TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Politica Social

Tese: Politica Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/10/2014  •  Tese  •  1.228 Palavras (5 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 5

Foi no capitalismo que surgiu a politica social, e que teve sua constrção por meio das muintas mobilizações que a classe operaria fazião, vindo da revoluçãoindustrial.

Um dos maiores desafios a serem enfrentados neste processo foi na indentificação do papel a ser desenvolvido pelo estado nação pois o mesmo tem deixado a desejar em algumas de suas perrogativas tanto na economica politicas e nas sociais quanto na cultural.

A politica social apareceu como uma estrategia para intervir no meio gonernamental, nas muitas relações sociais originadas no mundo da produção, ou seja que foi relacionada a um determinante processo de mediação, como o de estrategia estata de interesses e de conflitos.

As politicas publicas passaram a se discutidas em espaços transnacionais, sendo que o acordo eram imposto e aceito de determinada forma que era capaz de modificrem e de influenciarem na execursão e também na sua definição de politica sociais.

Perante os muitos desafios no qual foram descritos se ver nescessario o serviço social para que venham a desenvolver e planejar açoes relativas e com estrategia perante a nova gentão dos serviços.

As privações de varios acesso a bens de serviço, a pobreza, a desigualdade social, a gritante concentração de renda se dá uma dimensão muito complexa a conhecida exclusão social se confunde muito facilmente com pobreza, desigualdade entre outros.

è muito comum encontrarmos familias com diversas situações economicas que induzem a violação de direitos de seus fsmiliares, sendo criança jovens e idosos entre outros, esta situação é encontrada com maior frequencia em locais onde o desemprego é eencontrado com um indice elevado.

a proteção social especial se da atenção a reestruturação nos serviços para abrigamento dos individuos por alguma razão não contão com a proteção de seus familiares, para se dá uma modalidade nova de atendimento.

No caso de de proteção especial, é uma modalidade de atendimento assistencial aos familiares de pessoas que em situação que oferece risco tanto pessoal como social sendo em caso de maus tratos, abandono, abuso sexual, e uso de drogas.

O serviçode proteção especial tem como sistema de garantia de direitos exigindo uma gestão complexa e dividida entre os poderes judiciarios, e o ministerio pulblico e outos orgãos publico.

Vale destacar que os programas forão assumido pelos três entes federais na qual se deu um grande efeito positivo na sociedade brasileira como o programa de (Enradiação de trabalho infantil) PETI, e o progrma de combate a exploração de crianças e adolescente.

1942 criação da LBA- legião brasileira de assintencia coordenada pela primeira dama para atender familiares de pracinhas envolvido na guerra , após 1946 o atendimento passa a ser destinados a pessoas pobres, além de apoiara maternidade e a infancia.

1943- promulgação da consolidação das leis de trabalho CLT.

1960- aprovação da lei organica da previdencia social Lops unificação dos beneficios colocando em ordem mais de 300 leis e decretos referentes a previdencia social.

1963- criado o funrural: Fundo de assistencia do trabalhador rural, em resposta aos movimentos dos trabalhadores rurais, dando a eles os direitos trabalhistas.

1966- criado o INPS instituto nacional de previdencia social sendo unificado de cima para baixo, em um unico organismo contextualido na politica centralizadora do governo federal .

1971- ampliação de previdencia ao trabalho rural como o benificio de meio salario minimo menor do que nas ooutras categorias.

1988- criada a contituição federal do brasil.

conclusão

No decorrer da historia, a população vivenciou um processo gigantesco de mudança social embora bastente lento nas muitos ocasiões em que as mudanças sociais aconteceram foram motivadas por guerras, epidemias e fome as muitas mudanças e a adatações a nova realidade que vivenciavam foram motivos bastante suficiente para o avanço das politicas sociais.

Foi no século XX no ual surgiu os direitos sociais pautado nos antendimentos para as nescessidades humanas como a alimentação , saúde e habitação.Perante a realidade daquele momento onde era comum ver as pessoas atingida pela pobreza doenças e a miseria, o analfabetismo e muitas formas de violencia e desigualdade sociais e economica.

Partindo da suposiçaão no qual o papel do estado ver os minimos sociais, cabe ao mesmo oa respossabilidade de se organizar e prover a dignidade da população, buscando um meio de conduta bem significativa e sucedida, pra que isso venha a contecer a educação é de uma importancia extrema, a saúde basica e a assistencia aos desempregados e o cesso a justiça.

As diversas contradições sociais efetivo as descriminações as muitas formas sofridas de violencia, a exclusão a pouca ou nenhum acesso as oportunidades ainda é bastante comum nos dias de hoje, ainda

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com