TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicossociologia Das Organizações

Trabalho Universitário: Psicossociologia Das Organizações. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/11/2012  •  1.298 Palavras (6 Páginas)  •  2.740 Visualizações

Página 1 de 6

Abordagem Clássica

A abordagem clássica surge na segunda guerra mundial e terceira década do sec. XX. A necessidade de pensar de forma sistemática emerge com o desenvolvimento das primeiras grandes empresas industriais. Até então, as empresas eram relativamente pequenas com, com pouca produção e a gestão fazia-se por intuição. Com o crescimento do mercada há necessidade de produzir maiores quantidades, mais rapidamente e com menores custos. É então que surgem as novas empresas baseadas no conceito de linha de montagem e a padronização conhece os primeiros desenvolvimentos. É neste contexto que Frederick Taylor nos EUA, Henri Ford em França e Max Weber na Alemanha desenvolvem as teorias que constituem a abordagem clássica da gestão.

Frederick Taylor (1856 – 1915) – A teoria de Taylor “Teoria da Administração científica”, é um manifesto sobre o redesenho dos processos produtivos com vista ao aumento da produtividade. Para aumentar a produtividade, a administração científica visa eliminar os desperdícios e perdas sofridas pelas empresas, e elevar o nível de produtividade dos trabalhadores através de métodos de Engenharia Industrial. Taylor defende, ainda, o conceito one and only best way, isto é, que existe uma única maneira de de melhor executar qualquer tarefa. Assim, debruça-se sobre o estudo do fluxos de trabalho nos seus mínimos detalhes. O método de Taylor consiste na identificação, mensuração e analise das tarefas e sua decomposição nos movimentos e processos de trabalho, isto é, na desagregação de cada tarefa, de cada indivíduo, nos seu movimentos físicos elementares. Estes movimentos elementares foram cronometrados e, em seguida, tendo presente o objecto da tarefa, recompostos de forma minimizar o tempo de execução, procurando a melhor racionalização.

Henri Fayol (1841 - 1925) - A teoria geral da administração, proposta por Fayol, encara globalmente a organização. Preocupa-se com as relações funcionais entre os diversos órgãos da empresa e as hierarquias entre eles. Ao contrário da administração cientifica. Fayol foca aspectos organizacionais, que reconhece como fundamentais para o sucesso de qualquer empresa.

Marx Weber (1864 - 1920) - O sistema burocrático proposto por Weber parte da definição da actividade e dos objectivos a atingir na empresa. Só depois são desempenhadas as regras e as tarefas a desempenhar pelos indivíduos. Segundo este sistema, os indivíduos têm apenas de desempenhar autonomamente as funções que foram defendias sem falhas, dado que em toda e qualquer situação há um conjunto de regras, normas e procedimentos previamente determinados. Todas as situações estão previstas e para todas as perguntas há uma resposta. No fundo, a burocracia deverá fornecer um quadro racional de como as organizações devem operar, eliminando da empresa o senso comum que era visto como fonte de ineficências.

A burocracia procura, portanto, uniformizar procedimentos e operações para tornar a empresa mais eficiente.

Elton Mayo ( 1880 - 1933) - A teoria das relações humanas foi a primeira a considerar a importância e singularidade do indivíduo, depois dos estudos realizados na Western Electric Company, em Hawthorne, Chicago. Mayo procurava estudar apenas a hipótese dos clássicos, segundo a qual as condições de trabalho e de remuneração influenciavam a produtividade. Isto é, a relação existente entre os níveis de iluminação, as condições físicas em geral, ou o horário de trabalho sobre a produtividade dos trabalhadores, bem como as causas de insatisfação dos trabalhadores na linha de montagem. Conclui que, mais importante que o ambiente fisico, ou mesmo o incentivo financeiro na produtividade do trabalhador, são as condições que estabelecem entre os trabalhadores e a integração destes na organização. Então são as variáveis de caracter psicossociológico e emocional que explicam as variações de produtividade. O grande contributo dos estudos de Mayo foi o chamado efeito Hawthorne. No decorrer dos estudo realizados na Western Electric Company, Mayo concluiu que a produtividade dos trabalhadores aumenta pelo simples facto de eles acreditarem que estão a ser alvo de atenção especial por parte dos supervisores e não pelo facto de as suas condições de trabalho serem melhores. Constatou, ainda, a importância da organização informal - o ambiente social dos trabalhadores - na produtividade.

Teoria geral dos sistemas e abordagem sóciotecnica - Após a Segunda Guerra Mundial, as fortes mudanças económicas, sociais, políticas e culturais nos países mais desenvolvidos (E.U.A. e Europa Ocidental) tiveram implicações determinantes no funcionamento das organizações, fazendo emergir a abordagem sócio-técnica.

A abordagem sócio-técnica privilegiou nos seus estudos uma intervenção centrada na

participação democrática dos trabalhadores nas organizações e, por outro lado, desenvolveu um modelo de análise baseado no equilíbrio e optimização dos subsistemas técnico e social no funcionamento das organizações.

Sob forte influência da Teoria Geral dos Sistemas, com particular ênfase para a perspectiva de

Bertalanffy (1973), as organizações das décadas de 1940-1950 teriam que ser observadas

enquanto sistemas abertos, isto é, como realidades integradas e universais. Pela primeira vez, são criticados os modelos taylorista e burocrático de organização do trabalho caracterizados 3 enquanto modelos fechados, isolados do ambiente externo circundante e seguindo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com