TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Partidos Políticos e Sistemas Eleitorais

Por:   •  8/1/2016  •  Resenha  •  479 Palavras (2 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 2

Partidos Políticos e Sistemas Eleitorais
Mariana Alves – 110131843

MIGUEL, Luis Felipe. “Impasses da accountability: dilemas e alternativas da representação política”. Revista Sociologia Política, n. 25, 2005, p. 25-38.

        Nos regimes democráticos contemporâneos, é incontornável a necessidade de representação política, ela por sua vez, traz à tona diversos problemas, como aponta Miguel (p26-27): “a formação de uma elite política distante da massa”, “quebra do vinculo entre vontade do representante e vontade do representado”, e “separação entre governantes e governados”. Diversos autores apresentam a accountability como solução para tais problemas; porém, o poder de supervisão dos cidadãos sobre os representantes é limitado por fatores como: “a complexidade das questões públicas, o fraco incentivo à qualificação política e o controle sobre a agenda” (MIGUEL, p27)

Um bom funcionamento da accountability vertical depende de: (i) “existência institucional de sanções efetivas sobre os representantes”; (ii) “interesse de diversos grupos da sociedade pela política”, - porém, em alguma medida, os interesses são condicionados pela oportunidade de participação no sistema político, portanto, minorias étnicas, mulheres e trabalhadores, tem menor interesse político; (iii) “pluralismo de informações” - o que é bastante limitado em vários regimes considerados democráticos, devido aos interesses comuns do mercado privado de proprietários de veículos de comunicação de massa; (iii) “autonomia dos representantes para implementarem a politica que preferem”- porém, à medida em que grande parte das decisões são estipuladas por entidades externas (como por exemplo, agências de financiamento privado ou organismos internacionais) compromete-se o controle popular (MIGUEL,2005, p29)

        Miguel (p32) alega que há nos cidadãos uma concordância quanto ao valor da democracia, porém, há uma queda de confiança nos partidos, nos políticos e nas instituições. Propostas como a de cotas, ou de adoção de alguma aleatoriedade na escolha dos representantes, visam ampliar a representatividade nas esferas decisórias: alargar a pluralidade de vozes, a força política dos grupos marginalizados, a rotatividade nos cargos decisórios, e a representatividade mimética. Na contramão, as críticas elaboradas a essas propostas recaem sobre o fato delas diminuírem a competência dos governantes, bem como cercearem a liberdade do eleitor na escolha de seus representantes. Os defensores da seleção aleatória alegam que com esse mecanismo, somados à rotatividade dos cargos, os representantes deixam de depender dos grupos poderosos; essa técnica seria a melhor para garantir a representatividade da população, as cotas ligam-se mais a ideia de representação de grupos. (MIGUEL, 2005, p33-34)

        As criticas a “representação descritiva” traçada por Pitikin - na qual o parlamento se apresenta como um mapa da sociedade, desconsiderando o comportamento desses representantes -, são rebatida por Phillips; essa última alega que somente a accontability vertical não foi suficiente para proteger as minorias, e que a adoção de cotas “não retira a necessidade de que todos os representantes passem pelo processo eleitoral, respondendo aos cidadãos comuns” (MIGUEL p35)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (92 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com