TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Passo 1 Atps

Artigos Científicos: Passo 1 Atps. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2013  •  570 Palavras (3 Páginas)  •  142 Visualizações

Página 1 de 3

Atps – Contabilidade Geral- Passo 1

Resumi- Origem, livros contábeis e suas funções.

Segundo o texto a contabilidade esta presente na sociedade a tempos. No império Romano a contabilidade se apoiava em registros estatísticos e contábeis e com o sair das destruições pelas invasões bárbaras o mundo retornou a sistemas do tipo inca de marcas de madeira.

O surgimento da contabilidade surgiu nas cidades- estado Italiano e refaz a expansão comercial dos anos de 1300 esse ano é conseqüente do desenvolvimento das operações de credito.

Frei Luca Pacioli foi o criador da contabilidade e em 1494 escreveu o tractatus de computis ET scripturis, esse método de partida dobrada e proposto como mecanismo de controle patrimonial. Historicamente o método das partidas dobradas já tivesse em diversos centros comerciais Italiano, a obra do frei ilustre matemático da época, muito ligado a Leonardo da Vinci que é autor da primeira obra matemática

A contabilidade foi estabelecida no Brasil como tradição Italiana que alem de ter influenciado durante geração a formação dos contadores, como o código Brasileiro de contabilidade.

A contabilidade acompanhou o desenvolvimento comercial e industriais durante os século xx e no Brasil ele teve a influencia americana pelo fato de materializada da nova lei das sociedade por ações a lei 6404 de 15/12/76 a resolução do impostos de renda numero 159877, teve todas as circulações da receita federal porem com a persistência inflacionaria Brasileira, durante anos em nível considerados bastante alto os registros contábeis tradicionais foram vitima de deformações absurda.

Ao decorrer dos tempos o Brasil tronou-se ampo dos experimentos na área inflacionaria e em decorrência foram monetária que são de notável concepção teórica e consistência pratica. Por motivos desconhecidos a correção monetária dos balanços costuma ser acusada de provocar nas pessoas á indiferença a inflação e mesmo de realimentar o processo inflacionário o que levou a sua recente produção.

Um dos fatores mais importantes da contabilidade são os princípios contábeis e as convenções, a legislação as utiliza e exigem que os mesmos sejam aplicado dentro das organizações e aplicado nos conhecimentos gerais.

Até hoje há uma discussão de autores que discutem qual e a quantidade de princípios contábeis porem a grande maioria afirmam que a quantidade se resumem em sete , que são: Princípios da moeda como denominador comum, principio do custo histórico, principio continuidade da empresa, principio da entidade própria, principio da realização, principio da competência e igualdade contábil.

Entre os sete princípios há dois que são originalmente os mais cobrados e importantes que são o da competência que aborda quando um determinado um componente deixa de integrar o patrimônio, para transforma-se em elemento modificado do patrimônio liquido. O segundo principio e o o da continuidade que implica em dar seqüência com a empresa em tempo indeterminado.

A contabilidade também possui vários livros contábeis usado pelas empresas para aplicação da contabilização dos atos e fatos administrativos, uns dos principais são: o livro diário, livro razão, livro caixa e conta correntes entre ele os que mais se destaca é o livro diário que é obrigatório

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com