TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Novos Paradigmas das Acoes sociais Corporativas

Por:   •  9/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  4.133 Palavras (17 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 17

Novos paradigmas das ações sociais corporativas: Gestão

[pic 1]

Discentes:

Adolfo Cândido Proença………………….Nº. 20170420

Aissabai Nuro Momade de Jussab………...Nº. 20170185

Assis Basse Abdala Munemua…………….Nº. 20170515

Anifa Luana Abrão Zandamela……………Nº. 20170819

Cláudia Anisia da Conceição Saúte……….Nº. 20170336

Inácia Manuella Alfai……………………...Nº. 20170727

Mohammad Fahem Samsudine……………Nº. 2016107

Docentes:

dr.Gáspar Sitefane & dr. Hélder Jauana

Maputo, aos 26 de outubro, 2017

Resumo

O presente trabalho, inicia dando enfase aos paradigmas da acção social e a evolução dos mesmos.

Paradigmas são normas orientadoras de um grupo que estabelece limites e que os mesmos determinam como o individuo deve reagir dentro desses limites, é tudo aquilo que num determinado tempo vira costume, e estes, por sua vez, permanecem incólumes.

As mudanças sociais ocorridas ao longo do tempo determinaram o conjunto de valores que serviriam de base para sociedade em que vivemos.

Os problemas sociais como o desemprego, a exclusão, a poluição, o analfabetismo, a exaustação de recursos esta criando dificuldades para o governo ao criar uma solução exacta para os mesmos problemas, então a sociedade está a passar por uma reorganização, contudo, as empresas sentem uma grande necessidade de adaptarem uma postura social mais responsável para a condução de seus negócios.

A metodologia usada para a realização do trabalho, foi uma investigação do tema através de fontes escritas (livros, revistas cientificas, monografias, dissertações, documentos, artigos científicos e outros), por diversos autores que abordavam directa ou indirectamente o tema em questão.

Palavras-chaves: Acções sociais, sociedade, acção social corporativa, gestão cooperativa.

 

 

Índice

I. Introdução        4

1.Objectivos        5

Objectivo geral        5

Objetivos específicos        5

2.Motivação        5

3.Metodologia        5

II. Desenvolvimento        6

O que é Responsabilidade Social Corporativa        6

O termo Corporativa        6

Acção Social Corporativa        6

Gestão Corporativa        7

Relação entre a Gestão Corporativa e Acção Social Corporativa        7

A Evoluҫão        7

Séc. XVII        7

Final do séc. XIX e início do séc. XX        8

Anos 60/ a sétima década do séc. XX        8

Fim dos anos 80, início da nona década do séc. XX        8

Área de Foco        8

Prioridades da Acção Social (Politicas)        9

Benefícios das Acções Sociais        10

Para as Comunidades        10

Os novos paradigmas da ação social corporativa        10

III. Considerações Finais        13

IV. Bibliografia        14

I. Introdução

Saudações Académicas!

Pela ordem de atribuição de trabalhos de investigação, fazemos parte do sétimo (7º) grupo da cadeira de Liderança II, temos como tema: Os Novos Paradigmas das Acções Sociais Corporativas: Gestão.

O presente trabalho visa responder a seguinte questão: “ O que é acção social, e quais são os novos paradigmas da acção social”

A acção social é um fenómeno da gestão corporativa moderna, tal a sua expansão em âmbito nacional e internacional cresceu na década passada, passando em poucos anos de uma actividade tida como completamente secundária nas empresas, para uma prática de gestão corporativa fortemente valorizada e admirada. As empresas tendem a competir num ambiente de negócios cada vez mais complexo, sujeitas a mudanças contínuas, em que as premissas que eram válidas ontem, podem tornar-se inválidas e, de fato, totalmente ilusórias, em curto espaço de tempo. A consciência social e ética e o empenhamento de um número maior de empresas em acções que afetam a conduta dos outros com interesse na corporação, tornou-se uma variável importante na estratégia competitiva das empresas e no seu desempenho.

Este é um conceito que vem criando várias dúvidas quanto a sua abrangência, e actualmente, muito do que se denomina ou intitula-se como sendo vinculada a responsabilidade social na verdade não é, e não passa de acção social. Pois acção social está aquém da responsabilidade social das organizações, podendo fazer parte desta, mas não se limitando a mesma. E entendida como qualquer actividade que as empresas realizam para atender às comunidades, nas áreas de assistência social, alimentação, saúde, educação, meio ambiente, e desenvolvimento comunitário em que essas actividades, abrangem desde pequenas doações eventuais a pessoas ou instituições até grandes projetos mais estruturados, podendo, inclusive, estender-se aos empregados da empresa e a seus familiares.

Dentro do cenário acima citado, o presente trabalho pretende examinar os novos paradigmas da acção social corporativa como estratégia de gestão competitiva.

O trabalho encontra-se estruturado em três capítulos, que foram a base para a reflexão sobre o mesmo, a saber:

  O primeiro capítulo comporta a introdução e apresentação do tema, que incluem os objectivos , a motivação e a metodologia usada.

O segundo capítulo comporta a revisão bibliográfica, que procura abordar alguns conceitos de acção social corporativa, o seu surgimento e evolução nas empresas, e as demostrações dos seus efeitos, e as diversas formas que se apresenta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.3 Kb)   pdf (396.7 Kb)   docx (51.8 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com