TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Problemas Sociais Do Brasil

Casos: Problemas Sociais Do Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/7/2014  •  1.316 Palavras (6 Páginas)  •  477 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

Atualmente, considera-se a educação um dos setores mais importantes para o desenvolvimento de uma nação. É através da produção de conhecimentos que um país cresce, aumentando sua renda e a qualidade de vida das pessoas. Embora o Brasil tenha avançado neste campo nas últimas décadas, ainda há muito para ser feito.

Olhando pelo retrovisor, o país de fato caminhou a passos largos. Há 60 anos, o que é muito pouco em termos históricos, o Brasil era um país eminentemente agrícola, com baixíssimos índices de acesso à educação e à cultura. Diante do passado próximo, não há dúvida de que o Brasil mudou... e mudou para melhor.

O debate educacional brasileiro não pode se restringir à comparação do "Brasil do passado" com o "Brasil do presente, é preciso analisar quais são nossas necessidades em termos de direitos educacionais e quais são nossas possibilidades (orçamentárias, institucionais, políticas). Apenas sob esse prisma é que se pode buscar meios de melhorar o ritmo de melhoria dos indicadores educacionais brasileiros.

A EDUCAÇÃO NO BRASIL

A educação brasileira, que em outros contextos históricos era muito mais precária, hoje apresenta avanços significativos no que diz respeito a fatores como infra-estrutura, formação de professores, material didático, inovações tecnológicas, entre outros aspectos que deveriam favorecer a aprendizagem. Mas, apesar dos investimentos e incentivos, os dados de aprendizagem obtidos através de avaliações como: SAEB SPAECE, ENEM, entre outros, apontam resultados que não condizem com os esforços governamentais e os investimentos feitos na área.

Apesar de ter expandido seu sistema educacional em todos os níveis, o Brasil encontra grandes dificuldades em melhorar sua qualidade e eficiência. As necessidades da educação brasileira não são muito distintas das do país como um todo: desenvolver a competência, o uso eficiente do recursos públicos, e a criação de mecanismos efetivos para corrigir os problemas de iniqüidade econômica e social. A falta de uma população educada e competente é um freio para o crescimento econômico, e a limitação de recursos não é o único fator que afeta a capacidade de resolver os problemas educacionais.

VIOLÊNCIA CONTRA OS PROFESSORES

No Brasil acontecem constantemente casos de violência nas escolas públicas, como agressões entre alunos e entre professores e alunos. As manchetes de jornais denunciam sistematicamente a ocorrência de inúmeros acontecimentos que podem ser traduzidos pelo aumento da violência praticada contra a população em geral. Muitos desses atos protagonizados por adolescentes ou mesmo jovens adultos que deveriam estar na Escola, lugar privilegiado de trabalho sobre valores que apontem para o bem da sociedade, para a paz e a vida fraterna.

A cada 10 professores quatro já sofreram algum tipo de agressão, seja verbal ou física. Em primeiro lugar nessa lista está a agressão verbal, cada dia mais comum dentro das salas de aula. Em seguida, o assédio moral, bullying, agressão física, discriminação e até mesmo furto. Na maioria dos casos, os pais não sabem do comportamento do filho dentro da sala de aula e até se surpreendem quando o professor conta. Mas há casos em que os filhos fazem e agem conforme os parentes.

O professor, nesse contexto, é destituído de autoridade e autonomia, e essa lacuna dá margem para que o aluno mesmo ou sua família, em sala de aula, no espaço da escola ou fora dela, arbitre sobre o que é justo ou injusto, certo ou errado, segundo sua visão pessoal. Seus autores não se sentem intimidados pelo contrário, agem com tranqüilidade, não se julgando fora dos princípios da boa educação ou da ética, pois se conduzem de acordo com o que estipulam ser o preceito correto e legítimo.

Um ato de absurda violência que expõe a dura realidade enfrentada por abnegadas profissionais, hoje expostas cada vez mais a atitudes desse tipo, resultantes da evidente inversão de valores que marca a sociedade nos dias atuais.

GREVES

A greve de professores é uma desonra para todos os cidadãos desse país! Professores deveriam ser festejados e adulados, principalmente os professores das crianças , porta de entrada de toda a sabedoria do mundo adulto. Professores deveriam ser ouvidos diariamente em suas necessidades e desejos e todo o esforço do poder público deveria ser voltado ao atendimento dessas demandas. Mais do que isso: todo o esforço do poder público deveria estar voltado para antecipar essas demandas, garantindo que o tempo e a atenção dos professores permanecesse voltado para as crianças e jovens, presente e futuro desse país que precisa de um futuro e esse presente está nas mãos dos professores. Professor não deve fazer greve porque desvela nosso irracionalismo de classe média, preocupada com as ruas cheias de carros dentro de nosso carro; as ruas cheias de lixo que é nosso lixo; as profissões vazias

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com