TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pré projeto

Por:   •  28/9/2015  •  Projeto de pesquisa  •  352 Palavras (2 Páginas)  •  348 Visualizações

Página 1 de 2

1 – TEMA:

As representações sociais do doente mental

Objetivo: Através deste trabalho de conclusão de curso, procura-se constextualizar históricamente a questão da loucura como doença mental. Através de um processo histórico constituído que possibilitou a análise da doença mental como objeto de estudo, caracterizando o individuo no meio social afim de segrega-lo através das representações impostas pela sociedade. Refletir sobre “doença mental ou desvio social? “ o que norteia a classificação

2 - METODOLOGIA

A metodologia utilizada no decorrer desta pesquisa, será um questionário qualitativo com os alunos de Ensino Médio de duas escolas Estaduais de Almirante Tamandaré, com o objetivo de investigar: “Qual a visão do aluno sobre a importância do ensino de sociologia para a formulação de seu ser social”. A faixa etária dos alunos convidados a participarem do questionário será entre 15 e 25 anos. Esta metodologia será aplicada aos alunos através de um questionário impresso disponibilizado aos mesmos, que contará com algumas perguntas de conho pessoal e outras relacionadas ao conteúdo de sociologia trabalhado em sala.

3- PROBLEMÁTICAS E JUSTIFICAVAS:

Pretende-se abordar a temática: “Qual a visão do aluno e da aluna sobre a importância do ensino de Sociologia na formulação do seu ser social” neste trabalho de conclusão curso, pois acredita-se que ensino de Sociologia auxilia na formulação do ser social do aluno de ensino médio. Porque através da explicação de algumas temáticas na disciplina de Sociologia, o aluno torna-se um ser critico e pode compreender a sociedade em que esta inserido sem ser alienado por influências externas a ele. Deste modo, por meio do questionário qualitativo pretende-se verificar se o aluno que frequenta aulas de Sociologia, consegue compreender que esta disciplina o auxilia na formação ou na criação de seu ser social. A escolha das instituições de ensino também influenciam na justificativa citada anteriormente, pois as duas escolas estão localizadas em áreas com uma grande concentração de pobreza e vulnerabilidade social, deste modo pretende-se avaliar se a aluno através das aulas de Sociologia passa a possuir uma melhor compreensão da sociedade onde reside.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (41.1 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com