TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Programa

Por:   •  30/3/2015  •  Artigo  •  2.614 Palavras (11 Páginas)  •  108 Visualizações

Página 1 de 11

PROJETO INTERVENÇÃO

PRUDÊNCIA JOVEM

Prefácio

Este PROGRAMA tem por objetivo apresentar  princípios norteadores para atividades de Prevenção Primária e Secundária Indicada de forma  terapêutica a comportamentos violentos, autodestrutivos relativos ao uso, abuso e dependência de substância psicoativa através de conscientização, orientação teórica e prática no contexto pedagógico, familiar e social em que crianças e jovens estão inseridos.

Sumário:

Conceitos

Prevenção

Objetivos

Valores e Metas

Modelos e Métodos

Etapas do Programa

Avaliações

Programa Prudência Jovem

Conceitos:

Prevenção, neste projeto, consiste em intervir, proteger ou reduzir a demanda ao consumo de substâncias psicoativas. Ações com objetivo de fornecer informações e educar os jovens a adotarem hábitos saudáveis e protetores em suas vidas. Espera-se que as pessoas diminuam ou parem de consumir drogas.

Prevenção:

Este projeto faz jus dentro das propostas de Intervenção ou Prevenção, a um modelo de prevenção  primária e secundária, onde se faz necessárias orientações e objetivamente construir medidas pragmáticas de alterar o curso de pessoas inseridas num processo de risco ao uso, abuso ou dependência de substâncias psicoativas.

Objetivos:

Visto a necessidade em nosso município de ações de prevenção ao uso de drogas, através deste projeto, podemos estabelecer algumas medidas de ação para proteção à infância e adolescência relacionadas ao uso, abuso e dependência de drogas, visando o adiamento ou  a redução do contato com substâncias psicoativas  e protegendo os indivíduos dos prejuízos  biopsicossociais resultantes da dependência de substâncias.

Este Programa estabelece um conjunto de objetivos e ações executados por uma equipe voltados para a prevenção profilática ou intervenção, conscientização do processo de progressão  do transtorno da dependência química como doença.

Este projeto poderá ser executado em instituições públicas e particulares de ensino, organizações não governamentais, instituições onde seja percebida a necessidade de um trabalho terapêutico de intervenção que possam ocorrer riscos de violência, desestruturação psicossocial e  presença  de substâncias psicoativas e/ou comportamentos autodestrutivos.

Objetivo Geral

Oferecer à jovens e familiares, um programa de  prevenção e intervenção  à dependência química com uma consciência elaborada e articulada a partir de práticas interdisciplinares, visando a conscientização, espiritualidade, convivência social em um ambiente acessível às culturas diversas, livre de drogas, violências e  comportamentos autodestrutivos. Proporcionando através do conhecimento dos riscos sociais, familiares, emocionais e ambientais que a dependência química é uma doença de caráter  biopsicossocial que se caracteriza pela desorganização  cognitiva afetando a consciência e o juízo que leva o dependente diretamente a compulsão pela repetição, obsessão ao  desejo mental incontrolável  e o total egocentrismo, mesmo com todas as conseqüências e perigos eminentes destes continua no processo de autodestruição e de repetição dos comportamentos insanos e dependentes de substâncias ou fatores externos que causam prazer imediato e desconforto futuro.

Objetivo específico

Colaborar de forma holística para a consciência do ser  biopsicossocio-espiritual.

Assistir aos jovens desta Sociedade (bairro, comunidade, escola) com  ações individualizadas através da interdisciplinaridade que envolva educação, atividades terapêuticas, culturais e desportivas,  espiritualidade,   aconselhamento e lazer. Trabalhar a qualidade de vida dos jovens e seus familiares através de atividades realizadas com assistência grupal e individual. Utilizar-se do Programa de Intervenção Prudência Jovem evidenciando a necessidade individual  de cada jovem e elaborar com a Rede Pública de Saúde,  a Assistência Social, a Educação e o Sistema Judiciário e Legislativo a inserção do Programa.

Valores

  • Humanidade, respeito e  interesse exclusivo de intervir no curso da dependência química e resgatar valores, através do respeito, do amor e da espiritualidade;
  • Buscar a proteção contra qualquer forma de abuso e exploração, concedendo a ideia primordial do bem-estar comum e a liberdade do jovem com comunicação, competência, unidade;
  • Ambiente que valoriza a paz, a empatia e o altruísmo.

Metas

  • Promover a transformação do jovem através da mudança ou confirmação de seu estilo de vida buscando o desenvolvimento de sua autonomia para com a sua própria vida;
  • Buscar  a saúde comportamental e emocional, motivação para  hábitos saudáveis e produtivos, com relações sociais estáveis.

Metodologia

Desenvolvimento  do  PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PRUDÊNCIA JOVEM que busca, por meio do  treinamento, habilidades sociais, emocionais, técnicas preventivas comportamentais e estratégias  para  levar a criança e o jovem a entender sua realidade interior, sua autoestima, seu amor próprio e suas habilidades individuais  desenvolvendo fatores de proteção diminuindo fatores de risco à dependência química e violência.

A escolha adequada de um modelo de prevenção se dará em função de uma série de critérios, tais como: a filosofia da instituição, do tipo de atividade, da população alvo, do local e de seus recursos e, principalmente, das necessidades daquela população. A seguir o modelo de prevenção sugerido para esse projeto. ¹

Modelo

  1. Educação afetiva

Defende que jovens emocionalmente e psicologicamente saudáveis correm menos riscos de ter um uso problemático de substâncias psicoativas. Este modelo visa o desenvolvimento interpessoal dos jovens estimulando e valorizando a auto-estima, a capacidade de lidar com a ansiedade, a habilidade de decidir e relacionar-se em grupo.

  1. Oferecimento de alternativas

Pretende oferecer alternativas interessantes e saudáveis ao uso de drogas, propiciando aos jovens possibilidades de lazer, prazer e crescimento pessoal. Exemplos dessas alternativas podem ser atividades profissionalizantes, esportivas, artísticas e culturais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.1 Kb)   pdf (355.7 Kb)   docx (22 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com