TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento estratégico dentro do conceito de gerenciamento estratégico

Seminário: Planejamento estratégico dentro do conceito de gerenciamento estratégico. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/5/2014  •  Seminário  •  707 Palavras (3 Páginas)  •  499 Visualizações

Página 1 de 3

O planejamento estratégico dentro do conceito de administração estratégica

Resumo:

Conceitos sobre planejamento estratégico, e como este auxilia as organizações a se manter atuando frente à enorme concorrência e a instabilidade do mercado, servindo como uma ferramenta fundamental para orientar a empresa em relação ao seu futuro. Também mostra a importância do planejamento para que as organizações consigam suportar as demais eventualidades que possam afetar a empresa.

A implantação do processo de administração estratégica e procura esclarecer os aspectos

fundamentais do relacionamento dos conceitos de visão estratégica e gestão na implantação do planejamento estratégico, bem como destacar algumas opiniões atuais de como devem ser tratados o planejamento para o presente e o planejamento para o futuro.

A administração estratégica surge devido ao ambiente altamente competitivo e instável. Segundo Maximiano (2004), estratégia é uma palavra herdada dos gregos, que a usavam para designar a arte dos generais. Estrategos eram os comandantes supremos escolhidos para planejar e fazer a guerra na antiga Grécia. A principal meta do planejamento estratégico é ajudar a empresa a selecionar e organizar seu negócio de modo a manter-se saudável, mesmo que eventos inesperados afetem de maneira adversa seus negócios ou algum de seus produtos.

O planejamento estratégico é projetado em longo prazo e está voltado para as relações da empresa e seu ambiente, estando sujeito a incertezas devido aos efeitos ambientais. Envolve a empresa como um todo, criando um efeito de sinergia que contribui para o desenvolvimento de todas as capacidades e potencialidades da organização, num processo contínuo na busca de excelência.

O QUE É PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO?

Das quatro funções administrativas: planejamento, organização, liderança e controle, o planejamento é considerado o mais fundamental. Planejamento significa “o ato de determinar as metas da organização e os meios para alcançá-las”. O processo de elaboração do planejamento estratégico envolve três procedimentos essenciais que são: O primeiro é a análise do ambiente esterno (oportunidades e ameaças do ambiente); segundo o diagnóstico do ambiente interno da organização (análise do desempenho da organização e dos pontos fortes e fracos de seus sistemas internos); terceiro a preparação de um plano estratégico que compreende um ou mais dos seguintes componentes: objetivos, missão, visão e vantagens competitivas. Plano Estratégico é pertinente à organização como um todo, enquanto os Planos Táticos estão relacionados com as diversas áreas da organização. Por exemplo, um Plano Financeiro e um Plano de Marketing são Planos Táticos. Para operacionalizar os Planos Táticos, são preparados os Planos Operacionais, que orientam a alocação de recursos para cada parte dos Planos Táticos.

O Conceito de Administração Estratégica

O estudo da Administração Estratégica teve sua forma definida pela primeira vez após a Fundação Ford e a Carnegie Corporation patrocinarem, nos anos 50, a pesquisa no currículo das escolas de negócios. Um resumo dessa pesquisa,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com