TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia social - influência social

Por:   •  1/2/2016  •  Trabalho acadêmico  •  800 Palavras (4 Páginas)  •  1.183 Visualizações

Página 1 de 4

                                       Influência Social

Influência social “ é o fato de uma pessoa induzir outra a um  determinado comportamento.” ( Pg 179 ) , frequentemente somos influenciados, existem diferentes fatores que levam a isso, como ir pela vontade da maioria, que é quando somos influenciados pelo grupo  que fazemos parte em diferentes momentos, quando  permanecemos no conformismo e não discordamos, por obediência , falta conhecimento,  por respeito etc.

No texto o autor ressalta os tipos de influências e suas diferentes bases de poder, que são o de recompensa, coerção, legitimidade, referência, conhecimento e informação.

O de recompensa é quando somos levando a fazer algo para alguém esperando alguma coisa em troca, somos influenciados por nosso interesse próprio, seria uma troca de favores, vemos muitos esse tipo de influencia acontecer na politica, quando os eleitores vendem seu voto, ou ainda nas relações partidárias entre os deputados e as pessoas que financiam suas campanhas, onde essas oferecem dinheiros para aqueles se elegerem e depois cobram esse dinheiro dado através de favores  que atendam a sus  interesses.

O poder de coerção trata-se da influencia por medo, é quando uma pessoa é levada a tomar uma determinada atitude por medo de uma punição caso não a realize. O poder de um individuo sobre o outro cessará no momento em que um não tiver mais domínio de repressão de aplicar castigo sobre o outro. Essa influencia presenciamos muito na relação entre pais e filhos, onde esse mesmo não aceitando o que os pais lhe impõem, vê-se obrigado a realizar determinada atitude por medo de castigo caso não a faça.

O poder de legitimidade é quando somos influenciados a tomamos uma atitude, ou pensamos de determinado modo, por que realmente acreditamos que seja o certo, torna-se legitimo. “ A propriedade ou impropriedade do comportamento numa situação especifica pode decorrer da tradição, de crenças, de valores de normas sociais, etc. ( Pg 193). Um exemplo disso é obedecemos uma lei,  respeitar as regras sociais ou nossos pais e familiares por determinamos que seja o certo a fazer, por consideramos o comportamento legítimos “ ...faz parte do sistema de crenças e valores...é consequente reconhecido como legitimo a prestação de determinados comportamentos” ( pg 193).

Ponto de referência refere-se a se baseamos referencialmente  em uma pessoa “As pessoas podem desempenhar em relação a outra o papel de referencia positiva ou negativa”  ( Pg 193), esse tipo de  poder pode ser por coerção, ou ainda quando realmente nos identificamos com a ideia do outro, e consideramos como um modelo a ser seguido. Verificamos esse tipo de influência por exemplo, quando por admirar seu pai, o filho acaba querendo ser igual a ele, ter as mesma atitudes, ou a mesma profissão, determina nele um ponto de referencia a ser seguido.

Poder de conhecimento é quando somos influenciados por um individuo por acreditamos no seu conhecimento sobre determinado assunto, quando realmente confiamos em o que nos é transmitido por ele. O poder  que um médico exerce sobre seus pacientes, onde mesmo que esses não entendam do assunto, eles confiam no que lhe foi dito pelo médico. “ Não há necessidade de que o cliente entenda a razão da tomada de medicamento, bastando apenas que ele reconheça a competência no especialista”. ( Pg 194 ).

O poder de informação caracteriza-se por quando uma pessoa é influenciada a tomar uma atitude por uma informação que lhe é dada, seria como  seguir uma conselho. Podemos ver esse tipo de influencia quando um amigo  aconselha o outro a ir viajar para determinado lugar, pois lhe informa as qualidades turísticas desse local, e acaba convencendo o outro a viajar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (100.2 Kb)   docx (18.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com