TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa cientifica

Por:   •  24/4/2016  •  Dissertação  •  890 Palavras (4 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

Curso de Gestão Hospitalar

Disciplina: Metodologia do Trabalho Cientifico

                                                     Professora:

Pesquisa Cientifica

Aluna:

São Luis,

2014

  1. Conceito de Pesquisa Científica:

            É o Método pelo qual o individuo através de um processo de investigação utiliza os        métodos científicos para resolução de um problema, avaliando se este problema é de interesse da comunidade cientifica e se trará benefícios para o interesse da sociedade.

  1. O que caracteriza a Pesquisa Científica:

 Caracteriza-se através da aplicação da Metodologia Cientifica e de técnicas adequadas   procurando obter dados fieis ,objetivos,relevantes para se conhecer e compreender um dado fenômeno.

  1. Pesquisa Científica e Desenvolvimento Social:

A pesquisa cientifica vem ao longo dos séculos sendo utilizada como um dos recursos para melhorar o Desenvolvimento Social. Ela é crucial para que ocorra o desenvolvimento,  oferecendo novos subsídios que irão permitir indicar uma melhor maneira de procurar solucionar problemas detectados, pela utilização de novas técnicas desenvolvidas.

Países que investem em pesquisa apresentam melhores resultados sociais, nos países menos desenvolvidos, Nos Países menos desenvolvidos ela não é reconhecida como indispensável para promover o desenvolvimento econômico. O seu retorno político é pouco significativo e não atrativo, uma vez que vai depender de um esforço continuado cujos frutos não são colhidos em curto prazo. O Brasil vem investindo de uma maneira fraca em pesquisa, de modo que ela não é muito competitiva em retorno econômico significativo, limitando a sua participação em inovações relevantes. A pesquisa científica é uma arma poderosa que vai permitir que ocorra um retorno econômico significativo. Assim, a importância de investimento em pesquisa e desenvolvimento é fundamental e indispensável para o nosso país.

Países como os Estados Unidos, devem a maior parte de seu crescimento econômico a investimentos em pesquisa, com o conseqüente surgimento das inovações tecnológicas. Em 2008, os Estados Unidos investiram 2,79% do PIB em pesquisa e desenvolvimento. Números muitos altos com relação ao Brasil.

Através do avanço das fronteiras do conhecimento humano, a ciência proporciona aos    povos que participam de fato de seu desenvolvimento uma melhor qualidade de vida. Isto é conseguido através da libertação do homem em relação às necessidades básicas de sobrevivência e da conseqüente sofisticação da atividade humana nos seus aspectos sociais, econômicos, culturais e artísticos. Em última instância, fazer ciência é viver na plenitude a aventura do homem sobre a terra. Os povos que não participam do desenvolvimento científico estão, em grande medida, alijados dos avanços nos padrões de qualidade de vida e são economicamente subalternos em relação aos povos que lideram os avanços do conhecimento. Reverter esta situação não é tarefa fácil, já que criar uma cultura científica exige grandes investimentos em educação e cultura, o que é dificultado pelas carências advindas da dificuldade que estas sociedades têm em criar riquezas sem o insumo principal para isso, que é o conhecimento. Encontrar maneiras de quebrar este círculo vicioso é o grande desafio das sociedades dos países em desenvolvimento como o nosso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (94.2 Kb)   docx (35.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com