TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano De Marketing Estrategico

Casos: Plano De Marketing Estrategico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/4/2014  •  4.386 Palavras (18 Páginas)  •  289 Visualizações

Página 1 de 18

1. Introdução

O setor de serviços na sociedade contemporânea tem se demonstrado de fundamental importância na participação da economia, seja através de sua influência no PIB, na geração de empregos, em sua relevância na movimentação de capital, e pela tendência de transformação que a economia mundial está experimentando. A necessidade das empresas é se tornar cada vez mais competitiva em sua capacidade de desenvolver e criar novos produtos, somada à inovação de processos e tecnologias de produção e, principalmente, em fundamentar sua capacidade de desenvolver novas competências. Nas organizações, o conceito de competência como vantagem competitiva tem levado a identificar novas oportunidades de negócio e a utilizar de forma estratégica os seus ativos intelectuais e é exatamente neste contexto que o Marketing Estratégico desenvolve um papel importante na vida das companhias de forma Integrada e Planejada.

Neste contexto, este trabalho busca explorar as decisões do composto de marketing na dimensão estratégica com ênfase na análise ambiental como método decisório das organizações, onde foi selecionada a empresa MídiaClip e será apresentado um relatório avaliando a situação estudada do ponto de vista crítico focado em referencial teórico.

2. Apresentação da Empresa

A MidiaClip foi fundada no ano de 2002 com objetivo de oferecer ao mercado corporativo ferramentas para a gestão e difusão da comunicação e marketing. O Clipping é uma expressão idiomática da língua inglesa, uma “gíria”, que define o processo de selecionar notícias em jornais, revistas, sites e outros meios de comunicação, geralmente impressos, para resultar num apanhado de recortes sobre assuntos de total interesse de quem os coleciona. No Brasil o termo é muito difundido como forma de pesquisa contratada sobre determinadas notícias, surgindo a variante clipagem. Uma variação moderna do termo clipping foi feita através da abreviação de eletronic clipping, surgindo assim o termo e-clipping.

Atualmente o serviço de clipping é realizado por assessorias de imprensa para identificar as referências a determinado cliente ou tema de interesse. Na internet é possível encontrar sites que realizam clipping de acordo com as palavras-chaves determinadas pelo usuário e enviam alertas por e-mail.

A MidaClip, que atua neste segmento, é sediada na Bahia e realiza um amplo levantamento dos conteúdos de Rádio, TV, Jornal e Internet, tendo como principal missão o monitoramento, registro e análise dos conteúdos divulgados pelos meios de comunicação.

Inovadora no setor, criou métodos de pesquisa e análise que permitem dimensionar a complexa rede de gerenciamento da informação, oferecendo às corporações mais segurança nas tomadas de decisão. Assim, transformou-se em importante instrumento de gestão de negócios, sensível medidor do impacto das notícias na imagem das empresas e instituições e eficiente mecanismo de monitoramento dos passos da concorrência. Além disso, disponibiliza um amplo portfólio de Tecnologia da Informação, com soluções para transmissões ao vivo de eventos via Internet e Celular, dentre outros serviços voltados a divulgar ideias e produtos.

É composta por 41 colaboradores, definidos como Atendente, Auxiliar de RTV, Auxiliar de Jornal, Auxiliar de Manutenção de Informática, Recepcionista, Secretária, Gerentes, Sócio Gerente, Supervisoras, Diretoria e Jurídico.

2.1 Missão

Oferecer ao mercado pesquisa e monitoramento, provendo informações relevantes para a tomada de decisão a partir da análise e mensuração dos meios de comunicação.

2.2 Visão

Ser a empresa líder no mercado regional com forte atuação no mercado nacional e mais inovadora no segmento de monitoramento de comunicação.

2.2 Valores

Ética

Integridade

Respeito às pessoas

Criatividade

Inovação

Compromisso

3. Levantamento de Oportunidade

A Era da Informação começou na década de 70 com suas invenções de microprocessador, a rede de computadores, a fibra ótica e o computador pessoal. Está sendo mais que uma transformação social. Ela é uma mudança na condição humana. Antigamente julgavam as pessoas pelo trabalho que ela exercitou, mas, atualmente a quantidade de esforço não significa mais resultados.

Mãos calejadas não representam mais sinônimo de trabalho honesto. Será a capacidade criativa e pensante, que sempre nos diferenciou dos demais animais, que, determinará o sucesso das pessoas na economia mundial. O aprendizado contínuo se torna imprescindível.

Peter Drucker, renomado consultor de empresas e autor de dezenas de livros sobre o assunto, foi a primeira pessoa a chamar o momento que estamos vivendo de era da informação. É dele também o livro Administração em Tempos de Grandes Mudanças, que expõe claramente esses novo paradigma social. Este livro demonstra que podemos determinar o início da Era da Informação a partir da atitude dos soldados americanos que, após voltar da II Guerra Mundial, tinham como uma das principais exigências as suas colocações imediatas em alguma universidade. Hoje isso pode parecer óbvio, mas na época foi muito marcante visto que aqueles que voltaram da I Guerra aspiravam apenas por um emprego seguro. Neste momento, por volta de 1946, o conhecimento já estava sendo mais valorizado do que o trabalho simplesmente operacional.

A era do acesso interativo on-line a repositórios (multimídia) de informações em todo mundo já chegou. Hoje o usuário, conectado à Internet tem a possibilidade de navegar no ciberespaço e acessar aos mais diferentes tipos de informações.

Dentro deste contexto, o processo de customização tem a finalidade de proporcionar ao indivíduo a facilidade de obter uma informação necessária quando for preciso. Em outras palavras, customização significa transformar a informação entrante numa informação segmentada que seja adequada às necessidades de um indivíduo num determinado instante. Assim a customização da informação ocorre imediatamente antes do uso dela.

O jornal, o rádio e televisão foram se sucedendo ao longo da história recente da humanidade, sem que, o aparecimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.8 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com