TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO MULTIDISCIPLINAR III

Artigo: PROJETO MULTIDISCIPLINAR III. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/8/2014  •  1.745 Palavras (7 Páginas)  •  887 Visualizações

Página 1 de 7

PROJETO MULTIDISCIPLINAR III

INTRODUÇÃO

Este trabalho visa o conhecimento geral sobre a aprendizagem baseada em projetos educativos e suas estruturas dentro do contexto.

A partir de textos lidos colocaremos a nossa opinião frente às questões pontuadas nestes textos, bem como refletiremos para conseguir construir coletivamente um Projeto educativo. Será necessário registrar o Projeto com todas as etapas do mesmo.

TÍTULO DA RESENHA: Projeto: uma nova cultura de aprendizagem.

Livro: ALMEIDA, M. E. B. Projeto: uma nova cultura de aprendizagem. 1999.

O livro começa com uma página explicando como funciona a prática pedagógica por meio do desenvolvimento de projetos, como é o ambiente para esta prática, quais os meios utilizados para se contruir um projeto, e também destaca os pensadores Dewey, Freire e Vygotsky. O livro também ressalta as mudanças que a escola deve tomar para que um projeto se desenvolva, como por exemplo: Criar espaço para que professores e alunos tenham autonomia para desenvolver o projeto, atender às demandas da sociedade, processo de aprendizagem de forma cooperativa, desenvolver a habilidade de aprender, entre outas.

O texto implica a aprendizagem por projetos ocorre por meio da interação e articulação entre conhecimentos de distintas áreas, e que os conhecimentos cotidianos emergem como um todo unitário da própria situação em estudo, e são direcionados por uma motivação intrínseca e que cabe ao professor provocar a tomada de consciência sobre os conceitos implícitos nos projetos e sua respectiva formalização, e são direcionados por uma motivação intrínseca. Há também o resumo do significado de trabalhar com projetos, como é gerado o desenvolvimento dele, como o professor trabalha o projeto e qual é sua importancia, a importancia das duvidas e questionamentos dos alunos, como se caracteriza a interdisciplinaridade.

O professor tem o seu papel primordial na instrução, orientação e mediação, já o aluno tem o protagonismo e liberdade na execução e reconstrução do seu próprio conhecimento, incorporar as novas tecnologias não apenas para expandir o acesso à informação atualizada, mas principalmente para promover uma nova cultura do aprendizado por meio da criação de ambientes que privilegiem a construção do conhecimento e a comunicação. A tecnologia é uma ferramenta que deve ser muito moderna e necessária hoje em dia, um dos métodos mais interessantes para os alunos aprenderem, onde a escola deve ser mediadora entre recursos e os alunos.

Para aplicar um projeto é necessário que antes se faça uma consideração prévia do planejamento, o envolvimento da escola, a exploração dos ambientes e a utilização de recursos e mídias disponibilizados; considerando também a partir do tema a ser desenvolvido, o que a aplicação trará aos alunos, já que os projetos devem ser levantados em temas com objetivos ainda não reais, em algo a ser realizado e alcançado.

É preciso levar em conta que ainda queremos formar cidadãos e para que isso ocorra, precisa haver estímulo contínuo, confronto de ideias, trabalho em grupos, buscas, trocas, qualidade de ensino favorecendo o desenvolvimento cognitivo, afetivo, cultural e social do educando.

No entanto, é importante uma capacitação. Em todo país há professores que possuem dúvidas constantes sobre esse novo parceiro da educação, tanto no seu planejamento, quanto na execução, duração e obrigatoriedade ou não de todas as disciplinas no projeto.

Pode-se concluir que o projeto escolar precisa ser explorado e usado, e nós profissionais educadores, precisamos estar abertos a novas possibilidades, o projeto tem a intenção de melhorar a formação dos alunos na sua totalidade, desenvolvimento cognitivo, afetivo, cultural, social construindo sua autonomia.

REFLEXÃO SOBRE O FILME.

O filme a Invenção da infância, mostra uma realidade brutal na vida de crianças e adolescentes que estão em meio a miséria, e falta de oportunidade de irem para escola. Ainda assim sonham em aprender a ler e escrever para terem um futuro diferente da realidade em que vivem.

A natalidade desenfreada faz com que a morte de crianças seja encarada de uma forma corriqueira sem muita dor ou importância, como sendo um processo natural da vida. Como se Deus fosse responsável pela qualidade de vida que levam. Como a frase de uma mulher que perdeu alguns filhos. “Deus deu, Deus tira”.

O filme também mostra o outro lado. Criança de classe media, aonde vão para escola, brincam, estudam, se divertem sem preocupar-se com outra coisa a não ser, se divertir e irem à escola. Enquanto as crianças que estão em condições de pobreza, preocupam-se em conseguir um pouco mais de dinheiro trabalhando para comprar o que comer e depois sim, irem para escola.

Ainda assim, sonham em uma realidade diferente quando conseguirem aprender o que for preciso na escola e então, terem um bom emprego e poder mudar de vida e ajudar a família.

PROJETO: Eu amo o Meio Ambiente

TEMA NORTEADOR: A importância do Meio ambiente

Assistindo os vídeos percebemos o quanto é importante resgatar o brincar. Hoje em dia as crianças só desde pequenas se distraem com brinquedos eletronicos, como por exemplo, videogame e celular. Já as brincadeiras antigas eram bem mais divertidas e além de tudo muito saudáveis e criativas. Brincar de soltar pipas, passa-anel, brincar com tampas de panelas, roda peão, brincar de casinha, pularem cordas, peteca, boneca, bater tazo, jogar futebol, bolinhas de gude, carrinho de rolimãs. Mas hoje vemos crianças em casa brincando apenas com jogos eletrônicos. A tecnologia e também a violência restringiram as brincadeiras e fazendo com que as crianças fiquem horas e horas na frente de um computador ou mesmo da televisão, como se vivessem uma vida virtual, tendo amigos virtuais causando sedentarismos, pois antigamente se quiséssemos falar com um amigo, tínhamos de caminhar até a casa dele, já hoje em dia é só conversar em redes sociais.

As crianças acabaram esquecendo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com