TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Politica Social

Trabalho Escolar: Politica Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/4/2014  •  1.124 Palavras (5 Páginas)  •  505 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

O trabalho elaborado tem como temas a descriminação, a desigualdade social, os diversos tipos de culturas, sanções, politicas publicas racismo. Tem ligação com a disciplina Acumulação Capitalista e Desigualdade Social que relata sobre as causas da globalização, que são as desigualdades e também com sociologia que estuda o comportamento dos seres humanos e contribui para melhorar o convívio em sociedade. Trata dos Direitos Humanos, relata sobre politicas publicas e sua importância para a sociedade.

2

1ª QUESTÃO

Faça uma análise comparativa entre a cultura de massa, cultura popular e indústria cultural.

Resposta: (01 Página no máximo)

Valor: 0,5

Resposta: Cultura é tudo que inclui conhecimento, as crenças, a arte, a moral e a lei. A cultura popular está ligada ao povo e suas tradições, as festas populares, as manifestações religiosas, as tradições passada de pais para filhos. Ela está ligada também aos medicamentos caseiros e as linguagens regionalizadas. A cultura de massa envolve uma parte maior da sociedade, de um modo geral esta cultura é proporcionada pela indústria cultural, como o gosto artístico e de vestuário. Algumas das manifestações que expressam a cultura de massa são o carnaval, o futebol e as festas juninas. O termo indústria cultural foi criado para designar a situação da arte na sociedade é a cultura produzida pela mídia, rádio, entre outras. Todas as culturas estão ligadas entre si, pois se refere a gostos e manifestações da uma sociedade.

2 ª QUESTÃO

Com base na aula 01- Indivíduo e Sociedade compare os tipos de sanções que permeiam a nossa Constituição Federal. Fundamente sua resposta

Resposta: (01 página no máximo)

Valor: 1,0

Resposta: Temos dois tipos de sanções que estão ligadas a nossa constituição, são as sanções legais e sanções espontâneas; as sanções legais são as leis que foram constituídas pela sociedade, se as mesmas não forem cumpridas implicará em aplicações de penalidades legais. As espontâneas são as impostas e exigidas pelo grupo que pertencemos. Uma sanção está ligada a outra, pois de certa maneira o grupo esta preparando os seus integrantes, dando equilíbrio, com regras e deveres para que eles possam viver em sociedade, respeitando as leis e evitando as punições legais.

3

3 ª QUESTÃO

Jorge Daher (2008) afirma em seu artigo ser um equívoco considerar as políticas públicas para a juventude, ações direcionadas somente a um segmento da sociedade ou grupo de interesse, a exemplo das cotas aos negros ou afrodescendentes. Diante do exposto, produza um texto dissertativo apresentando os seus argumentos sobre as principais políticas afirmativas implantadas no País.

Resposta: (01 página no máximo)

Valor: 1,0

Resposta:

O futuro do país

“O Brasil possui cerca de 50 milhões de jovens, com idade entre 15 e 29 anos, que já demonstram determinação em assegurar seus direitos e ocupar um lugar de destaque no processo de desenvolvimento no país” (www.juventude.gov.br/guia). São os jovens de hoje que vão garantir o futuro de toda a nação, pois o amanhã pertence a eles, se faz necessário educa-los e prepara-los para viver em sociedade e promover a igualdade. As politicas públicas são necessárias para garantir ao cidadão emprego, renda, educação de qualidade, essas politicas não são direcionadas apenas a uma parte da população, e sim para todos, o sucesso de um cidadão de certa maneira depende do sucesso do outro, pois se um jovem recebe o direito a uma cota para negros, por exemplo, a sua formação profissional vai garantir o seu futuro financeiro, na maioria das vezes o futuro de sua família também, com isso a economia do país cresce assim a população só tem a ganhar, afinal é desta maneira que acontece o fluxo circular de renda. A sociedade ganha também, pois quanto menor for o número de marginalizados na rua, menores serão os números de assaltos, brigas, violência em geral. Outro exemplo é quando uma mãe de família recebe o beneficio do Bolsa Família, além dela e de sua ter condição de colocar o pão na mesa, o mercado do bairro vai aumentar as suas vendas. Todo cidadão tem direitos e deveres que precisam ser cumpridos, cada um fazendo a sua parte fica mais perto de chegar ao país igual para todos, e assim melhorar a qualidade de vida de toda sociedade. As Politicas Publicas existem para garantir esses direitos e facilitar um bom convívio entre a sociedade

4

4ª QUESTÃO

“Um dia após ser alvo de racismo na cidade de Huancayo, Peru, a 376 km da capital Lima, o volante Tinga desembarcou no Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, com semblante fechado.

Na derrota do Cruzeiro por 2 a 1 para o Real Garcilaso,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com