TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

Por:   •  31/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.341 Palavras (6 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2]

       SERVIÇO SOCIAL

[pic 3]

ELIENE SILVA DOS SANTOS

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR

INDIVIDUAL

[pic 4]

Jequié-Ba

2015


[pic 5][pic 6]

ELIENE SILVA DOS SANTOS

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR

INDIVIDUAL

[pic 7]

[pic 8]Trabalho apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, VI Semestre orientado pelos professores Amanda Boza Gonçalves, Clarice da Luz Kemkamp, Roseane Ap. B. Malvezzi e Valquiria A. Dias Capriole.

SUMÁRIO

1- INTRODUÇÃO................................................................................................4

2- DESENVOLVIMENTO.....................................................................................5

3-CONCLUSÃO...................................................................................................8

REFERÊNCIAS

        


INTRODUÇÃO

A ELABORAÇAO DE UM DIÁGNOSTICO DA PROBLEMÁTICA SOCIAL/REGIONAL NA CONSTRUÇÃO DE POLITÍCA DA HABITAÇÃO

A partir do século XIX, quando o Brasil começou um processo de urbanização mais acelerado, as cidades foram surgindo e crescendo desordenadamente, sem considerar o problema ambiental decorrente, ignorando também a quase inexistente da legislação exigida, em maior parte voltada para questão sanitária e higiênismo. Analisando a história da realidade urbana brasileira, observada do ponto de vista das politicas habitacionais adotadas do período que corresponde do governo de Vargas iniciado em 1930 ao governo Collor, demostra que a lógica da apropriação privada, portanto a lógica do lucro tem orientado a ação do estado tendo sido o principal exemplo do sistema financeiro de habitação/Banco Nacional de Habitação (SFH/BNH). Que foi sem sombra de dúvidas o principal programa de habitação do Brasil. Em 1947 foi criado o programa (FCP) Fundação Casa Popular. De 2003-2010 apresentou mais uma politica de habitação que foi lançado em abril de 2009, da atualidade o programa (PMCMV) Minha casa Minha Vida Tem alcançado muitas famílias que tem em sua renda bruta de 0 até 10 salario mínimo.

“(...) não é a solução do problema da habitação que resolve ao mesmo tempo a questão social, mas é a questão social que tornará possível a solução do problema da habitação”. Friedrich Engels.  Contribuição do problema da habitação


DESENVOLVIMENTO

Quando observa as invasões de terrenos e varias construções irregulares e loteamento clandestino aonde vão se tornando solução de moradia, o Brasil apresenta em seu quadro varias favelas sem saneamento básico e muitas sem nenhuma condição para uma boa moradia, e sem nenhum planejamento vem aumentando os problemas habitacional.

Temos como exemplo no início do século xx, a principal política a cidade do rio de janeiro que passou por uma intensa formulação visando a sua modernização, o que para elite da época significava fazer com que a cidade se alinhasse ás grandes cidades europeias, passando uma visão de progresso que auxiliaria na capitação de investimento estrangeira.

        Sevcenco nos mostra os resultado desta política:

O resultado mais concreto desse processo de aburguesamento intensivo da passagem carioca foi a criação de um espaço público central na cidade, completamente remodelado, embelezado, ajardinado e europeizado, que se desejou garantir com exclusividade para o convívio dos ‘argentários’. A demolições dos casarões, a essa altura já quase todos transformados em pensões baratas, provocou uma verdadeira “ crise de habitação”, conforme a expressão de Bilac, que elevou brutamente os aluguéis, pressionando as classes populares todas para os subúrbios e cima dos muros que circundam a cidade.

Através da articulação de diversas politicas setoriais, habitação, saúde educação, trabalho, regularização fundiária, saneamento, transporte e mobilidade, pode se encontrar solução para amenizar essa problemática na questão de habitação do país.

São temas de discursão nas politicas publicas a desigualdade social entre rico e pobre. Podemos compreender que politicas publicas e politicas sociais é mesmo conceito, sendo um conjunto de ações administrativas que tem como proposito de direcionar planejamentos, ações governamentais ou metas que objetiva orientar condutas para tomada de decisões de assuntos públicos, políticos ou coletivos.

Entre a década de 1940 a 1960 na “crise de habitação” que afetava as classe populares, mas especificamente as pessoas que deixava o campo em busca de uma vida melhor na cidade, a politica de habitação da aquisição da casa própria consistia a na oferta de credito imobiliário pelas caixas econômicas e pelos instituto de aposentadorias e pensões (IAPS)  ou por banco incorporado imobiliários.

A partir de varias discursões que tentam dirimir e assegurar direitos para população, entre elas pode destacar: Política de desenvolvimento urbano, que tentam enfrentar as expressões da desigualdade das cidades, município.

Para conhecer melhor as condições de vida de uma população, pensando em levantamento de dados que possam subsidiar ações de intervenção na contemporaneidade, faz-se necessário conhecer e identificar suas agregações, comparando-as com os dados levantados pelas instituições responsáveis para produzir esses dados, como por exemplo, o IBGE. Dessa forma é possível fazer um mapa de situação social do município e seu território de abrangência.

Nessa temática faço levantamento de dados do município de Jitaúna no Estado da Bahia, localizado no litoral do sul da Bahia mais especificamente na microrregião de Jequié, latitude Sul 14°01. Longitude Oeste 39°53, altitude(m)165. Sua área territorial é de (km²) 218.923. Densidade demográfica (km²)64,47, representando 0,589% do território brasileiro. Segundo o IBGE sua população vem crescendo desde o ano de 2000, ano corrente encontra-se com população estimada é de 14.115 habitantes, aproximadamente pessoas menores de 18 anos e de 4.674.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (112.7 Kb)   docx (35.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com