TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Paul Ricker

Tese: Paul Ricker. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2014  •  Tese  •  551 Palavras (3 Páginas)  •  143 Visualizações

Página 1 de 3

Paul Ricoeur

Nascido em 1913 na França, criado em uma família protestante, chegou até ser capturado por nazistas na segunda guerra. Antes disso, em 1936, foi licenciado em filosofia e criou a revista Être, inspirada nos preceitos de Karl Barth, teólogo cristão suíço. No pós-guerra foi acadêmico na Universidade da Sorbonne. Passou também pelas universidades de Louvaina (Bélgica) e Yale (EUA), onde elaborou uma importante obra de filosofia política. Ricœur participou em debates sobre linguística, psicanálise, o estruturalismo e a hermenêutica, com um interesse particular pelos textos sagrados do cristianismo.

Seus campos de atuação são: Filosofia, Hermenêutica, Fenomenologia, Existencialismo.

Suas obras mais importantes são: A filosofia da vontade (primeira parte: O voluntário e o involuntário, 1950; segunda parte: Finitude e culpa, 1960, em dois volumes: O homem falível e A simbólica do mal). De 1969 é O conflito das interpretações. Em 1975 apareceu A metáfora viva.

FICHA TÉCNICA:

Título: Etica e Moral

Autor: Paul Ricoeur

Tradutor: António Campelo Amaral

Revisão da Tradução: José M. S. Rosa

Colecção: Textos Clássicos LUSOSOFIA

Design da Capa: António Rodrigues Tomé

Composição & Paginação: José e M. S. Rosa

Universidade da Beira Interior

Covilha, 2011

Apresentação:

Fazer um resumo destacando as principais idéias apresentadas pelos (as) autores (as), ilustrando-as por meio de citações contidas na obra, com aspas e indicação de página.

Exemplo:

Introdutoriamente o livro retrata que o desenvolvimento do conhecimento é algo que depende do seu contexto histórico e social assim como relatado pela autora “(...) as ideias e o conhecimento são representações da vida do ser humano, num dado momento de sua história, o conhecimento reflete o contexto social no qual é produzido (p. 9)”

Após as citações, seguem-se os comentários, expressando a compreensão pessoal e crítica do texto, baseando-se ou não em outras leituras e autores que você já conheça.

Exemplo:

A partir desta citação podemos entender que o conhecimento é uma produção humana, construído em um espaço social e com implicações políticas. Política, entendida aqui, como uma ação consciente e direcionada para um determinado fim, que no caso, caracteriza-se pela socialização do saber com vistas à melhoria da qualidade de vida. Mas nem sempre o conhecimento foi tratado a partir desta dimensão ética, pois...

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com