TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceitos E Aplicação No Setor Industrial

Por:   •  11/4/2024  •  Trabalho acadêmico  •  2.548 Palavras (11 Páginas)  •  18 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS WAGNER FERREIRA DOS SANTOS  

KAIZEN TEIAN: CONCEITOS E APLICAÇÃO NO SETOR INDUSTRIAL

CAARAPÓ

2023

[pic 2]

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS WAGNER FERREIRA DOS SANTOS  

KAIZEN TEIAN: CONCEITOS E APLICAÇÃO NO SETOR INDUSTRIAL

Artigo final elaborado na disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso – TCC do curso de Engenharia de Produção do Centro Universitário da Grande Dourados – para fins de obtenção do Grau de Bacharel em Engenharia de Produção, sob orientação da Profª. BARBARA HELEN RODRIGUES RAMIRES SERIBELI.

CAARAPÓ

2023

[pic 3]

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS

WAGNER FERREIRA DOS SANTOS

KAIZEN TEIAN: CONCEITOS E APLICAÇÃO NO SETOR INDUSTRIAL

Aprovado em: ____/____/2023

Orientador (a): Prof.(a). Karoline Arguelho da Silva

________________________________

 Prof. Barbara H. R. R Seribeli

 Coordenador do Curso

CAARAPÓ

2023

KAIZEN TEIAN: CONCEITOS E APLICAÇÃO NO SETOR INDUSTRIAL

RESUMO

Visando melhoria continua de processos, o presente artigo faz menção ao uso de uma ferramenta de melhoria continua que está em ascendência nas industrias, denominada de Kaizen. A ferramenta Kaizen, oriunda da filosofia Japonesa, que surgiu no período pós segunda guerra, onde após aplicado, tem como principal objetivo eliminar desperdícios, otimizar processos e tornar o ambiente mais seguro. Como o cenário industrial, é cada vez mais desafiador, a filosofia Kaizen, é um método, que se bem aplicado, pode melhorar a eficiência dos processos, e tendo como objeto de estudo, avaliaremos neste trabalho a aplicação e a disseminação da ferramenta Kaizen no seguimento industrial do setor sucroenergético. O objetivo principal é mostrar como a ferramenta funciona, e como ela pode ser aplicada no dia a dia da operação do chão de fábrica, mostrando a sua viabilidade do que no setor industrial, mostrando que se pode mudar, e mudar para melhor.

PALAVRAS-CHAVE: Kaizen Teian. Melhoria Continua. Industrial.


ABSTRACT

Aiming for continuous process improvement, this article mentions the use of a continuous improvement tool that is on the rise in industries, called Kaizen. The Kaizen tool, originating from Japanese philosophy, which emerged in the post-World War II period, where once applied, its main objective is to eliminate waste, optimize processes and make the environment safer. As the industrial scenario is increasingly challenging, the Kaizen philosophy is a method that, if well applied, can improve the efficiency of processes, and having as an object of study, in this work we will evaluate the application and dissemination of the Kaizen tool in the industrial segment of the sugar-energy sector. The main objective is to show how the tool works, and how it can be applied in day-to-day factory floor operations, showing its viability than in the industrial sector, showing that it can change, and change for the better.

KEY WORDS: Kaizen Teian. Continuous Improvement. Industrial.

  

1 INTRODUÇÃO

Sendo simples e eficaz, a ferramenta Kaizen, é utilizada como forma de promover a melhoria continua, seja nos processos industriais, na segurança dos trabalhadores ou na qualidade do produto, procurando eliminar os desperdícios.  A ferramenta Kaizen, no âmbito da sua implantação deve ser sustentada pela alta liderança, uma vez, que no ambiente industrial, as operações precisam de espaço para que possam expor suas ideias.

Segundo os autores, para que um Kaizen possa sair de uma ideia e passar para a realidade, e necessário ter uma equipe com pessoas engajadas, onde cada um tenha em mente, querer modificar para melhor seu ambiente de trabalho, (OLIANI; PASCHOALINO; OLIVEIRA, 2016) ressalta, sem mudança, não há melhoria, é sugerido que todos os dias, pelo menos uma melhoria.

Conforme o que foi apresentado, vemos a importância de se possuir um sistema que visa melhoria continua, visto que os processos sofrem com percas, que dificilmente podem ser recuperadas, porem devem ser evitadas. Assim, no decorrer deste artigo acompanharemos a disseminação da ferramenta durante as operações, levando em conta o objetivo do artigo que é de analisar a importância da ferramenta Kaizen para o desenvolvimento organizacional.

Através deste trabalho bibliográfico quantitativo e de uma pesquisa de campo, com um questionário aberto aplicado na empresa com nome fictício “cavalo”, discutiremos questões e referências importantes durante o processo de desenvolvimento, a partir das conclusões tiradas dessas análises, discutindo a visão utilizada pelo autor, métodos de trabalho e referenciais teóricos utilizados durante o processo de desenvolvimento.

2 REVISĀO BIBLIOGRÁFICA 

 

3 METODOLOGIA

Este artigo foi realizado através de um estudo bibliográfico da pesquisa que terá uma contribuição para o contexto do trabalho aqui realizado, através desta metodologia descritiva dentro da abordagem qualitativa, que se baseia em um método dialético, isso permite a compreensão do assunto do tratamento, bem como uma pesquisa de campo realizada na empresa com nome fictício “cavalo”, sendo aplicado um questionário aberto para três colaboradores da empresa.

 A investigação da produção científica, origem, identificação e análise das publicações científicas do Brasil foi realizada por meio de buscas on-line que permitiam acesso gratuito, utilizando as plataformas SCIELO (Scientific Electronic Library Online) e Periódicos Capes, desde que a busca estivesse relacionada a “Kaizen Teian”, “Melhoria Continua”, “Industrial”.

Ao recolher dados através de um questionário aberto, podem ser alcançados os principais pontos dos objetivos do artigo, quer se trate do objetivo geral ou dos objetivos específicos, isto terá um impacto significativo em todo o processo construtivo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.1 Kb)   pdf (126.6 Kb)   docx (34.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com