TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os conceitos sob Meio Ambiente, Educação e Instituições do Terceiro Setor

Por:   •  3/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  4.013 Palavras (17 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 17

CECILIA REGINA DA SILVA PEREIRA

MAIGLAY SANTOS

MARIA ROSILENE RODRIGUES CÂNDIDO

MONICA MARIA GOMES ALVES DO NASCIMENTO

TAÍZE GALDINO DE OLIVEIRA DOS SANTOS

Sumário

INTRODUÇÃO 3

1 DESENVOLVIMENTO 4

2 CONCLUSÃO 7

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 4

2. DESENVOLVIMENTO 7

2.1 MEIO AMBIENTE 10

2.3 EDUCAÇÃO 11

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS 14

REFERÊNCIA 16

1. INTRODUÇÃO

Evidenciaremos os conceitos sob Meio Ambiente, Educação e Instituições do Terceiro Setor e a atuação do assistente social e seus desafios frentes as políticas de atendimento e suas atribuições a frente estes temas abordados.

O serviço social na atualidade vem sendo alvo de diversas áreas de atuação que necessitam de suas atribuições e ações que são essenciais em seu processo de desenvolvimento, entre elas estão destacadas à educação, o meio ambiente e as instituições de terceiro setor, que por sua vez, são responsáveis pelo crescimento do país na conquista por uma sociedade igualitária e justa socialmente e na garantia de um futuro melhor para os cidadãos brasileiros.

O assistente social está vivenciado na sociedade capitalista uma diversidade de atuação que provoca a esse profissional um desafio continuado para sua profissão. Na educação apesar de ter tido origem nas décadas de 1930 nos processos sócio históricos da profissão, mas somente na década de 1990 em consonância com o amadurecimento do projeto-ético-político da profissão que se viabiliza no país um considerável aumento do serviço social nessa área de atuação. A escola é o local de educação e ensino e aprendizagem que é desenvolvida pela convivência humana, e o ensino são os processos didáticos e metodológicos que possibilitam a aprendizagem dos educandos e o acúmulo de várias experiências durante a vida do sujeito, ou seja, é uma relação de trocas de conhecimentos.

Mas, para que a escola possa desempenhar o seu papel político, ela deve desenvolver o senso crítico do aluno em todos os aspectos, estabelecendo em sintonia não só com a realidade do mesmo, mas também com a realidade da comunidade na qual ela se encontra inserida. Deve-se respeitar a realidade social, cultural e econômica dos seus alunos e, partindo daí, a iniciativa de propiciar a participação da família no processo sócio pedagógico da escola em suas várias fases.

Para que esta perspectiva seja concreta, a ação do Serviço Social dentro destas propostas se destaca na atuação direta com a comunidade, mediada pela instituição escolar e outras entidades comunitárias. O incentivo e a implantação de assembleias escolares e órgãos colegiados, a promoção de seminários e encontros que atendem às necessidades da comunidade, bem como o acompanhamento social de famílias dos alunos da rede pública de ensino.

Já em relação ao meio ambiente, vivenciamos na realidade brasileira muitos debates que tem como destaque esse tema, e o foco principal e a preservação ambiental que é fundamental dá ênfase para tentar solucionar a extensão de problemas que vem sendo enfrentado nesse contexto ambiental.

É evidente que na atualidade é limitado o compromisso do Estado com as questões ambientais no país, pois o que se é mais colocado em questão é a busca pela garantia e ampliação do lucro, satisfazendo prioritariamente aos interesses do capital, diante dos fatos é notório a irresponsabilidade do Estado que se apresenta através de medidas emergenciais para atender a necessidades básicas da classe trabalhadora, trazendo em sua proposta diversas contradições que infringem e agridem ao meio ambiente, gerando conflitos socioambientais obrigando os cidadãos a procurarem seus meios de sobrevivência.

Assim, em meio a tantas questões sociais, ou onde haja questão social associada à dinâmica do meio ambiente, também haverá espaço para a atuação do Serviço Social, pois esta profissão é pautada por uma realidade dinâmica que está sempre atenta aos problemas que surgem quando os direitos sociais são ameaçados ou violados, se inserindo no amplo debate acerca da questão socioambiental, além de ser um profissional de conhecimentos críticos comprometido com a garantia de direitos, conforme está previsto em lei, também pode se vincular a projetos que pretendam resgatar o meio ambiente para que seja ecologicamente equilibrado, e reconhecendo que as questões ambientais como fatores decorrentes da exploração do capital sobre o trabalho.

Podemos enfatizar nesse trabalho o terceiro setor, pois esse assunto surge do desmonte dos direitos sociais e sua expansão na atualidade, é uma resposta alternativa no trato das questões sociais, pois acerca ainda, do seu surgimento, vale destacar que o terceiro setor surge a partir de um contexto desenvolvido na sociedade como: reestruturação produtiva no mundo do trabalho, e da mudança no modelo de produção, na mundialização da economia quando o capital passa a ser rotativo devido à quebra das fronteiras geográficas e na perda dos direitos trabalhistas, dentre tantos outros acontecimentos que abriram espaço para o neoliberalismo formular mais uma estratégia de reestruturação do sistema capitalista, dando ao terceiro Setor um surgimento tático do governo e das entidades privadas, sendo uma forma de filantropia no trato da questão social no país. Mediante

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.1 Kb)   pdf (74.9 Kb)   docx (24.3 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com