TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pensamento Social Politico Brasileiro I

Por:   •  17/12/2018  •  Trabalho acadêmico  •  611 Palavras (3 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 3

1. Discuta e compare as visões sobre o pensamento brasileiro nas décadas de 20 e 30 nos textos de Wanderley Guilherme dos Santos e Bolívar Lamounier.

Os autores trabalham em cima da estrutura politico social institucionalizada da primeira República, analisando suas convergências e divergências, baseando seus pensamentos sobre a Teoria do Liberalismo (Wanderley) e do Autoritarismo (Bolívar).

Começamos nossa análise sobre o texto de Bolívar Lamounier, onde o mesmo inicia sua argumentação, resgatando estudos históricos sociológicos, que criticavam o modelo constitucional de 1891, onde esta, por meios constitucionais, permitia ao governante a criação e implementação de politicas inteiramente positivistas. Sendo assim, a primeira constituição trazem contigo características que enalteciam um regime republicano, racional e autoritário, sem a ligação sobre interessem sociais e abstratos, prevalecendo assim a história e a ciência.

Bolívar é crítico do liberalismo, pois o mesmo acredita que um pensamento baseado da ideologia do Estado, a sociedade como um todo poderia ser melhor gerida por seus princípios. Sendo assim, a presença do Estado, seria superior a qualquer outra forma, sendo a concessão de legitimidade partida pelo próprio Estado. Ou seja, a sociedade seria o reflexo e resultado da própria organização estatal. Por deste modo, sua visão crítica ao liberalismo, é importante ressaltar que a ótica autoritária, inibi, se não coibi, a participal politica da sociedade por acreditar que dentro da sociedade brasileira há uma harmonia endógena.

Bolívar critica este autoritarismo instrumental, que consiste embasado em um objetivo impreciso da “ordem burguesa”, em que compreende somente a própria imagem do mesmo pensamento autoritário. Este pensamento é uma continuidade da intelectualidade brasileira que defende que “os tecno-intelectuais alojados no aparelho do Estado constituem uma elite especialíssima, movida por intentos altruístas, por uma visão de grandes horizontes e uma incomparável objetividade”.

Wanderlay Guilherme dos Santos apresenta um liberalismo no Brasil, mas necessariamente, incia sua elucidação com a explicação do termo liberalismo no Brasil, pois acredita que a falta de diferenciação dos significados tem por costume de confundir sobre o liberalismo e sobre a análise dos responsáveis por esta prática, que o autor discorre em seu texto. Ao se iniciar uma análise sobre o incio da República no Brasil e seu período de instabilidade do início do século XX, no Brasil e em países vizinhos, a prática governamental comum a época é a de uma centralização territorial e politica. Mas retornando ao início embrionário da República é inevitável não mencionar o período dos militares no poder, militares estes que sempre tiveram associados as praticas autoritárias do Império.

Por deste modo, é de certo afirmar que em sua primeira fase a República é marcada pelo autoritarismo e o Liberalismo tendo pouco campo de atuação, devido a este pensamento, autoritário, que era recomendável pelos detentores do poder à época. Este modelo antidemocrático, permanece firme até a figura consagrada de Getúlio Vargas após 1930.

Para Wanderley, o realismo dos conservadores no Brasil segue em embate com o “fetichismo institucional” do liberalismo. Estes mesmos eram crédulos que a instalação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (44.7 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com