TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Palestra Sobre Ética e Programação pcf

Por:   •  27/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  896 Palavras (4 Páginas)  •  77 Visualizações

Página 1 de 4

1.1 | Conceituação de ética, moral, empatia e sigilo profissional

Seja bem-vindo(a) à primeira aula da Unidade 1 do Curso Programa Criança Feliz: Planejando ações com as famílias e as equipes do Programa Criança Feliz!

Nesta aula, você irá refletir sobre os principais conceitos de moral e ética. Quais são suas diferenças, semelhanças e como esses temas se aplicam no dia a dia dos profissionais que atuam nos territórios e de seus supervisores, em especial, as equipes do Programa Criança Feliz.

Veremos, ainda, a importância da empatia e o quanto essa atitude pode facilitar nosso convívio com outras pessoas.

Por fim, vamos focar nosso olhar sobre o sigilo profissional, ou seja, quais informações devem ser exclusivas aos profissionais e quais podem ser divulgadas sem muitas preocupações.

Vamos lá!

1.1.1 | Ética

Moral e ética são conceitos habitualmente empregados como sinônimos e os dois são relacionados ao conjunto de costumes e regras sociais.

Ética tem origem em duas palavras do vocabulário grego antigo: Éthos e Êthos. Embora sejam semelhantes na grafia, envolvem significados diferentes. Uma é voltada para a sabedoria racional e prática que moldava o caráter do homem, que o levava a agir corretamente. Já a outra se refere às questões de costumes e hábitos que compunham a cultura do povo.

Nosso desafio é pensarmos em uma conduta ética dentro do ambiente profissional, já que o trabalho passou a ser a questão central na vida do ser humano.

É por meio do trabalho que exercemos nossa cidadania e nos tornamos humanos. Nossa identidade está permeada e influenciada pelo trabalho. É através da produtividade e daquilo que desenvolvemos que o trabalho é reconhecido como tal.

No exemplo citado, certamente a mulher que se tornou médica adquiriu ou desenvolveu comportamentos a partir de sua prática. Por exemplo, ela teve aulas de ética profissional e, portanto, costuma ser muito discreta e mantém todos os dados de seus pacientes em sigilo. Em outros contextos, como em visitas domiciliares, os visitadores do Programa Criança Feliz foram capacitados para seguir protocolos de atendimento e, dentre as atitudes éticas, proteger as informações recebidas das famílias e seus integrantes, agindo com respeito diante da função à qual foram designados.

Nos dias de hoje, assim como a médica do exemplo, somos bombardeados em nosso ambiente de trabalho e a todo o momento por situações que exigem decisões rápidas e precisas. Para atingir o menor número de erros possíveis, é exigida dos profissionais uma postura ética que muitas vezes não foi sequer discutida ou refletida. Mas, pare um pouco para pensar:

Como saber se você se comportou de maneira ética?

Como você define o que é ser ético diante de uma situação inesperada ou que nunca lhe orientaram a respeito?

Esse pensar é responsável por mudanças ao longo do tempo e um dos exemplos claros dessa mudança diz respeito ao ato do trabalho infantil. Há alguns anos a criança era vista como mais uma possibilidade de mão de obra para o sustento das famílias e, por esse motivo, deveria colaborar com o trabalho familiar. Muito se evoluiu diante desse tema e hoje o trabalho infantil não é reconhecido como salutar à criança, que está protegida pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990.

Pensando sobre o que aprendeu

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (42 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com