TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de Intervenção Reciclagem

Por:   •  2/10/2019  •  Monografia  •  2.022 Palavras (9 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 9

PROJETO DE INTERVENÇÃO

RECICLAGEM

Belo Horizonte

2019

MARA REGINA COELHO

Fortalecimento de vínculos

RECICLAGEM COMO FORMA DE INTERAGIR

Trabalho apresentado ao Curso graduação para a disciplina Serviço Social.

Prof.ª Valquíria Aparecida Dias Caprioli

Belo Horizonte

2019

SUMÁRIO

1. APRESENTAÇÃO.................................................................................................3

2. JUSTIFICATIVA....................................................................................................4

3. FORMULAÇÃO DOS OBJETIVOS GERAL E ESPECÍFICOS ............................6

3.1ObjetivoGeral..................................................................................................6

3.2 Objetivos Específicos....................................................................................6

4 PÚBLICO ALVO...................................................................................................7

5 METAS A ATINGIR...............................................................................................8

6 METODOLOGIA....................................................................................................9

7 RECURSOS HUMANOS.....................................................................................9

8 AVALIAÇÃO........................................................................................................14

9 CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO.......................................................................15

10 BIBLIOGRAFIA REFERENCIADA......................................................................16

1. APRESENTAÇÃO

A presente proposta de intervenção visa inserir a ação social voltada para crianças que tiveram os vínculos familiares fragilizados devido ao rompimento das relações dos pais. Durante o estágio temos contato com os usuários e podemos identificar as demandas mais facilmente, aumentando o conhecimento e adquirindo técnicas fundamentais para ler nas entrelinhas as necessidades básicas. Magda Dimenstein afirma que: A expressão “fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários” está presente em todos os documentos da política de assistência social. De maneira que devemos considera-lá como fundamental para garantia do direito à convivência familiar e comunitária, sendo quase um imperativo.

E como consta no código de ética do serviço social que é direito do profissional participar de programas de defesa dos interesses e necessidades. As políticas públicas são linhas de ações coletivas criadas pelo Estado para atender a determinadas demandas sociais, configurando-se como um compromisso público de atuação em longo prazo (CUNHA; CUNHA, 2002). A partir da compreensão de que políticas públicas são o “Estado em ação”, Höfling (2001) ressalta que políticas públicas não podem ser reduzidas a políticas estatais, visto que Estado não se confunde somente com a burocracia pública. As políticas públicas são, assim, responsabilidade do Estado, envolvendo desde órgãos públicos até diferentes organismos e agentes sociais que se relacionam às políticas propostas. Dessa maneira, o termo público, como salienta Pereira (1994), é uma referência à coisa pública – a todos –, sendo que, apesar de as políticas públicas serem reguladas pelo Estado, também abrangem escolhas e decisões controladas pelos cidadãos. Estimular a consciência ambiental nas crianças os tornará adultos mais preocupados com a natureza e criará uma nova janela de diálogo com os pais.

2. JUSTIFICATIVA

Durante o estágio, ao participar das Sessões de mediação, foi notório a necessidade de atentar para a situação das crianças que convivem, participam desse momento tão conturbado que é uma separação. Os pais tão desgastados e por vezes pensando que estão fazendo o melhor para seus filhos, os afastam da outra parte. As vezes como forma de proteção,outras vezes como punição.

Mas ao tentar punir a outra parte,o outro pai,pune-se na verdade os filhos que ficam em meio a um grande conflito sem saber o que realmente está acontecendo ou como agir.

Tem casos ainda piores onde as crianças tem que escolher com qual pai vai ficar ou qual pai eles gostam mais.

As crianças e os adolescentes chegam a se tornar moeda de troca, transformam involuntariamente, em espiões, quando retornam do fim de semana passado com o outro pai são bombardeados com perguntas totalmente desnecessárias, com intuito apenas de saber da vida do outro. E a cada resposta costumam ouvir várias vezes que o outro pai não presta, é isso ou aquilo.

Alguns pais transformam os filhos em garotos de recado, as vezes as crianças chegam ao absurdo de mentir quando o pai ou a mãe manda algum recado dizendo que se esqueceu de dar o recado. Por que sabem que ao dar ao falar o que pedido, iniciará uma discussão, seja por telefone ou pessoalmente.

Os pais esquecem que os filhos continuam amando, eles não se separaram, e é muito triste para um filho ouvir falar mal do seus pais, principalmente ouvir da boca do outro pai. É dever dos pais se comunicarem deixando as crianças e os adolescentes fora dos seus assuntos referentes a separação.

Existem também pais que transformam seus filhos, principalmente os adolescentes em confidenciais, contam com detalhes a discussão, expõe todos os problemas, jogam em cima dos filhos suas frustrações e decepções sem notar que está fazendo um grande estrago emocional em seus filhos, há situações em que os pais colocam os filhos adolescentes com a responsabilidade que era do outro, seja nas despesas ou nas obrigações das tarefas da casa.

Notou-se o sentimento de culpa que as crianças e os adolescentes sentiam em relação ao divórcio dos pais, o fortalecimento de vínculos, se faz necessário, uma vez que a maioria das

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)   pdf (56.1 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com