TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto De Pesquisa: A Mulher Reconhecendo A Si Mesma Como Sujeito De Direito

Artigo: Projeto De Pesquisa: A Mulher Reconhecendo A Si Mesma Como Sujeito De Direito. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/5/2014  •  1.247 Palavras (5 Páginas)  •  553 Visualizações

Página 1 de 5

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

SERVIÇO SOCIAL

LAUDINEIA DE SOUZA SARTORE

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR E INDIVIDUAL

VII SEMESTRE: PROJETO DE PESQUISA

Eunápolis

Abril - 2014

LAUDINEIA DE SOUZA SARTORE

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR E INDIVIDUAL

VII SEMESTRE: PROJETO DE PESQUISA

Produção Textual Interdisciplinar e Individual do VII semestre, apresentado ao Curso Superior de Graduação em Serviço Social da UNOPAR – Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Estatística e Indicadores Sociais; Processo de Trabalho e Serviço Social; Oficina de formação – Tecnologia da Informação.

Profs. Amanda Boza Gonçalves, Clarice da Luz Kernkamp, Rodrigo Zambon.

Eunápolis

Abril - 2014

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 03

2. DELIMITAÇÃO E FORMULAÇÃO DO PROBLEMA 04

3. FORMULAÇÃO DOS OBJETIVOS GERAL E ESPECÍFICO 04

4. JUSTIFICATIVA 04

5. METODOLOGIA 05

6. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA 05

7. CRONOGRAMA DA PESQUISA 06

8. ORÇAMENTO 07

9. RESULTADOS ESPERADOS 08

10. REFERÊNCIAS 08

1. INTRODUÇÃO

A pesquisa em questão tem por objetivo discorrer sobre os principais direitos das mulheres, bem como sobre as intervenções do profissional em assistência social no tocante à garantia dos mesmos, identificando as principais intervenções do serviço social frente às políticas públicas voltadas para a garantia dos direitos da mulher, bem como detectando os principais fatores responsáveis pela situação de risco e vulnerabilidade das mulheres na atualidade.

Constata-se que existe um grande número de mulheres que não se reconhecem como sujeito de direito, por falta de orientação ou mesmo interesse em conhecê-los, muitas vezes ocasionado pelo tempo transcorrido em que as mesmas viviam em uma posição secundária, à parte dos acontecimentos sociais, políticos e econômicos ao seu redor.

Andrade (2012) afirma que “o mundo moderno apresenta hoje novos desafios para a construção da equidade de gênero, que emergem no momento em que as sociedades parece dirigir-se justamente na direção contrária”.

Para que as mulheres se sintam e sejam respeitadas enquanto sujeito de direito é muito importante a participação do SUAS - Sistema Único de Assistência Social, tendo em vista que o mesmo desempenha papel fundamental na defesa dos direitos das mulheres, prevenindo diversas situações onde verifica-se a violação de diversos direitos, tais como a violência doméstica, o abuso sexual, as discriminações, inclusive no trabalho, dentre outras.

Para tanto entram em ação tanto o CREAS – Centro de Referencia Especializado de Assistência Social, como o CRAS – Centro de Referencia em Assistência Social, que ofertam serviços diversos, voltados para a defesa de direitos, que são desenvolvidos de modo articulado com a rede de serviços da Assistência Social.

Deve-se, portanto, haver um engajamento na luta contra a opressão e discriminação da mulher, tendo em vista, tratar-se, a mesma, de sujeito de direitos civis e políticos.

2. DELIMITAÇÃO E FORMULAÇÃO DO PROBLEMA

A mulher reconhecendo a si mesma como sujeito de direitos.

3. FORMULAÇÃO DOS OBJETIVOS GERAL E ESPECÍFICO

3.1. GERAL:

Discorrer sobre os principais direitos das mulheres, bem como sobre as intervenções do profissional em assistência social no tocante à garantia dos mesmos.

3.2. ESPECÍFICOS:

• Identificar as principais intervenções do serviço social frente às políticas públicas voltadas para a garantia dos direitos da mulher;

• Discorrer sobre as politicas públicas voltadas para o público feminino;

• Detectar os principais fatores responsáveis pela situação de risco e vulnerabilidade das mulheres na atualidade.

4. JUSTIFICATIVA

Apesar das várias politicas sociais voltadas para atender ao público feminino, bem como as diversas leis de proteção à mulher, ainda existe um grande número em situações de risco social, em grande vulnerabilidade devido a diversos fatores, principalmente a falta de conhecimento das mesmas sobre seus direitos.

Tendo em vista o exposto, é que se pensou em realizar um trabalho voltado para a divulgação de informações no que concerne às politicas sociais voltadas para este publico, bem como os trabalhos de intervenção efetuados pelo serviço social no âmbito do SUAS – Serviço Único de Assistência Social.

O trabalho visa discorrer sobre as politicas públicas voltadas para o público feminino, divulgando informações a todos quantos se interessarem pelo conteúdo, de forma a colaborar para que mais pessoas venham a engajar-se no combate aos principais fatores responsáveis pela situação de risco e vulnerabilidade das mulheres na atualidade, colaborando assim com o trabalho desenvolvido pelo serviço social no que tange a este público, bem como levando informações ao público feminino, para que as mesmas venham a reconhecer a si mesmas como sujeitos de direito.

5. METODOLOGIA

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com