votar e se eleger ás mulheres. Fruto de uma longa luta, a conquista foi gozada em 1932 durante o governo de Getúlio Vargas, entretanto ainda existiam restrições. Apenas em 1934 tais delimitações foram eliminadas do Código Eleitoral, e em 1946 passou a ser obrigatoriedade.

Desde então a participação feminina nas decisões sociais coligada à política tem se destacado a cada ano. O interesse por parte das mesmas em candidatar-se em cargos políticos vem aumentando, conseguindo deixar estereótipos negativos e machismos de lado.

De acordo com pesquisas realizadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), podemos afirmar que nas eleições municipais do ano de 2016, o percentual geral de mulheres que disputam os cargos eletivos ultrapassou 30%. A primeira vez que isso ocorreu foi nas eleições municipais de 2012, quando partidos políticos atingiram o percentual de 32,57% de candidatas do sexo feminino.

Com a consolidação da participação feminina na política, a mulher passou a conquistar cada vez mais o seu espaço no cenário das decisões sociais brasileiras. Hoje, há mulheres em todos os cargos eletivos. Para elucidar, podemos visualizar o congresso, na qual a bancada feminina tem 51 deputadas (9,94% das 513 cadeiras) e 13 senadoras (16% das 81 vagas).


COLOCAR NOS SLIDES:

  • Ex-presidente Dilma Rousseff
  • Movimento social - Sufrágio feminino em 1932
  • O percentual de Mulheres na disputa eleitoral ultrapassa 30%

[pic 1][pic 2]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (85.8 Kb)   docx (63.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com