TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Padrões Estéticos Corporais

Por:   •  27/10/2019  •  Seminário  •  547 Palavras (3 Páginas)  •  121 Visualizações

Página 1 de 3
  1. Quais foram as razões para a criação desses movimentos? Há relação entre eles e algum tipo de identidade específica?

A “Marcha da Vadias” foi criada por conta quem em janeiro de 2011 na Universidade de York, um policial, falando sobre segurança e prevenção ao crime, afirmou que “as mulheres deveriam evitar se vestir como vadias, para não serem vítimas de ataque”. Isso causou a indignação de muitas mulheres, já que esse pensamento transfere a culpa de agressão sexual para a vitima, insinuando que o ataque foi causado por ela. Assim em 03 de abril de 2011, em Toronto-Canada, foi realizada a primeira marcha, lutando para o fim da agressão sexual. No Brasil o movimento ocorreu 1 mês depois contra a violência domestica.

Já o movimento Occupy Wall Street (OWS) foi um protesto que começou em 17 de setembro de 2011, no qual um grupo de pessoas ocupou o Zuccotti Park, no distrito financeiro de Wall Street, em Nova York. A revista Adbusters, de caráter anticosumista e pró-meio ambiente, organizaram a chamada para o protesto inspirada nos movimentos árabes para a democracia. Suas principais reinvindicações são a desigualdade social e econômica, a ganância, a corrupção e a grande influência de empresas sobre o governo, particularmente do setor de serviços e o financeiro. O movimento tem como slogan "Nós somos os 99%" referindo-se à desigualdade de distribuição de renda e riqueza nos EUA, comparado com 1% mais rico da população.

Ambos os movimentos buscavam o reconhecimento e valorização da minoria social que representavam e lutava a favor, o movimento da marcha das vadias buscava o direito das mulheres na sociedade, trazendo respeito, igualdade e segurança, o OWS buscava o direito da população no meio econômico e participação igualitária. Os dois movimentos eram compostos por indivíduos que são grandes em termos de quantidade na sociedade e pequenos em relação a poder, igualdades e participação em algumas coisas, como politica.

  1.  Compare os dois movimentos quanto à pauta e o tipo de mobilização/

Acho que isso já tem no A)

  1.  Os meios de comunicação apoiam esses movimentos? Por que alguns movimentos são valorizados pela mídia e outros criminalizados?

Ambos os movimentos tiverem suas repercussões em diferentes meios de comunicações, principalmente através da internet(um dos principais meios de comunicações do século XXI), entretanto os mesmos tiveram muitas visões negativas, já que ia contra os princípios de algumas pessoas, dando má famas para eles, porem não em todo os casos foi vista assim.

Manifestações que valorizam a mídia são muitas vezes mais repercutidas do que aquelas que dessagram a mídia e outros poderes.  A mídia sempre priorizará aquilo que é mais conveniente a ela (o que trouxer mais repercussão, mais audiência etc.). A mídia também influência e é influenciada por outros tipos de poderes, como o politico, assim ela valoriza aquilo que trará benefícios para ambos e criminaliza aquilo que não traz benefícios, já que estes trazem riscos para a reputação da mídia e de outros poderes. 

  1.  Há movimentos sociais em sua cidade ou região? Quais causas e direitos eles defendem?

Existe uma ONG chamada “Associação & Grupo Quatro Estações ONG” que luta pelo direito da população de LGBT em São João, buscando melhorias e inclusão de LGBTs no meio social, cultura e econômico da cidade.

Arquivo falando sobre isso

http://www.saojoao2050.com.br/userdata/public_uploads/Contribuicoes/AssociacaoGrupoQuatroEstacoesONGdeDH-Contribuicao-ao-PD.pdf

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (87.6 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com