TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicossociologia Francesa O que é a Psicossociologia Francesa?

Por:   •  14/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  372 Palavras (2 Páginas)  •  1.116 Visualizações

Página 1 de 2

Psicossociologia Francesa

O que é a Psicossociologia Francesa?

A psicossociologia francesa é um ramo da Psicologia Social que se dirige à comunidades e grupos, através da metodologia psicanalítica em situações do cotidiano. Assim numa perspectiva de análise e intervenção, busca ações transformadoras das relações institucionais, comunitárias e interpessoais. A proposta que a diferencia é a busca pela compreensão das organizações e seus respectivos indivíduos. A partir de pressupostos multifatoriais, como por exemplo, o inconsciente em abordagens dinâmicas e relacionais.

Objetivo

Intervir no meio interpessoal, assim valorizando a expressão consciente dos desejos e vontades dos indivíduos e grupos na organização.

Com o que a Psicologia Francesa trabalha?

A Psicossociologia Francesa analisa as dimensões psíquicas, sociais e políticas nas organizações das fábricas e indústrias de produção e comercialização, considerando o que há de objetivo e simbólico entre as relações dos sujeitos.  Além disso, construi propostas de intervenção, visando ações transformadoras das relações institucionais, comunitárias e interpessoais, tendo como principais instrumentos de trabalho a observação e entrevistas, individuais ou coletivas, realizadas com todos os sujeitos envolvidos nesse âmbito, para depois propor debates e discussões.

Sobre a vertente da Psicologia Social, são analisados os grupos, organizações e comunidades. O trabalho realizado pelos psicossociólogos centra-se em grupos de trabalho que visam à livre expressão das pessoas, ao favorecimento de um processo de auto-organização e sua influência sobre seus rumos.

Seus principais teóricos e práticos

  • Eugéne Henriquez (1931)- dialoga com a Psicanálise, Sociologia, Ciência, Política, História e Antropologia. Membro fundador do CIRFIP (Centre International de Recherche, Formation et Intervention en Psychosociologie).
  • Máx Pagés (1926)- Psicoterapeuta e pesquisador das Ciências Sociais.
  • Jean Dubost
  • Jean-Claude Rouchy
  • André Levy

Todos influenciados pelas teorizações socioanaliticas de Jaques e sua equipe na fábrica Glacier Metal Company.

Outros teóricos e grandes nomes da Psicologia contribuíram com essa Psicossociologia, como as obras de Freud (1856) e a noção social e de condição histórica da existência humana de Marx (1818).

Referências Bibliográficas:

Psicologia Social Comunitária: Da Solidariedade à Autonomia - Regina Helena de Freitas Campos (org). - Petrópolis,RJ: Vozes, 1996.

Psicologia em Revista- Acerca da Psicologia Social, da análise Institucional, da Psicossociologia e da esquizoanálise. Psicol.rev. (Belo Horizonte). Dez 2006.

Azevedo, C.S.: BRAGA NETO, F.C- SA .M.C. Cad. Saúde pública, Rio de Janeiro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (183.2 Kb)   docx (16.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com