TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Alimentação Saudável para Educação Infantil na Escola

Por:   •  3/5/2018  •  Projeto de pesquisa  •  808 Palavras (4 Páginas)  •  529 Visualizações

Página 1 de 4

                                                           [pic 1]

    INSTITUTO DE TEOLOGIA APLICADA

PROF. OSVALDO AGUIAR

DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL E COMUNITARIO

NUTRIÇÃO – TURMA 36

Maria Luana Mont Alverne Viana Aguiar

                 

            Projeto Alimentação Saudável para Educação Infantil na Escola

SOBRAL, MARÇO DE 2018

  1. Apresentação

A alimentação é um dos requisitos para um crescimento contínuo e para a vida saudável de uma criança. Essa etapa começa a partir da amamentação do recém-nascido (que dura em média até os 2 anos ou mais) e continua na introdução de novos alimentos em sua nutrição, a partir dos 6 meses. É importante que os pais tornem prazeroso aos filhos, o consumo de verduras, legumes, frutas, folhas, cereais, grãos, carboidratos, proteínas, fibras, gorduras e, principalmente, a ingestão de água. Todos esses elementos, combinados de maneira balanceada, conferem um excelente rendimento para a maturidade física e psicológica da criança. Para que seu filho se alimente adequadamente, seguindo um horário controlado e um cardápio equilibrado, é preciso bastante paciência. As refeições devem transmitir uma sensação agradável e relaxante, não um momento frustrante de obrigação. O projeto “Alimentação saudável para educação infantil na escola” cujo foi realizado no Centro de educação infantil irmã Anísia Rocha, foram realizados trabalhos de conscientização sobre os benefícios e a importância de uma alimentação saudável para as crianças, através de uma equipe multiprofissional, buscando orientar os pais, alunos, e professoras quanto aos perigos de uma má alimentação, aos benefícios de uma alimentação saudável e Ensinar a importância da higienização dos alimentos.

  1. Introdução

Esse projeto teve como foco crianças de 6 a 10 anos, nas salas do infantil ao ensino fundamental 2, as crianças foram divididas por série, manhã e tarde, cada sala recebia uma metodologia diferente, buscando adequar a idade e a necessidade de cada um. Foram realizadas primeiramente palestras de 30 minutos para cada sala, depois uma palestra com os pais e uma oficina com brincadeiras para as crianças aprendam de forma lúdica e interessante tudo o que foi trabalhado, todo o projeto durou cerca de 4 semanas, focando sempre no aprendizado e nos resultados futuros, tanto para os pais, como para as crianças.

  1. Objetivo

Levar as crianças do Centro de Educação infantil irmã Anísia Rocha informação e conscientização para uma melhor qualidade de vida

  1. Metas

Reduzir o número de patologias resultantes da má alimentação, reduzir a obesidade infantil, aumentar o consumo de vegetais, frutas, grãos, impulsionar as crianças a criarem hábitos saudáveis e se interessar a diminuir os industrializados e doces geralmente presentes na sua alimentação, trazendo assim uma melhor qualidade de vida.

  1. Atividades

Para o início do desenvolvimento do projeto, foi criado panfletos falando um pouco do projeto e enfatizando a sua importância, para serem encaminhados para as mães acompanharem e participarem do projeto. No primeiro encontro, foram realizadas palestras educativas com as crianças, a fim de apresentar o projeto e demonstrar o quanto importante seria, depois foram realizadas palestras com os pais e os profissionais envolvidos, para demonstrar a importância, levar ao conhecimento dos responsáveis as atividades que serão desenvolvidas e informar sobre a importância do apoio familiar, tanto da assiduidade nos encontros quanto da importância da continuidade do projeto em seu ambiente familiar. No decorrer do projeto foram realizadas, em conjunto, Criação de uma horta escolar, Oficina culinária com legumes, verduras, frutas: Com o objetivo de fazer uma salada de frutas, uma salada com verduras e uma sopa com legumes em conjunto com os alunos. Brincadeiras dirigidas como cantar músicas, assistir filmes e trazer jogos sobre o tema para que aprendam de forma lúdica e pouco estressante, Recorte e colagem; transversalmente trabalhar com contagem, identificação e diferenciação de texturas e cores através dos alimentos, Desenhos, Leitura de histórias, trabalhar as diferenças entre produto industrializado e orgânico, demonstrando cada produto e Produção de texto sobre a importância do leite e seus derivados para os alunos mais velhos. Atenção psicológica: uma psicóloga realizou uma vez por semana, acompanhamento dos possíveis problemas enfrentados pela criança, seu ambiente familiar e social, agrupando a conscientização dos pais, sobre a importância que a família proporciona neste processo de aprendizado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (136.5 Kb)   docx (308.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com