TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pré Projeto Em Matematica

Exames: Pré Projeto Em Matematica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2013  •  485 Palavras (2 Páginas)  •  4.191 Visualizações

Página 1 de 2

CAPA

PAGINA DE ROSTO

PIBID: CONTRIBUIÇÕES DO LÚDICO NA APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA

JUSTIFICATIVA

O interesse pela pesquisa se deu durante a participação como bolsista do programa PIBID – O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - em que, tem como finalidade ser parceiro das instituições escolares, no sentido de contribuir com a escola, alunos e professores, assim trazendo a vivência no ambiente escolar. Possibilitando, uma estreita relação entre teoria e prática, o que sabemos que são processos indissociáveis.

Durante o desenvolvimento das atividades como bolsista foram observadas as práticas pedagógicas realizadas na escola, o que possibilitou a percepção de certa dificuldade do professor em preparar conteúdos para os alunos que não estavam conseguindo desenvolver as atividades que lhes eram propostas, sobre tudo as da disciplina de matemática. Nessa perspectiva, buscamos junto com o professor, desenvolver atividades lúdicas, que favoreçam o desenvolvimento das habilidades de raciocínio lógico matemático desses alunos e suprir suas dificuldades de aprendizagem.

Portanto a escolha desse tema se deu na perspectiva de mostrar o quanto aulas diferenciadas com atividades lúdicas em especial na disciplina de matemática fazem toda a diferença, tanto para o professor quanto para os alunos, já que possibilitam aulas mais dinâmicas e interessantes que chamam atenção do aluno, desse modo facilitando o processo de aquisição de conhecimento.

Também, em virtude da necessidade de mostrar que o professor pode trabalhar de uma forma diferenciada em sala de aula, é proposto aqui o lúdico com objetivo de tornar o ensino da matemática mais prazeroso, aumentando assim a motivação e o interesse. É por isso que a inclusão do lúdico na educação matemática (jogos educativos) é um ponto positivo a ser trabalhada desde cedo com as crianças, nas quais começam a se desenvolver a maturação do raciocínio lógico-matemático e espacial.

Problemática

OBJETIVO GERAL

• Analisar os benefícios que os recursos lúdicos podem trazer para a aprendizagem de matemática em uma turma de 1º ano do Ensino Fundamental.

OBJETIVO ESPECÍFICO

• Identificar as principais dificuldades na aprendizagem da Matemática.

• Analisar e discutir, os benefícios das atividades lúdicas para o ensino da matemática.

• Verificar como os jogos podem contribuir para amenizar as dificuldades na matemática.

PROBLEMÁTICA

Enquanto bolsista do PIBID, atuante em sala de aula, percebi que alguns alunos possuíam certa dificuldade na compreensão e assimilação dos conteúdos matemáticos propostos pelo professor.

Então, nessa perspectiva buscamos criar/confeccionar atividades lúdicas, que buscassem desenvolver as habilidades de raciocínio lógico matemático desses alunos para suprir suas dificuldades de aprendizagem. Com a realização destas atividades verificou-se que os alunos demonstraram interesse e gosto pelas aulas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com