TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto: Crianças em palco - Em defesa dos seus direitos

Por:   •  22/3/2018  •  Exam  •  672 Palavras (3 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 3

Projeto: Crianças em palco: em defesa dos seus direitos

Produto final: Apresentação de uma peça de teatro, escrita e organizada pelas crianças do 5º ano, no dia da festa da família[1].

Justificativa:

Não é novidade, para o povo brasileiro, que a história da formação social do nosso país se deu com base na violência, tanto física quanto simbólica, de um povo sobre outro, dos homens sobre as mulheres, dos colonizadores sobre os nativos bem como os (as) africanos (as) escravizados (as), em suma, dos dominantes sobre os (as) dominados (as).

Tal violência, por sua vez, longe de se referir a um determinado momento do nosso passado, ainda se faz presente nos dias atuais, sob a forma do machismo, da exploração sexual (inclusive de crianças e adolescentes), da homofobia, da misoginia e da exclusão de certos grupos historicamente jogados à margem da sociedade brasileira.

Desse modo, o presente projeto busca trazer à tona a discussão em torno dos direitos humanos de modo geral, com ênfase nos direitos das crianças e dos adolescentes, buscando problematizar o mundo social e apontar caminhos para a efetivação de um Estado de Direito, em que todas as pessoas sejam reconhecidas como cidadãs e possuidoras de direitos civis, políticos e sociais.

Assim, acreditamos que a importância deste nosso trabalho se justifica na medida em que trazemos essas discussões para dentro da sala de aula e propomos às crianças que ocupem o centro dele, dando-lhes a elas a autonomia e o protagonismo de defenderem os seus direitos.

Objetivos:

  • Compreender a cidadania como exercício de direitos e deveres políticos, civis e sociais e adotar atitudes de participação, solidariedade, cooperação e combate às injustiças e discriminações.
  • Questionar a realidade, de modo a identificar problemas e refletir sobre possíveis soluções.
  • Conhecer a situação das crianças brasileiras que moram nas ruas.
  • Estudar o Estatuto da Criança e do Adolescente e identificar situações em que seus artigos são violados (inclusive pelo Poder público).
  • Conhecer e refletir sobre as desigualdades sociais presentes no Brasil.
  • Montar um coral.
  • Criar coletivamente uma peça de teatro e encená-la (a partir do livro O Menino que não se chamava João e a Menina que não se chamava Maria: um conto de fadas brasileiro, da escritora Georgina da Costa Martins).

Desenvolvimento do trabalho

1 – O primeiro passo do projeto consiste na leitura do livro O Menino que não se chamava João e a Menina que não se chamava Maria, contextualizando-a para além do que está em suas páginas, isto é, apontando elementos da realidade social presentes na leitura, de modo a se discutir a violência doméstica da qual muitas mulheres são vítimas, o problema da desigualdade social no Brasil, a má distribuição de renda, a negligência do Estado para com alguns grupos sociais bem como a situação de vulnerabilidade que muitas crianças estão sujeitas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (84.5 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com