TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Politica Social

Exames: Politica Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/12/2014  •  452 Palavras (2 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 2

BREVES CONSIDERAÇÕES A RESPEITO DA FENOMENOLOGIA E DO MÉTODO FENOMENOLÓGICO

Diante do que foi lido do artigo realizado por Guilherme Saramago de Oliveira e Ana Maria de Oliveira Cunha se percebe que está sendo feito uma coletânea de conceitos como base para estudos muito bem amparados pelos teóricos Martins (1992), Triviños (1992), Gil (1995), Masini (1989), Dartigues (1992), Bicudo (1989) Ponty (1973) e Vera (1983). Breves considerações a respeito da Fenomenologia e do método Fenomenológico e como surgiu e se fundamenta a pesquisa fenomenológica, se entende que é por meio de experiências e investigação em busca de entendimento do fenômeno que está acontecendo e sendo vivido pelo sujeito no momento. Seus objetivos, definir, contextualizar e caracterizar alguns dos pressupostos fundamentais da fenomenologia enquanto método de pesquisa qualitativa. Inicialmente são apresentadas algumas idéias básicas da fenomenologia para, posteriormente, tratá-la como alternativa metodológica de investigação científica. Então o pesquisador não parte de um referencial teórico previamente estabelecido. É por meio de suas experiências, do seu mundo-vida, que é possível ao investigador interrogar o mundo que o circunda em busca do entendimento do fenômeno.

Diante das citações apresentadas no trabalho a descrição fenomenológica, compõe-se de três elementos: a percepção, a consciência que se dirige para o mundo-vida e o sujeito que se vê capaz de experimentar o corpo-vivido através da consciência. Para Martins (1992), o que se objetiva na pesquisa fenomenológica são os significados que os sujeitos atribuem à sua experiência vivida, significados esses que se revelam a partir das descrições realizadas por esses mesmos sujeitos. A descrição da experiência por quem vivencia um fenômeno é o caminho para a compreensão dele, e a linguagem é uma das formas que se abre para essa compreensão

Sendo que todo momento tem seu sentido diante de uma observação e suas ações se tornam fato da história que está sendo vivida pelo sujeito isolado ou na sociedade. Para concluir, é de grade importância ressaltar, de acordo com Martins (1992), que a trajetória do estudo fenomenológico tem a finalidade de estabelecer um contato direto com o fenômeno vivido pelo sujeito pesquisado. Para compreender esse fenômeno é necessário recorrer ao discurso, à descrição mais ampla do sujeito com o intuito de conseguir uma maior aproximação com a densidade semântica do fenômeno. Apenas um vocábulo, uma expressão, um conceito, uma definição não poderá expressar tudo o que há a ser falado em relação ao que se pretende investigar. Sabemos que todo estudo parte de um acontecimento diferente do que estar sendo vivido na normalidade de momento o que se tem como resultado é uma conclusão por meio de investigação diante de uma pesquisa.

Referência:

Breves considerações a respeito da Fenomenologia e do Método Fenomenológico/ Guilherme Santiago Oliveira¹ e Ana Maria de Oliveira Cunha².

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com