TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de Reciclagem

Por:   •  11/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.376 Palavras (6 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 6

Projeto de Reciclagem

Um dos maiores desafios com que se defronta a sociedade moderna é o equacionamento da geração excessiva e da disposição final ambientalmente segura dos resíduos sólidos e não sólidos. A preocupação mundial em relação a esses resíduos , em especial os domiciliares, tem aumentado muito nos últimos tempos.

Pensando nisso foi criada a reciclagens e a logística reversa para que pudéssemos dar o destino correto a esses resíduos e fazer o ré uso daqueles que podem ser reaproveitados.

De acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (estabelecida pela lei 12.305 de 2/08/2010), a logística reversa pode ser definida como “instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos.

Por que reciclar e investir em logística reversa?

Porque Possibilita o retorno de resíduos sólidos para as empresas de origem, evitando que eles possam poluir ou contaminar o meio ambiente (solo, rios, mares, florestas, etc.)

Permite economia nos processos produtivos das empresas, uma vez que estes resíduos entram novamente na cadeia produtiva, diminuindo o consumo de matérias-primas;

Por isso, a reciclagem e o reuso apresentam-se como uma ampla estratégia para as empresas visando diminuir o impacto negativo para o meio ambiente e aumentar a sua produtividade e seus lucros .

Os impactos ambientais do decorrer do século XX

No inicio do século xx ocorreram vários fatos considerados graves como por exemplo: os recursos hídricos. Problemas como a escassez e o uso indiscriminado da água estão sendo considerados como as questões mais graves do século XX.

Se pararmos para pensar todos os resíduos descartados diariamente em nossas casas vai para nos rios e no solo causando assim um grande dano ao meio ambiente.

Tendo conhecimento desses fatos devemos refletir melhor as nossa ações para que possamos contribuir de maneira positiva para a boa conservação do meio ambiente.

Responsabilidade social das empresas:

A prática da gestão ambiental empresarial quando bem aplicada, pode minimizar os custos, evitar desperdícios de matérias-primas e recursos naturais. A empresa também deve passar essa prática adiante, a seus colaboradores para que não ocorra falta de informação entre si, para que desta forma todos saibam a importância da gestão ambiental e possam aplicá-la. As empresas deve assegurar determinadas legislações e normatizações em prol da sustentabilidade, por exemplo. Portanto, a reciclagem, reuso e outras formas de destinação de resíduos, neutralização de carbono, entre outras ações e campanhas educativas com a comunidade e fornecedores poderá efetivar suas certificações, sobretudo, da ISO 14001 e também efetivar sua política ambiental e de qualidade.

Alguns resíduos que podem causar risco ao ser humano e ao meio ambiente:

• Resíduos e embalagens de agrotóxicos;

• Pilhas e baterias;

• Pneus;

• Resíduos e embalagens de óleos lubrificantes;

• Lâmpadas fluorescentes, de vapor de sódio, mercúrio e de luz mista;

• Produtos eletroeletrônicos e seus componentes;

• Embalagens em geral

Lembrando que a logística reversa se aplica não somente aos resíduos apresentados, mas a todos aquele que possa vir a causar algum dado ao homem ou a natureza.

Importância da logística reversa para a qualificação das empresas:

Com o fortalecimento da ISO 14000, as empresas assumem sua responsabilidade e investem em reciclagem, reuso e destinação adequada

Quando as empresas praticam a logística reversa eles estão investido em qualidade uma vez que ela se preocupa com os insumos derivados de sua produção, o descarte coreto dos resíduos e o reaproveita mento de matérias recicláveis tornando se assim uma empresa preocupada com o meio ambiente.

Como funciona na pratica a logística reversa:

Logística é um processo que pode ser dividido em várias etapas: envolve compra e venda, devolução de mercadoria por motivo de desistência ou de defeito e, finalmente, se preocupa com o destino de um produto ao final de sua vida útil.

Os 5 R’s

1º R: Repensar. É muito importante repensar hábitos de consumo e descarte.

2º R: Reduzir. Consumir menos produtos, dando preferência aos que tenham maior durabilidade.

3º R: Recusar. Quando você recusa produtos que prejudicam a saúde e o meio ambiente está contribuindo para um mundo mais limpo.

4º R: Reutilizar. Ao reutilizar, você estará ampliando a vida útil do produto, além de economizar na extração de matérias-primas virgens.

5º R: Reciclar. Ao reciclar qualquer produto reduz-se o consumo de água, energia e matéria-prima, além de gerar trabalho e renda para milhares de pessoas.

Materiais reciclados:

PAPEL - O papel que usamos para impressão, branco, é clareado com produtos químicos que são muito poluentes. Devem-se preferir papéis reciclados, de coloração mais escura, e evitar o desperdício de papel (usando, por exemplo, os dois lados da folha para impressão ou como rascunho).

PLÁSTICO - A maioria dos plásticos é reciclável e essa prática diminui o impacto ambiental de sua produção, já que são derivados de petróleo, um recurso natural não renovável. Os plásticos demoram muito tempo para se decompor (uma garrafa PET leva cerca de 500 anos) e poluem o ambiente se forem descartados na natureza.

ALUMÍNIO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (54.3 Kb)   docx (15.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com