TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pobreza nos Dias de Hoje Redação

Por:   •  8/11/2021  •  Dissertação  •  360 Palavras (2 Páginas)  •  73 Visualizações

Página 1 de 2

POBREZA ATUALMENTE

A pobreza é definida visando algumas características, como, se o indivíduo tem ou não suas necessidades básicas atendidas e a sua situação econômica, e temos alguns conceitos que estão ligados a ela, como, falta de infra-estrutura, desigualdade social e o analfabetismo.

FALTA DE INFRAESTRUTURA

A falta de infraestrutura em uma região ou país faz com que nem toda sua população tenha acesso as suas necessidades básicas, como, água, alimento, moradia e saúde.

Podemos ver como exemplo o nosso próprio país, onde acompanhando as notícias sobre o governo, podemos ver a falta de investimento na infraestrutura do país, que por sua vez leva regiões do país a serem limitadas de seus recursos naturais, como algumas as que vivem dependendo de caminhões-pipa para ter água, faz com que aumente o número de desabrigados cada vez mais, e não disponibiliza a todos um acesso à saúde e cuidados médicos adequados, deixando faltar medicamentos e médicos em muitos postos de saúde.

        

DESIGUALDADE SOCIAL

Afetando a educação e as oportunidades, a desigualdade social tem um grande papel em conjunto com a pobreza.

Dentro da desigualdade social temos várias vertentes, uma delas é a desigualdade racial, que faz com que pessoas negras tenham menos acessoa a educação e a oportunidades de emprego, reflexo do racismo e do racismo estrutural, fazendo assim com que as mesmas não consigam nenhuma fonte de renda e vivam em situações precárias, em periferias e favelas, onde muitas vezes as mesmas não tem suas necessidade e direitos básicos atendidos.

ANALFABETISMO

O analfabetismo implica na pobreza por vez que, uma pessoa analfabeta sempre vai se encontrar “isolada” do restante da população e de informações. Uma pessoa que não sabe ler nem escrever tem mais chances de permanecer na pobreza, pois a mesma muito dificilmente vai conseguir um emprego ou alguma fonte de renda que consiga suprir as suas necessidades.

O maior problema é quando o individuo nasce em uma família analfabeta e não tem incentivo para aprender a ler e a escrever, sendo assim esse indivíduo permanece na pobreza durante a sua vida toda, mais a diante cria uma família e esse ciclo acaba por se repetir mais uma vez.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (29.3 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com