TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Papel Social Da Acessibilidade

Pesquisas Acadêmicas: Papel Social Da Acessibilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/3/2015  •  1.051 Palavras (5 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 5

O Papel Social da Acessibilidade

Resumo:

Esse artigo é fruto de uma pesquisa bibliográfica que destaca os conceitos sobre acessibilidade de diferentes autores. A acessibilidade, principalmente para as pessoas de necessidade especiais ou com mobilidade reduzida (idosos, grávidas, obesos etc.) é uma reivindicação antiga e com grande visibilidade. Garantir a cidadania, o direito de ir e vir faz parte de documentos internacionais e nacionais que objetiva a melhor qualidade de vida, trazendo segurança e autonomia em todas as situações da vida através da eliminação de barreiras urbanas, arquitetônicas, mobiliarias, de comunicação e transporte. Mais que todas as leis o essencial é uma postura consciente de todo cidadão, ao reconhecer que a acessibilidade não é uma necessidade individual, mas coletiva, haja vista estarem todas as pessoas sujeitas ao envelhecimento, a acidentes e as doenças.

Palavra – Chave:

Desenho universal, Acessibilidade, Inclusão Social, Pessoas com Necessidade Especiais e Mobilidade Reduzida.

Abstract:

Key – words:

Universal drawing, Accessibility, Social Inclusion, People with Necesseties Special and Reduced Mobility.

Introdução:

Sendo a acessibilidade um tema muito abrangente, o estudo constituiu-se no levantamento de referencias sobre o tema, buscando o entendimento e a compreensão e, em seguida a busca por conceitos de diversos autores em consonância com as legislações vigentes.

A busca de uma vida mais acessível a todos, principalmente aos portadores de deficiência ou de modalidade reduzida é uma bandeira levantada desde tempos mais remotos, promover qualidade de vida de garantir o exercício de cidadania através do desenho universal – movimento dos arquitetes americanos denominado “Desenho Universal” trazido para o Brasil em meados de 80 – é motivo de assuntos e debates em todas as esferas da sociedade.

Através de pesquisa bibliográfica procurou se compreender e trazer soluções para a acessibilidade como modo de inclusão social a todos que dela necessita, principalmente as pessoas de necessidades especiais aos de mobilidade reduzida ( gestante, mobilidade temporária anões, obesos e idosos). No âmbito da governabilidade muito se fala e pouco se faz, precisando uma mobilização geral de todos os segmentos sociais para que seja cumprida as leis e normas existentes no país.

No contexto histórico as pessoas portadoras de necessidade especiais...

A sobrevivência da pessoa com deficiência na pré-história era de difícil aceitação.

Para as gregas pessoas mutiladas ou com marcas no corpo deveriam ser excluídas da sociedade. Na idade Média a anormalidade física era vista como pecado e só a alma era digna.

O cristianismo teve efeito determinante nos conceitos e atitudes em relação aos portadores de deficiência física, a situação se modificou, pois todos passaram a ser considerados igualmente filhos de Deus, portanto merecedores do respeito á vida e a um tratamento caridoso.

No século XVII a organização sócia econômica foi se caminhando para o capitalismo comercial, passou-se a defender que os indivíduos não são essencialmente iguais e que se havia de respeitar as diferenças, nisto se fundamentou a classe dominante para legitimar a desigualdade social, a prática da dominação do capital e dos privilégios.

Foi no século XX que a sociedade começou a assumir a responsabilidade com os grupos excluídos verificou se que a solução não estava somente na alimentação no abrigo na esmola oferecida pelas casas de caridades, mas sim na busca de soluções alternativas para o problema.

Após a I Guerra Mundial, foral criados programas de assistência aos soldados que voltaram mutilados e eram aceitos na sociedade como heróis.

A II Guerra Mundial foi marco relevante, com ausência dos homens nas indústrias, surgiram oportunidades para as pessoas com deficiência ocuparem as vagas nos postos de trabalho.

A Declaração dos Direitos Humanos, criada pela ONU em 1948, foi um marco de maior relevância para a humanidade.

Em 1975 foi aprovada a Declaração dos Direitos das Pessoas Deficientes e em 1981 foi proclamado o Ano Internacional para as pessoas Deficientes.

A CF de 88............................................................................

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com