TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Perspectivas Sociológicas - L. Peter Berger

Por:   •  17/12/2015  •  Artigo  •  262 Palavras (2 Páginas)  •  715 Visualizações

Página 1 de 2

BERGER, L. Peter. Perspectivas Sociológicas: Uma visão humanística. Rio de Janeiro, Vozes, 1973, p: 78-105.

1) Resumo: Levanta uma discussão a respeito dos papéis sociais do homem enquanto ser social. De modo que a sociedade influencia, tão fortemente a vida deste homem que passa a controlá-lo. Dessa forma, a sociedade predetermina o papel de cada indivíduo, levando em consideração questões como raça, classe social, sexo, etc. Este indivíduo, por sua vez, cria sua identidade e sua visão de mundo, baseadas neste papel “imposto” pela sociedade. Mas alguns questionam essa determinação e buscam galgar melhores “papeis” para si.

2) Citações

“A pessoa age em sociedade dentro de sistemas cuidadosamente definidos de poder e prestígio. E depois que aprende a sua localização, passa também a saber que não pode fazer muita coisa para mudar a situação.”(p. 79)

3) Comentários

O texto mostra formas de como a sociedade busca manter-se imutável, estabelecendo os mesmos papeis a novos “atores” que são representados pelos homens, que terão seus papeis definidos desde o nascimento até a sua morte, fase na qual este papel será passado para o próximo “ator”. Os mecanismos utilizados para esse fim se mostram eficazes, o que faz com que o indivíduo que, por ventura, venham a questionar o seu papel, tenha grande dificuldade para mudá-lo.

4) Questionamentos

De que maneira o homem, enquanto ser social, que possui seu papel, perante a sociedade, predefinido, pode buscar meios para quebrar esta imposição proposta pela sociedade?

Por quais motivos o “Sistema Social” atual, não busca evoluir de maneira a acompanhar o desenvolvimento de países que se mostram muito mais eficazes na distribuição desses papeis?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (40.5 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com