TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE INTERVENÇÃO. O ENVOLVIMENTO EFETIVO DA FAMÍLIA NO PROCESSO DE REINSERÇÃO SOCIO-FAMILIAR DOS ADOLESCENTES INTERNOS.

Monografias: PROJETO DE INTERVENÇÃO. O ENVOLVIMENTO EFETIVO DA FAMÍLIA NO PROCESSO DE REINSERÇÃO SOCIO-FAMILIAR DOS ADOLESCENTES INTERNOS.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/6/2014  •  2.509 Palavras (11 Páginas)  •  797 Visualizações

Página 1 de 11

Sumário

01. Caracterização da cidade e da instituição............................................05

02. Apresentação..........................................................................................06

03. Justificativa.............................................................................................08

04. Objetivos.................................................................................................10

05. Metas a atingir........................................................................................11

06. Metodologias e recursos.......................................................................11

07. Parcerias e Avaliação............................................................................12

08. Cronograma de execução.....................................................................13

09. Referências bibliográficas....................................................................14

1. PROJETO DE INTERVENÇÃO.

1.1 APRESENTAÇÃO:

I- RESPONSÁVEL PELO PROJETO:

LÍVIA MARIA SILVA DE JESUS.

II- INSTITUIÇÃO EXECUTADORA:

CASA DE PASSAGEM BELÉM – ALAGOINHAS-BA.

III- DATA DE ELABORAÇÃO

20/10/2013

1. Caracterização da instituição.

Nesse contexto, em meados de 1995, nasce à Casa de Passagem Belém. A Igreja Batista Belém atenta às necessidades da comunidade e seguindo seu carisma começou a desenvolver ações voltadas para o atendimento de jovens e adultos que eram usuários de substâncias psicoativas. A finalidade inicial era prestar serviço de escuta e encaminhamentos de jovens /adultos para Centros de Recuperação e também, prestar serviço de apoio aos seus familiares.

Em 1996 a Igreja Batista Belém, através dos seus membros, passou a ter contato adolescente muito conhecido na rua estava localizada a Igreja. Com o tempo os constantes contatos com menino se configurou em vínculo afetivo. Pouco tempo depois a igreja foi noticiada da morte do referido adolescente, seu corpo foi encontrado numa área erma da cidade de Alagoinhas.

Um profundo sentimento de indignação tomou organizações ligadas à garantia de direitos do município, a morte do menino fez a sociedade organizada (principalmente aquelas ligadas as Igrejas) ver que crianças e adolescentes vinham sendo barbaramente assassinadas, que sucessivos atos de extermínios vinham acontecendo na região de Alagoinhas. Essa tomada de consciência gerou uma mobilização da sociedade civil juntamente com as instituições que atuam na área de defesa de direito da criança e do adolescente.

Depois desse episódio trágico a Igreja Batista Belém entendeu que precisaria realizar ações mais concretas, ações que fizessem frente ao crescente desrespeito pela vida de crianças e adolescentes. Essa nova postura da Igreja Batista Belém, culminou na estruturação de um projeto que acolhesse e trabalhasse com crianças e adolescentes que faziam uso abusivo de substâncias psicoativas.

Após a definição do projeto de trabalho a Igreja Batista Belém fez uma campanha para adquirir um espaço. A campanha possibilitou a aquisição de uma propriedade – Chácara Alcântara, onde o projeto CASA DE PASSAGEM BELÉM foi instalado na Rua Santa Maria S/N – Pinto Aguiar - Alagoinhas/BA. É nesse espaço que a Casa de Passagem Belém funciona até os dias atuais. Ofertando um ambiente adequado, acolhedor, seguro, com acessibilidade, privacidade, salubridade. Ambiente este correspondente às características de uma residência com definição de espaços para momentos coletivos e espaços para suprir necessidades individuais. É composta por um projeto integrado que compreende: alojamento, banheiros, sala para administração, sala para aulas, Auditório com capacidade para 50 pessoas, Refeitório, Cozinha, Lavanderia, Almoxarifado, quarto para o Cuidador, Instalações agropecuárias: galinheiro e área para hortaliças e outros.

A Casa de Passagem Belém é uma entidade sem fins lucrativos, com personalidade jurídica própria, de utilidade pública, cujo objetivo principal é a prevenção, abrigo, tratamento e encaminhamento infanto-juvenil, compreendendo a faixa etária entre 12 (doze) e 17 (dezessete) anos e seis meses de idade, sexo masculino, que apresentem o seguinte perfil: usuários de substâncias psicoativas legais e ilegais, independente de classe social, credo ou cor, em fim, sem caráter discriminatório. Hoje atende uma clientela de 20 residentes, e no futuro será estendida a um numero maior, atendendo ao Município de Alagoinhas e Região.

Oferecer um ambiente seguro e acolhedor, que facilite a socialização e a busca por equilíbrio, faz parte da nossa estratégia como Comunidade Terapêutica, voltada ao tratamento de usuário de substâncias psicoativas. A transformação biopsicossocial e espiritual proporcionada envolve o aprendizado de novos valores, comportamentos, capacidades, hábitos e responsabilidades, de modo a fornecer os instrumentos necessários para a reinserção social.

2. Apresentação:

Este Projeto tem por objetivo apresentar os princípios norteadores das atividades da Casa de Passagem Belém, sua estrutura e funcionamento, explicitando objetivos, conceitos, valores, normas, metodologias de intervenção, rotinas e atividades.

Pesquisas recentes apontam que os principais motivos que levam um indivíduo a utilizar substâncias psicoativas são: curiosidade, influência de amigos (mais comum), vontade, desejo de fuga (principalmente de problemas familiares), coragem (para tomar uma atitude que sem o uso de tais substâncias

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com