TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Paráfrase: DAHL, Robert. Sobre a democracia. Brasília: Editora da UNB, 2001.

Por:   •  7/7/2019  •  Trabalho acadêmico  •  333 Palavras (2 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 2

O  que é democracia?

Imaginemos que para atingir um objetivo comum, fundaremos uma coletividade onde será necessária a criação de uma constituição, na qual, terá o intuito de fazer com que todos os membros tenham uma igualdade política dentro dessa coletividade. Para que exista essa tal igualdade e que todos partam do mesmo nível a ideia é de que aja uma maneira de se governar democraticamente.

Entretanto ao ser lançado esse desafio percebesse que o uso do termo “democraticamente” é empregado de formas milagrosas por diversas sociedades, assim tendo inúmeros significados dificultando na hora de criar algo que seja democrático perante a situação de igualdade. Com intuito de tornar essa coletividade mais democrática possível, alguns critérios podem ser atribuídos para auxiliarem na construção dessa constituição, critérios, que tem como objetivo tornar todos os integrantes iguais, para poderem ter um governo democrático onde todos tenham o mesmo poder para decidir, votar e construir.

Existem 4 critérios básicos: participação efetiva, igualdade de voto, entendimento esclarecido e controle do programa de planejamento, ou seja todos tem intuito de deixar os membros partirem com conhecimentos iguais, oportunidades iguais, votos com o mesmo valor e oportunidades para decidirem o que será planejado sem que ninguém tenha uma autoridade sobre o outro, visto que se um dos critérios deixa de ser cumprido os membros se tornam desiguais, deixando de existir o processo democrático. Ao lermos esses 4 critérios, podemos nos questionar se já existiu algum governo que seguisse plenamente os critérios de um processo democrático, a resposta é não, nunca houve um governo plenamente democrático, pois sempre há uma autoridade.

Contudo, chegamos a conclusão que para existir algo realmente democrático a  igualdade política é necessária e isso não é visto na nossa realidade política, ou seja, se desejamos essa característica de igualdade, por que temos que aceitar que vivemos numa realidade democrática sendo que a própria é  um absurdo perante a realidade descrita do que é um governo, instituição e processo democrático?

Nome: Julia dos Santos Corrêa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (29.1 Kb)   docx (7.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com