TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfólio Serviço Social

Por:   •  3/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.205 Palavras (5 Páginas)  •  2.584 Visualizações

Página 1 de 5

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL - UNINTER

CURSO BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL – EaD

Polo Lençóis Paulista

Nome do tutor local: Andreia Valdete de Oliveira Silva

Nome /RU: Cassia Maria Gadani/1052680


Gêneses do Serviço Social

Cassia Maria Gadani

 

Resumo: Este artigo apresenta uma reflexão sobre a atuação do profissional de Serviço Social e de como era a vida da sociedade antes e depois da criação da profissão. Além disso, relacionando como as matérias aprendidas - Fundamentos Históricos Teóricos e Metodológicos do Serviço Social / Dimensão Histórica; e Fundamentos Históricos Teóricos e Metodológicos do Serviço Social / Dimensão teórica, Positivismo – busca-se mostrar a visão da autora sobre a profissão antes e depois de começar o curso de Serviço Social.

PALAVRAS-CHAVES: Serviço Social. Profissão. Sociedade.

  1. Introdução

Esse artigo aborda sobre as diferentes fases da profissão de Serviço Social no Brasil e no Mundo, abordando as suas primeiras influências e necessidades, demonstrando sua força e importância até os dias atuais.

Aborda a importância do profissional em aperfeiçoar seus conhecimentos intelectuais e culturais para atuar com os desafios e avanços da profissão.

O trabalho está organizado em três partes distintas: A 1ª parte do trabalho é uma visão da autora sobre a profissão antes de iniciar o curso, a 2ª parte consiste em um aglomerado de informações sobre a gênese da profissão Serviço Social e a por fim, a 3ª parte demonstra uma visão atual da autora sobre o Serviço Social.

  1. O serviço Social

1ª Parte:

A minha visão do Serviço Social antes de começar o curso era a de ajuda. Trabalhei como agente comunitária de saúde e fazia visitas mensais nas casas e nessas visitas tinha que fazer relatórios das família, acompanha-las e ouvi-las, então me identifiquei com esse curso, a minha expectativa é fazer um concurso público e poder ajudar e contribuir para o avanço da população da minha cidade.

        

        2ª Parte:

O Serviço Social, surge para reprimir a contradição entre o capital e o trabalho nas primeiras décadas do século XIX.

A igreja católica teve bastante influência sobre o Serviço Social, pois na Idade Média com a Revolução Francesa a Igreja Católica perde-se muito o poder e a imagem de protetora dos mais pobres e se alia com o Estado e a burguesia.

Os primeiros agentes sociais são da burguesia e mulheres, por seu papel de mãe amorosa, dona de casa, tinha que ter boa saúde e noção dela, vir de uma família estruturada e era um trabalho voluntário.

Portanto, percebe-se que o nascimento do serviço social está ligado a Ação Católica (intelectualidade laica ligada a hierarquia da Igreja Católica), que tinha por objetivo a recristianização da sociedade através de um projeto social. Diante disto, Nos primórdios do Serviço Social, duas Encíclicas foram fundamentais na formação dos assistentes sociais brasileiros:

A Encíclica Rerum Novarum, divulgada por Leão XIII em 15 de maio de 1891, que tem por características principais:

  • Reconhecimento da exploração da força de trabalho e a desigualdade social;
  • Defesa da propriedade privada como algo como natural das pessoas;
  • A classe trabalhadora e a classe burguesa vivam em harmonia, onde os ricos ajudam os pobres;
  • A Igreja faz recomendações humanizadas e defende que o Estado deve defender o bem-estar dos operários.

E a Encíclica, Quadragésimo Anno, divulgada por Pio XI em 15 de maio de 1931, que tinha como características:

  • O cuidado com a questão social, acrescentando-lhe ao espirito caridoso a perícia técnica;
  • Início ao Serviço Social na Europa e nos Estados Unidos, com os agentes inicialmente agindo para a domesticação dos trabalhadores a serviço do capital.

O Serviço Social surgiu no Brasil em 1930, inspirado pelos ideais da igreja católica e era feito de forma assistencial e beneficente, teve uma grande influência positivistas de Auguste Comte, quando o país caminhava rumo a um intenso processo de industrialização e para um desenvolvimento econômico, social, político e cultural.

Nas décadas de 40 e 50 o Serviço Social no Brasil teve uma influência norte americana, e vai se afastando da Igreja e tendo uma visão voltada para a questão do tratamento e técnicas de como ser feito o atendimento aos usuários.

O então presidente Getúlio Vargas é contra a questão trabalhadora, ele reconhece a desigualdade social, mas não tem uma visão de mudança, ele acha que tem que melhorar a relação entre ricos e pobres, não queria as lutas dos trabalhadores pois isso mobilizaria a democracia no país.

Na década de 60, o Serviço Social continua o conservadorismo, mas fortaleceram a luta contra a desigualdade, nesse período os assistentes sociais estavam envolvidos em programas de governo, onde eram propostos planos, programas e projetos.

Nessa década, o Serviço Social, assumiu a direção do desenvolvimento, quando o então presidente americano Kennedy propôs a Aliança para o Progresso.

Os assistentes sociais tentam incorporar outras teorias no Serviço Social, mas acabam reprimidos pelo sistema político da época.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (104 Kb)   docx (15.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com