TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Política Educacional Estadual

Ensaio: Política Educacional Estadual. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2014  •  Ensaio  •  521 Palavras (3 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 3

Caso concreto 1

1-Qual o espaço social da palavra política que ele se refere?

R- O espaço político e social que o texto refere é a discussão, a reflexão e decisão sobre as políticas públicas educacionais.

2- A qual tipo de discurso político ele se refere? Justifique as suas respostas?

R- O tipo de discurso é de esquerda, Na ocasião que o CIEP’s foi implementado no Rio de Janeiro, o Brasil estava no fim da ditadura,sendo assim, os CIEP’s representavam uma educação de qualidade, libertação com condição de proporcionar as crianças no desenvolvimento pleno de suas capacidades.

Atividade extraclasse Obrigatória:

1°- Elaborar uma resenha critica, traçando um paralelo entre a realidade fática apresentado no vídeo e a realidade brasileira.

R- A pluralidade do direito, nada mais é do que um conjunto de leis e costumes específicos de determinado grupo social, é uma realidade o mundo atual, já que há uma grande desigualdade entre todos nós. O direito estatal não supre todas a necessidades humanas, por isso, são criados outros direito para que se possam atingir todas as classes sociais . “ As leis são sempre úteis aos que possuem e nocivas aos que nada tem”. Rousseau tinha razão ao pensar assim, tento em vista que as pessoas de classes sociais altas são as que criam as leis e assim são mais beneficiados com isso, já os de classe baixa muitas vezes nem sabem da existência das leis. Assim, partes da população criam a suas próprias leis, mas como se exigir o cumprimento da lei a uma pessoa que está com fome, enquanto outra usa indevidamente o dinheiro público? No Brasil acontecem essas coisas, a única diferença é que a maioria pertence à classe média e conhece as leis, mas em áreas de classe médio-baixo ou indígena, eles possuem seu próprio direito. “A igualdade talvez seja um direito, mas não existe poder na terra que possa transformar em realidade”. Esse pensamento de Balzac é um fato no Brasil, pessoas com mais condições normalmente são egoístas e nunca iriam querer se igualar a todos.

2°-

3° O liberalismo econômico, em essência é extremamente conservador na medida em que propõe o retorno ou a manutenção do “Estado de Natureza” – similar ao que vivem os animais- no qual cada indivíduo busca sofregamente satisfazer os interesses e desejos sem qualquer preocupação de ordem filantrópica ou comunitária. É claro que existem regras que suavizam essa busca, mas a essência é a mesma que a existente no período pré- civilização. Manteve-se, conserva-se, aquele modo de vida.

O liberalismo político, por sua vez, prega, o máximo respeito ao cidadão. À vontade e ao desejo de casa indivíduo. E essa será à base do relacionamento entre o sujeito e o estado, do qual resulta a defesa intra-seguinte das liberdades individuais, dentre as quais se podem citar a liberdade de opinião, de crença religiosas ou política, o direito à reunião, à expressão artística, sempre uma luta contra o poder do estado, que deverá ser contido ao máximo possível. Além das liberdades civis ou individuais, o liberalismo político defende ardorosamente a divisão entre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com