TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologi E Serviço Social

Exames: Psicologi E Serviço Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/4/2014  •  1.029 Palavras (5 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 5

Introdução

O ser humano está em constante evolução, assim como a sociedade também não para de evoluir e transformar, cada vez mais transformações vemos a nossa volta ocorrer essa evolução, o que é super natural. As famílias também se modificaram antes eram formadas por avós, tios, primos, pais, mães e filhos, eram as chamadas famílias extensas, a missão da família era apenas conservação dos bens e não existia o casamento por amor.

Com tantas mudanças na sociedade cresceu o número de divórcios e separações e novos arranjos familiares foram aparecendo, e assim temos famílias de vários formatos, o que não muda é a função da família, Função sexual, função econômica, função educacional, função de manutenção da cultura, por sua função de proteção, socialização de seus membros e principalmente ser mediadora das relações de seus membros com outras instituições e o estado. Vejamos um pouco mais sobre família e sociedade e os desafios que o profissional do serviço social enfrenta nesse contexto.

Desafio Profissional (Passo 1)

A família é a base da sociedade, sendo o núcleo natural e fundamental para construir a autoimagem e a imagem do mundo exterior de um indivíduo. Cabe à família proporcionar o bem-estar, proteger, educar e garantir condições de sustentabilidade para os seus membros.

A contemporaneidade tem trazido muitas transformações sobre as relações familiares, como o aumento da expectativa de vida dos indivíduos, em especial nos centros urbanos. Há um crescimento de netos e bisnetos que vivem com avós e bisavós nas famílias contemporâneas, gerando ainda mais solidariedade familiar intergeracional, ou seja, entre duas ou mais gerações.

Destaca-se dentre as mudanças a progressiva inserção da mulher no mercado de trabalho, o controle da reprodução proporcionando a redução do número de filhos, e novas tecnologias de reprodução, sendo estas a separação entre reprodução e sexualidade. Estes são aspectos fundamentais na construção dos vínculos familiares atuais.

Há multiplicação das famílias monoparentais (acontece quando apenas um dos pais arca com as responsabilidades de criar os filhos), crescimento do número de mulheres como chefes de família, aumento dos divórcios e dos recasamentos.

Esses processos que ocorrem nos laços familiares se dão de modo contraditório e de conflitos, portanto não há uma única configuração familiar por causa dos impactos distintos dessas mudanças, por essa razão não se pode tomar por base um único referencial para a aproximação da realidade familiar. Estas mudanças tem vínculo com as condições sociais, advindas da inserção das famílias como classe social.

As famílias pobres experienciam inúmeras rupturas, como cortes nas trajetórias educacionais, trabalhos incertos, alterações de moradias capazes de gerar a saída (temporária ou definitiva) de seus membros mais jovens, como no caso dos abrigos de crianças e adolescentes. Porém essa afirmativa não exclui a ideia de que as famílias pobres procuram desenvolver recursos, criatividade e estratégias para o cultivo do afeto e o exercício da proteção diante dos estressores da pobreza.

Desafio Profissional (Passo 2)

A família, independentemente dos formatos ou modelos que assume, é a mediadora das relações entre os sujeitos e a coletividade, determinando os deslocamentos entre o público e o privado. Considerando que a família se caracteriza como um espaço contraditório cujo a convivência é marcada por conflitos e geralmente por desigualdades além de que nas sociedades capitalistas a família é fundamental no âmbito da proteção social.

Faz-se primordial sua centralidade no âmbito das ações da política de assistência social, como espaço privilegiado e insubstituível de proteção e socialização primária, provedora de cuidados aos seus membros, mas que precisa também ser cuidada e protegida.

Nesse contexto, a matricialidade socio familiar passa a ter papel de destaque no âmbito da Política Nacional de Assistência Social – PNAS.

As novas funções da família estão ligadas às transformações sociais contemporâneas, transformações econômicas e sociais e mudanças de hábitos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com