TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Perspectivas da Geografia, Henri Bauling

Por:   •  6/12/2018  •  Trabalho acadêmico  •  554 Palavras (3 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 3

Trabalho de Geografia

Prof. Gerthel

Integrantes: Sanny; Samuel; Matheus Pires; Maria Heloisa; Wellynton; Carlos Augusto

Perspectivas da Geografia

Henri Bauling

A ideia do texto é compreender se Geografia é ou não uma ciência. Primeiramente tenta-se definir o que é “ciência” mostrando algumas definições de outros autores como o físico Lord Acton “ a combinação de um grande numero de fatores similares na unidade de uma generalização, de u principio ou de uma lei, que nos permitirá predizer com certeza o retorno de fatos semelhantes nas condições dada”, outro exemplo de um fisiologista, T.H. Huxley é “todo conhecimento que repousa sobre provas (evidência) e sobre o raciocínio”.

        Porém a abordagem termina quando o autor retoma por outro caminho fazendo a pergunta: O que é Geografia, o que ela tem sino, o que ela vem a ser e o que ela pode aspirar a ser para saber em qual sentido ela pode pretender ao titulo “Ciência”.

        Para entender o que é Geografia o texto trás vários fatores que remetem a prática de se fazer Geografia citando a morfometria de uma forma que já explicita a maneira de se estuda-la renunciando as descrições parciais, acumuladas de detalhes heteróclitos, para compreender as partes é preciso vê-las com conjunto e considerar suas relações como a oposição do hemisfério continental ao nordeste e do hemisfério oceânico ao sudoeste, agrupamento das terras em torno do pólo norte por exemplo. Desta geometria se origina a morfometria. (Pag. 62)

        Alexandre Humbolt engaja a Geografai nos caminhos modernos. Para elea Terra é um todo ordenado o que ele chama de “cosmos” e ressalta suas particularidades concretas nas suas paisagens pelas suas viagens medindo as altitudes com o barômetro, temperaturas da água e do ar reconhece correntes marítimas e prepara a primeira carta de isotermas, além de publicar um manifesto introdutivo da geografia botânica fundando assim, sobre bases sólidas, a Geografia Natural. (Pag. 62 e 63)

        No século XIX e XX florescem as ciências geográficas, classificadas em: geografia matemática (geodésia) que se ocupa da figura verdadeira da Terra conduzindo para a geofísica, um aglomerado de ciências diversas como a gravidade, magnetismo terrestre e até mesmo a meteorologia, porém seu principal objeto de estudo é a sismologia (estudo da constituição interna do globo). Estuda-se também a Geologia, constituída da cristalografia, mineralogia e petrografia (Pag.63)

        Esses estudos aqui exemplificados podem portanto, serem chamados geográficos, não necessariamente por serem estudados por geógrafos mas por matemáticos, físico, e químicos mas que estudam as particularidades da Terra, como as forças das coisas, dos seres e dos fenômenos. Fenômenos esses que devem estudados não separadamente mas sim em sua mútua dependência. Sem dúvida, analisar os fatores que levam a esses fenômenos de maneira isolada afim de medi-los pode ser feito, porém é preciso agrupa-los para entender as relações.

        Portanto podemos entender Geografia por um método, como as relações entre localização, extensão, variações locais ou regionais de frequência ou de intensidade e não por uma ciência no sentido ordinário da palavra mas sim o conjunto delas podendo ser elas munidas de seus métodos próprios pensando sempre nas coisas e os acontecimentos em função da Terra.

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (56.2 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com