TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pscologia

Por:   •  1/6/2015  •  Projeto de pesquisa  •  2.124 Palavras (9 Páginas)  •  98 Visualizações

Página 1 de 9

) Sons – Compreensões fonéticas: Inicialmente a criança apresenta capacidade de reconhecimento de sons, aos 4 meses diferencia o som da fala e começa a balbuciar.

Palavras—unidades da fala que transmite significado:é por volta do primeiro aniversario a criança percebe que os sons possuem significados, e os utilizam para a comunicação. Estágio de uma só palavra como MA PA, seus familiares compreendem e os modelam gradualmente.

Oração- organização das palavras: Por volta do 2 aniversario as crianças entram no estágio de duas palavras , quando começam a pronunciar frases.

7) Skiner explica o desenvolvimento da linguagem através dos princípios de aprendizagem, utilizando associação( visão com o som das palavras); imitação( das palavras dos outros); e o reforço( recebidos quando usamos a linguagem).

Já o Chomsky, acredita que o ser humano possui um dispositivo de aquisição da linguagem (DAL), um mecanismo biológico , que nos leva a aquisição da linguagem.

8) Descreva as propriedades da linguagem.

Comunicativa: habilidade de comunicação com uma ou mais pessoas.

Arbritariamente simbólica:Cria-se uma relação arbritaria ente um símbolo e seu referente, nos comunicamos através de referencias simbólicas. Fazemos referencia simbólica para tudo que nos referimos.

Estruturada regularmente: arranjos de símbolos que contem significado.

Estrutura em níveis múltiplos: aanaçisada em mais de um nível ( som, significado, palavra e frases)

Gerativa e produtiva: Gerar novas formas de expressão, dentro de sua estrutura linguistica. Produzir língua de modo criativo.

Dinamica: Evoluem constantemente.

9) Descreva as funções da linguagem.

1 – Função referencial ou denotativa: Transmissão de informação objetiva. Texto de caráter científico. Neutralidade, descrição de fatos, etc.

2 – Função emotiva ou expressiva: Reflete o estado de ânimo do emissor, seus sentimentos e emoção. Um sinal do texto é a pontuação (reticências e exclamação). Ex: Nós te amamos!

3 – Função conotativa ou apelativa: Caracteriza-se pela imposição. Persuadir e seduzir. Objetivo é convencer o receptor. Discursos, sermões e propagandas. Ex: Mãe, vem cá!

4 – Função fática: O mais importante é o contato ente o emissor e receptor, não é oo que se fala. Falas telefônicas, saudações, etc (Alô, sim, claro...). Refere-se também aos ruídos: Psiu, ahn, ei, etc.

5 – Função metalinguística: Quando a linguagem se volta para si mesmo. Faz-se uma referência ao próprio código. A poesia que fala da poesia. O texto que comenta o texto. Ex: “Frase é qualquer enunciado linguístico com sentido acabado.(Para dar a definição de frase, usamos uma frase.)”

6 – Função poética: Se preocupa mais em como dizer do que com o que dizer. Foge das normas habituais de expressão. Se encontra nas expressões cotidianas de valor metafórico. Utiliza combinação sonora, ideias ou imagens. Capaz de despertar prazer.

10) Defina estresse.

Definição: Estresse significa experimentar uma situação que é percebida como ameaçadora ao bem estar físico ou psicológico.

Situações estressoras desencadeiam respostas de estresse.

As reações são individualizadas diante de uma situação estressora, no entanto algumas situações são estressantes para a maioria das pessoas.

A situação estressante é adaptativa quando é possível fugir ou enfrentar o estressor e é inadaptativa quando o estressor é crônico ou incontrolável.

11) Descreva as características dos eventos estressantes.

Os eventos podem ser mudanças sociais (guerras, terremotos) ou mudanças pessoais (perder carteira, ficar preso no trânsito).

Os eventos incluem-se dentro das seguintes categorias:

1) Eventos traumáticos fora da faixa usual da experiência humana

• Eventos comuns que podem se tornar estressante a partir de nossa percepção:

2) Eventos incontroláveis

3) Eventos que desafiam o limite de nossas capacidades ou autoconceito.

4) Conflitos internos

1) Eventos traumáticos: Situações de extremo perigo fora da faixa usual. Desastres naturais (Terremotos, enchentes), desastres causados pelo homem (guerra), acidentes catastróficos (automóveis e avião), ataques físicos (estupros, tentativa de assassinato).

a. 1ª fase: atordoados e confusos, parecendo não ter consciência dos danos ou perigos. Ex: Sobrevivente de terremoto andar em prédios em ruína

b. 2ª fase: Passivos e incapazes de realizar tarefas. Ex: Não comer após estupro.

c. 3ª fase: Ansiosos e apreensivos e com dificuldade de se concentrar.

2

2) Controlabilidade

Quanto mais incontrolável parece ser um evento, mas ele é classificado como estressante. Eventos que não podemos impedir de acontecer.

Nossa percepção de controlabilidade de um evento é tão importante quanto a controlabilidade real de um evento.

A ideia de que podemos controlar um evento reduz o impacto deles, mesmo que esse controle não seja possível.

Ex: Morte de um ente querido, demissão ou doença grave.

Ex: Recusa de um convite

3) Previsibilidade

Prever a ocorrência de um evento estressante, mesmo que não possa controla-lo, geralmente reduz o estresse. Prever um evento permite que se inicie alguma espécie de processo preparatório.

Profissões mais ou menos estressante de acordo com o nível de imprevisibilidade. Ex: bombeiros.

4) Desafiando nossos limites

Situações que nos levam aos limites de nossas capacidades e o que pensamos sobre nós mesmos, mesmo que previsíveis e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)   pdf (61.3 Kb)   docx (19.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com