TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Aplicada ao Direito

Por:   •  12/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  347 Palavras (2 Páginas)  •  474 Visualizações

Página 1 de 2

Caso Concreto 1 - AULA 1

Psicologia Aplicada ao Direito

  1. Com relação à produção escrita (laudos ou pareceres) elaborada pelos psicólogos no universo do judiciário é correto afirmar que:
  1. Essa produção deve apontar, conclusivamente, uma alternativa de encaminhamento à demanda solicitada.
  2. Essa produção deve considerar os discursos e as percepções do demandado.
  1. Sabemos que vários conhecimentos da psicologia, com freqüência são utilizados pelo senso comum. A partir das alternativas abaixo, marque aquela que melhor descreve a apropriação que o senso comum faz do conhecimento da psicologia.
  1. Esse menino é muito triste
  2. Aquela senhora está preocupada
  3. A mulher gritava de forma histérica.
  4. A criança não estava satisfeita com seu brinquedo
  5. O homem parecia gostar do seu trabalho.
  1. 3- Caso concreto: Sicrana conversava com Fulana sobre os progressos que estava fazendo em seu tratamento psicoterápico: Sicrana : - Você não imagina Fulana como me sinto bem quando vou para a terapia . Fulana : - Por que você se sente tão bem ? Eu acho que fazer terapia é o mesmo que conversar com um amigo. Qual é a diferença, Sicrana ? Sicrana : - A diferença, Fulana, é que o terapeuta adivinha o que você sente e um amigo , quase sempre , só escuta como você se sente . Os Psicólogos adivinham o que os outros pensam? Analise o caso concreto e construa sua resposta a partir do que foi aprendido sobre a Psicologia e o senso comum.

RESPOSTAS:

  1. A) CERTO

B) CERTO

  1. ALTERNATIVA A

  1. CASO CONCRETO:

O senso comum é um conhecimento superficial de mera opinião que é passada de geração em geração, sem estudos ou fundamentação técnica. Já a Psicologia estuda o comportamento humano e não humano e os processos mentais.

Ou seja, se torna comum encontrar o tipo de reação exposta no caso da conversa entre “Sicrana” e “Fulana”, quando a personagem diz que os psicólogos “advinham” os pensamentos das pessoas. Tal reação ocorre porque os psicólogos analisam e estudam nossos comportamentos a fundo, aplicando sua análise na vida dos observados, seus clientes.

Portanto, não há uma adivinhação, e sim, a análise de comportamento do indivíduo (seus desejos, percepções, práticas...)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (52.2 Kb)   docx (747 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com