TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

POLITICAS EDUCAÇÃO BASICA

Por:   •  12/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  559 Palavras (3 Páginas)  •  308 Visualizações

Página 1 de 3

Disciplina: Políticas da Educação Básica

Tutor:  Danilo Aqueu Rufo

RA:

1142010

Aluno(a): Joel Luiz Andrade Teixeira

Turma:

DGEFL1401VITA0S

A educação básica no Brasil atual: desafios e perspectivas

A educação no Brasil hoje em dia sofre por problemas que são notados em todas as escolas, no documentário "pro dia nascer feliz" nos mostra claramente os problemas relacionados a drogas, criminalidade, violência, falta de estrutura e até mesmo com a falta higiene básica e transporte de segurança, jovens frutados sem sonhos. Hoje em dia no nosso Brasil a falta de estrutura nas escolas é de grande aparência, as escolas não tem um incentivo nos alunos e os alunos não se interessam pela escola e então é gerado um grande conflito.

Dados coletados no censo de 2010 nos mostra a demanda de alunos que são matriculados em escolas públicas de educação básica que chega a ser (85,4%), e na escola privada (14,6%), então vimos que maioria de jovens no Brasil estão inseridos dentro de uma rede pública, então é de grande importância ter uma educação de qualidade e de merecida para todos esses jovens.

O problema do Brasil está na forma em que está educando os alunos, primeiramente começando pelas estruturas. No começo do documentário é mostrado uma escola no interior de Pernambuco onde a escola é totalmente desproporcional para os alunos, onde não tem um banheiro ou uma sala de aula adequada para os alunos. Outro problema está na forma com que os professores estão aprovando os alunos, que seria a "aprovação automática", ou seja professores aprovam os alunos sem ter condições para passar para série ou ano seguinte. Problemas relacionados a drogas, falta de respeito, violência e dentre outros, são relatados na escola no Rio de Janeiro.

Como podemos mudar a história da educação em nosso pais?. Essa é uma pergunta feita por todo povo brasileiro que sofre com problemas relacionados a falta de estruturas na rede pública de ensino. no censo de 2009 nos mostra a quantidade total de alunos matriculados na rede infantil que seria de 6.762.631, que são de creches e pré-escolas, já no ano de 2013 essa demanda aumento para 7.590.600. No fundamental teve uma queda, onde que no censo de 2009 foi relatado 31.705.528 matriculados, em 2013 foram matriculados 29.069.281 alunos. No ensino médio em 2009 houve 8.337.160 matriculados e em 2013 são 8.312.815 alunos matriculados.

No longa metragem no final do filme e relatado uma escola "elite" podemos dizer assim, onde tudo e melhor, mais essa escola está inserida na rede privada de ensino. O Colégio Santa Cruz é uma escola de primeiro mundo que não de do governo e tem alunos que se esforçam para aprender, uma escola que não tem nada haver com o "governo".

No nosso país a situação está se complicando cada dia mais, com gráficos mostram o numero de matriculados na rede de ensino publico muito maior do que a rede privada, e mesmo assim o governo não se preocupa com a educação de nossos jovens, vivemos em um Brasil onde o benefício próprio é mais importante do que a educação dos alunos, que são na verdade o futuro de todo Brasil.  Devemos não desistir e sempre lutar para que futuramente nosso país esteja em boas mãos e que haja verdadeiras mudanças.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (122.2 Kb)   docx (887.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com