TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfólio: Bacharel em Educação Física

Por:   •  3/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.203 Palavras (5 Páginas)  •  353 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

2015

CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO

Curso:

Bacharel em Educação Física

Disciplina:

Fisiologia Humana

Tutor:

Anderson Vasconcelos Soares

RA:

1138636

Aluno (a):

Edcarlos Santos da Silva

Turma:

DGEB1401FDS1N

Unidade:

01

Atividade da 4ª semana

                Questionário

  1. Explique o que é fisiologia e homeostase?

Fisiologia: é o estudo da natureza dos organismos, ou estudo das funções. Podemos afirmar também que é a ciências que estuda as funções biológicas dos organismos, das células aos tecidos, destes aos órgão e dos órgãos ao sistema geral além de entender como o todo é capaz de realizar funções essências da vida.

Homeostase: é o equilíbrio dinâmico do organismo que mantem a vida dos seres vivos, através das realizações das funções celulares, teciduais e dos sistemas, no momento, no local, na intensidade, na frequência e na duração adequada. “é a busca do organismo por equilíbrio constante”.

  1. O que é ribossomo, retículo endoplasmático rugoso e liso, complexo de Golgi, lisossomos, peroxissomo e mitocôndrias? Qual a função de cada uma dessas estruturas celulares?

Ribossomos: são estruturas granulosas que contém uma mistura de RNA (acido ribonucleico) e proteínas. São responsáveis pela síntese de novas moléculas de proteínas na célula.

Retículo endoplasmático rugoso e liso: são estruturas laminares que se interconectam. A parte do retículo endoplasmático que contém ribossomos é denominada de retículo endoplasmático liso, que é responsável pela síntese proteica, já a parte do reticulo endoplasmático liso recebe o nome de retículo endoplasmático liso ou agranular, e é responsável pela síntese de substancias lipídica.

Complexo de Golgi: é formado por varias camadas de vesículas finas e achatadas e está intimamente relacionado com o retículo endoplasmático funcionando de forma associada. As substancias que estão contidas no retículo endoplasmático são enviadas para o complexo de Golgi, onde serão processadas para formar os lisossomos, vesículas secretoras e outros componentes citoplasmáticos.

Lisossomos: organelas que após serem produzidas no complexo de Golgi, são dispensadas no citoplasma em forma de vesículas, contendo enzimas hidrolíticas, responsáveis pela Lise (quebra) de estruturas celulares danificas, partículas de alimentos ingeridos pelas células e materiais  indesejados (como bactérias).

Peroxissomo: são vesículas que possuem oxidases, que são capazes de combinar íons de oxigênio (O2), com íons de hidrogênio (H) para formar o peróxido de hidrogênio (H2O2). Esta é uma substância altamente oxidante e é capaz de oxidar substâncias que poderiam ser toxicas para as células.

Mitocôndrias: é uma organela onde ocorre biossíntese aeróbia de ATP (trifosfato de adenosina), que é uma substancia de alta energia.

  1. O que é liquido intracelular e liquido extracelular? Quais as substâncias que são transportadas do fluido extracelular para o fluido intracelular?

 Liquido intracelular: o corpo humano adulto é composto por cerca de sessenta por cento de liquido e a maior parte deste líquido está localizado dentro das células, também conhecido como fluido intracelular.

Liquido extracelular: cerca de um terço de todo líquido que compõe o corpo humano está localizado no fluido extracelular, ou seja, fora das células e circulam livremente entre elas. É através do fluido extracelular que são transportados nutrientes e íons essenciais para que as células se mantenham vivas.

 

  1. O que é difusão simples, difusão facilitada, osmose e transporte ativo? Quais as substâncias que são transportadas em cada tipo de transporte?

Difusão simples: é um tipo de transporte passivo onde não há necessidade de uma molécula carregadora para atravessar a membrana plasmática como, por exemplo, o transporte de agua, gases, íons e moléculas pequenas, ou seja, não há gasto energético por que ela usa sua própria energia cinética.

Difusão facilitada: é um tipo de transporte passivo, no entanto necessita de uma proteína para carregar a substância através da membrana celular como, por exemplo, a glicose e aminoácidos.  

Osmose: é o transporte de água (solvente) através da membrana semipermeável, ou seja, permeável a agua e impermeável ao soluto, isso por causa de sua espessura pequena dos poros da membrana. A água é, pois, um exemplo de transporte.

Transporte ativo: é responsável por transportar substâncias contra o gradiente de concentração, há um gasto energético e necessita de um transportador ou carregador especifico. Exemplo de transporte: íons cálcio, sódio e potássio (bomba de sódio e potássio), ferro, hidrogênio, cloreto, alguns açucares, aminoácidos entre outros.

  1. Quais as fases do potencial de ação? Explique cada uma destas fases.

Despolarização: é a fase do potencial de ação onde ocorre estímulo que pode ser químico, mecânico, térmico entre outros, tornando a membrana celular significativamente permeável aos íons sódio, que entram imediatamente a favor do gradiente eletroquímico.

Depolarização: esta fase ocorre logo depois da despolarização, onde a onde o aumento permeabilidade ocorre em favor dos íons e potássio, ocorrendo um enorme movimento de íons potássio de dentro para fora da célula.

Hiperpolarização: é uma fase do potencial de ação, de pouca duração onde a principal função é buscar o equilíbrio da célula, que por sua vez esta com excesso de sódio em seu interior devido à bomba de sódio potássio. A hiperpolarização é responsável por enviar íons sódio para fora e íons potássio para dentro da célula até que a bomba de sódio e potássio volte funcionar normalmente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (137 Kb)   docx (15.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com