TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Proposta Republicana

Artigo: Proposta Republicana. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/6/2014  •  Artigo  •  552 Palavras (3 Páginas)  •  124 Visualizações

Página 1 de 3

Proposta Reublicana

O Brasil precisa melhorar, eliminando a corrupção, criando um bom transporte público, distribuindo melhor a renda e a qualidade de vida, erradicando a pobreza, eliminando o analfabetismo, controlando a violência urbana e a disseminação de drogas, e acima de tudo superar o atraso educacional. As decisões de enfrentar ou não esses e outros problemas são tomadas pelos agentes políticos. A política, como é feita hoje, tende a agravar, e não a resolver problemas. Só com uma política melhor será possível fazer um Brasil melhor. Por isso, a Reforma Política deve ser do interesse de todos os brasileiros.

Como uma nação, temos falhado na correção de desigualdades gritantes no acesso à oportunidade e aos recursos educacionais. Ao focar somente no desnível de aprendizado, temos negligenciado a desigualdade de oportunidade que o gera, permitindo que nossas escolas sejam ressegregadas por classe social e raça. O resultado é inevitável, temos um sistema injusto que atinge principalmente os estudantes, as famílias e as comunidades desamparadas. Para acabarmos com esse problema, uma nova reforma deve ser elaborada:

A educação pública é um bem público, a educação não deve jamais ser enfraquecida pelo controle privado. A manutenção do caráter público das escolas é o único caminho para garantirmos que todo e qualquer aluno receba uma educação de qualidade. Sistemas educacionais devem funcionar como instituições democráticas que correspondam às expectativas e necessidades dos alunos, professores, pais e comunidades.

O investimento é necessário para que se estabeleça o que está associado com excelência em educação: escolas seguras, professores de qualidade, classes de tamanho razoável e oferta de oportunidades de aprendizagem desde cedo. Ao mesmo tempo em que aumentamos as necessidades de aprendizado, eliminamos os recursos que as crianças e as escolas precisam para alcança-las. O aprendizado deve ser um processo dinâmico que aconteça através de conexões com o mundo real, com as experiências de vida e com o conhecimento cultural dos alunos.

As condições de trabalho dos professores são equivalentes às condições de aprendizado das crianças. É preciso aumentar a autonomia dos professores e apoiar seus esforços para que eles consigam alcançar as necessidades de cada aluno.

Os alunos devem estar dentro da escola para aprender. Devemos acabar com práticas de disciplina ineficazes e discriminatórias que afastam as crianças da escola e as levam diretamente para o mundo da delinquência.

A educação é em grande parte responsabilidade dos Estados e Distritos de escolas, mas em demasiados Estados há desigualdades grosseiras na forma como os recursos são distribuídos para escolas que atendem estudantes provenientes de famílias com baixa renda ou pertencentes a grupos minoritários. Nestes casos, o governo federal tem a responsabilidade de garantir que haja financiamento equitativo e de fazer cumprir o direito à educação de qualidade para todos os estudantes.

O atual modelo de política educacional é claramente insuficiente. O que falta é uma agenda de reforma justa, com base em assistência e suporte, oferecendo a cada estudante oportunidades e recursos necessários para que ele aprenda e tenha sucesso. Todos aqueles que imaginam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com