TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE CIÊNCIAS: OS SISTEMAS DO CORPO HUMANO

Por:   •  9/2/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.986 Palavras (8 Páginas)  •  2.977 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA

 DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO - CAMPUS I

 CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA

 

 

 

DELANE DE LIMA DA SILVA

 

 

 

 

 

 PROJETO DE CIÊNCIAS: OS SISTEMAS DO CORPO HUMANO 

 

 

 

 

 

 

 

SALVADOR, NOVEMBRO / 2016.

 

 DELANE DE LIMA DA SILVA

 PROJETO DE CIÊNCIAS: OS SISTEMAS DO CORPO HUMANO

Projeto de ciências elaborado solicitado por Prof. Adson Bastos como requisito de avaliação na disciplina Referenciais Teórico-Metodológico Do Ensino Das Ciências Naturais No Ensino Fundamental no 5º semestre de Pedagogia. 

SALVADOR, NOVEMBRO / 2016.

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO ………………………………...........................................……1

2. JUSTIFICATIVA............................................................................................…...2

3. OBJETIVO GERAL........................................................................................…..3

4. METODOLOGIA ............................................................................................….3

5. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA.....................................................................….4

6. RESULTADO ESPERADO..............................................................................….4

 REFERÊNCIAS..................................................................................................…..5

RESUMO: Os espaços não formais proporcionam aos estudantes um ambiente prazeroso de aprender e de fazer ciência, possibilitando um ganho cognitivo sobre os conteúdos e conhecimentos adquiridos nos espaços educativos, tornando a aprendizagem uma experiência motivadora que desperta emoção, curiosidade e interesse. É importante estabelecer parceria entre a escola e os espaços não formais de ensino, pois representam uma valiosa oportunidade para observação e problematização dos fenômenos de maneira menos abstrata. O objetivo desse trabalho é ampliar o conhecimento sobre os Sistemas do Corpo Humano em espaços não formais de uma turma do 5 ª série do Ensino Fundamental I, partindo do que a criança já conhece na elaboração de aprendizagem significativa, pois a aproximação com o ambiente natural possibilita aos estudantes uma compreensão maior sobre os conteúdos e ajudam no processo de ensino aprendizagem em Ensino de Ciências. Esse projeto será desenvolvido durante uma exposição nomeada O Fantástico Corpo Humano localizada em um shopping na cidade de salvador.

INTRODUÇÃO

        As aulas de campo é uma importante estratégia para o ensino de Ciências, pois permitem explorar uma grande diversidade de conteúdos, motivam os estudantes, possibilitam o contato direto com o ambiente, uma melhor compreensão dos fenômenos fora da escola, e favorecem a interação disciplinar através de uma abordagem de temas socioculturais relevantes para a compreensão crítica e reflexiva da realidade.

        O currículo escolar não deve ser apenas proposto e realizado dentro do espaço escolar, mas elaborado também com o propósito de abranger locais onde os alunos possam ter uma reflexão mais ampla do conhecimento do ensino de Ciências, criando assim, um significado mais importante para aprendizado.

        O currículo, entendido como aquilo que se propõe ensinar, deve ter dentro da sua proposta, os meios de como viabilizar o aprendizado: que ensinar, por que ensinar e como ensinar, são questionamentos inseparáveis numa proposta curricular efetiva. Segundo (Apple, 1982, p.1):

É preciso levar muito a sério as questões acerca da tradição seletiva, como as seguintes: A quem pertence o conhecimento? Quem o selecionou? Por que é organizado e transmitido dessa forma? E para este grupo determinado?

        No ensino de Ciências, o componente curricular, pode ser ampliado além do espaço escolar. Os espaços não formais como museus, parques, teatros, florestas, exposições dentre tantos outros podem se inscrever na estrutura conceitual de maneira motivadora e reorganizadora da aprendizagem, tornando-a significativa. A mente dos educandos é estimulada pela realidade que encontra diante de si, permitindo que ele assuma uma postura ativa e de descoberta.

        As orientações que a reforma curricular brasileira propõem para o ensino de Ciências é que esse abordagem seja mais amplo na formação do individuo dentro sociedade e para a utilização dos conhecimentos científicos durante a sua vida. Neste contexto os espaços não formais de ensino podem auxiliar o ensino formal ao favorecer a oportunidade maior de experimentação no conhecimento de Ciências.

        Neste projeto desenvolvido para os educandos sobre os Sistemas do Corpo Humano em uma exposição chamada O Fantástico Corpo Humano localizada em um shopping da cidade do Salvador, a atividade de campo irá ser exploradora em toda sua potencialidade, tendo como objetivo principal a aproximação dos alunos sobre os mecanismos que levam o corpo humano a funcionar.

        É importante que o estudante conheça o próprio corpo para adotar hábitos saudáveis e se responsabilizar pela sua saúde. O estudo dos Sistemas do Corpo Humano é mais uma das oportunidades para desenvolver nos estudantes atitudes de respeito à vida e de autoestima. Nesse sentido, é imprescindível a identificação do estudante com seu próprio corpo em atividades de auto-observação e autoconhecimento. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)   pdf (185.6 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com