TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRODUÇÃO TEXTUAL

Exames: PRODUÇÃO TEXTUAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/6/2013  •  5.733 Palavras (23 Páginas)  •  493 Visualizações

Página 1 de 23

INTRODUÇÃO

Este trabalho foi realizado com base em assunto visto em tele aulas, e material didático, mais teve a necessidade de pesquisar em sites e biblioteca digital para o desenvolvimento textual, que tem a finalidade de mostrar e complementar os temas, do sexto semestre.

O estudo é voltado para uma empresa de Supermercado da cidade de Juazeiro – Bahia, a qual está entre as primeiras empresas da região do ramo. Sempre voltada ao melhor atendimento ao cliente e ao menor preço possível.

As estratégias de atuação desenvolvidas pelas organizações e aplicadas no seu cotidiano são responsáveis pelo bom funcionamento das mesmas e garantem o sucesso dos seus negócios. Quando uma empresa baseia suas atividades em uma visão e proporciona aos seus colaboradores compreensão e aplicação desta no ambiente de trabalho, se torna muito mais fácil controlar o rumo ao qual a empresa esta tomando diante do mercado em que atua.

O atual momento das organizações requer ações de gestão que gerem comprometimento por parte dos empregados. A competição acirrada fez com que modelos tradicionais de gestão fossem substituídos por modelos contemporâneos, a fim de gerar valor agregado aos produtos e serviços e proporcionar maior realização pessoal e profissional aos trabalhadores. Neste assunto, o propósito deste trabalho consiste em abordar determinadas ferramentas que podem auxiliar no processo de gestão, apontando alguns aspectos relevantes em relação à utilização das mesmas, de forma que os seus resultados possam ser maximizados.

DESENVOLVIMENTO

O organograma ajuda as empresas a entender quais e quantos cargos de funcionários são necessários em uma empresa. Luciana Pimenta, da Franquality, consultoria de RH, sugere que seja feito um levantamento interno. Segundo ela, é importante começar pela área operacional. Além do tamanho da loja, é preciso saber qual será o público-alvo: idade, comportamento e classe social. Essas informações devem indicar o número de categorias e o volume de produtos do mix e, portanto, o número necessário de repositores, operadores de checkouts, empacotadores e gerentes. Depois é preciso avaliar a movimentação na loja, como dias e horários de maior visitação. “Com isso, o empresário fica sabendo se é importante ter um número maior de funcionários nos momentos de pico ou se uma mobilização da equipe resolve a questão”, explica Luciana.

Uma eficiente administração do estoque também indica o número adequado de funcionários de retaguarda. E na área de compras, o número de categorias e itens ajuda a definir o tamanho da equipe. No RH, leve em consideração o número total de funcionários, as qualificações exigidas e a rotatividade na empresa. O departamento de movimentação e registro é indicado para empresas com mil ou mais funcionários. Uma contabilidade terceirizada também pode se responsabilizar por esse serviço. Segundo Luciana, mesmo se a empresa já estiver montada, é interessante fazer todo esse levantamento para saber se há muitos ou poucos funcionários. Essa avaliação pode resultar em diminuição de despesas e melhora no atendimento aos clientes.

ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

A empresa, tem como atividade principal o comércio de gêneros alimentícios diversos, possui uma estrutura com os seguintes departamentos. (hipotéticamente)

• Presidência;

• Diretorias;

• Departamaneto Administrativo – 10 funcionários;

• Departamento Comercial – 05 funcionários;

• Departamento Contábil – 04 funcionários;

• Departamento de RH. – 06 funcionários;

• Departamento de compras – 4 funcionários;

• Departamento Operacionais (supermecado) – 80 funcionários.

Organograma da empresa com seus departamentos. (hipotéticamente)

Segundo LACOMBE & HEILBORN (2003, p.103) “Organograma é uma representação gráfica simplificada da estrutura organizacional de uma instituição, especificando os seus órgãos, seus níveis hierárquicos e as principais relações formais entre eles”.

Presidência

Diretor

Deptº.

ADM. Deptº.

Comerci-al Deptº.

Contábil Deptº.

RH Deptº.

Compras Deptº.

Operacio-nais

Função do Departamaneto Administrativo é controlar, coordenar, organizar e planejar as estratégias necessárias para atingir os objetivos que a empresa deseja, a qualidade no atendimento, a minimização dos custos, a interação com os clientes entre outras. Silva (2002, p. 224), por sua vez, afirma que: “o principal interesse gerencial é motivar os funcionários a alcançar os objetivos organizacionais de um modo eficiente e eficaz”.

Função do Departamaneto Comercial é administrar o setor de compras e vendas, onde são realizados relatórios de vendas, cotações de preços, cálculo de custos e preços de produtos. Cuida também do setor de pessoal, contratação e demissão. Para realizar essas funções, conta com um ajudante comercial.

Função do Departamaneto Contábil responsável pela administração financeira na elaboração de balanços e estático e contábil da empresa, ou seja, concede crediário a clientes, efetua cobrança, faz orçamentos, verifica contas a pagar e controla a frente de caixas. Tem apoio, também, de um auxiliar de contas a receber, que tem como responsabilidade controlar, conferir, receber, cobrar, manter a administração informada sobre o setor.

Função do Departamaneto de Recursos Humanos (RH), o RH é responsável pelo Recrutamento, estruturação, treinamento, instrução, capacitação, qualificação, entre outras. O RH, agregam valor e demonstram mais status e confiança para seu cliente, tendo em vista que contam com um departamento específico para cuidar, supervisionar e motivar os seus funcionários.

Função do Departamaneto de Compras é responsável por fluxos dos materiais na empresa junto ao fornecedor,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40.6 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com